Questões de concursos sobre "Exame Mental" | Psicologia - página 9

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Exame Mental que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q137235 - COVEST-COPSET Psicólogo 2010

O paciente praticamente perde a capacidade de verbalizar, suas respostas são monossilábicas e tem grande dificuldade de demonstrar compreensão aos estímulos que se lhe impõem. A motricidade fina está totalmente comprometida e a ampla severamente complicada. Não é capaz de articular frases e de responder a solicitações mais sofisticadas, sobretudo as que exigem ação intelectual. Sua atenção voluntária começa a apresentar fortes sinais de dispersividade e a atenção involuntária mostra-se precária. Estas são características de que estado da consciência? 
Ver Comentários

Q137237 - COVEST-COPSET Psicólogo 2010

Ocorre uma inadequação do sentimento ao estímulo, quando, por exemplo, ao invés de reagir positivamente a um estímulo agradável, o paciente reage com ódio. Este tipo de anormalidade, relacionada à qualidade do afeto chama-se: 
Ver Comentários

Q137239 - COVEST-COPSET Psicólogo 2010

A consciência é a capacidade neurológica de captar o ambiente e de se orientar de forma adequada. Estar consciente é estar lúcido, com sensório claro. A consciência é avaliada pelas funções de: 
Ver Comentários

Q137512 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2007

Ao me aproximar hoje da porta de minha casa, verifiquei que, no chão, estava uma garrafa quebrada em vários pedaços, que havia contido vinho tinto, e este se derramara, formando uma poça grande. Naquele instante tudo se tornou perfeitamente claro. Toda minha depressão e minha angústia desses últimos tempos, que tanto me fazem sofrer, ficaram esclarecidas naquele momento. Não era mais do que um pressentimento de algo do qual eu não me havia dado conta. Aquilo que acabava de ver na porta de minha casa foi uma revelação. Em poucos segundos ficou para mim bem esclarecido, sem lugar a dúvidas, que o meu sofrimento desses meses não era outra coisa que um pressentimento de algo terrível que me vai suceder. Vão me aniquilar, vão acabar com a minha vida, partindo-a, como fizeram com a garrafa, até dessangrar-me, como a poça de vinho tinto me revelou. Tudo está perfeitamente claro. É desumano e criminoso o que vão fazer comigo para destruir-me moral e fisicamente. É um crime! 

Cabaleiro Goás apresenta este relato como exemplo de
Ver Comentários

Q137514 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2007

Entende-se por estado crepuscular um estreitamento
Ver Comentários

Q137996 - FCC Analista Ministerial - Psicologia 2012

Enquanto a neuropsicologia clássica concentrava-se na busca dos correlatos neuroanatômicos e neurofuncionais dos processos mentais, ou seja, das bases neurológicas das atividades mentais superiores, a neuropsicologia cognitiva enfatiza o estudo das diferentes operações mentais que são necessárias para a execução de determinadas tarefas, isto é, do processamento 

Ver Comentários

Q138829 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2011

A síndrome amnéstica é associada a um comprometimento crônico e proeminente de memória
Ver Comentários

Q139896 - CESPE Psicólogo 2010

Assinale a opção correta quanto aos fenômenos de desrealização e de despersonalização.
Ver Comentários

Q139905 - CESPE Psicólogo 2010

Celso se diz um visionário, iluminado, inspirado, caracterizando fenômenos de despersonalização que lhe fazem duvidar da realidade habitual e que o levam a desenvolver crenças sobrenaturais. Sentimentos abundantes, recorrentes e incontroláveis de dejà-vu fazem-no crer que volta a uma época anterior, ou que pode pressentir o futuro e adivinhar pensamentos. Marcado por uma errância, sem teto nem lei, ele é solitário. Mais que isolado e distante, Celso se apresenta excêntrico, bizarro, sempre antecipando a ocorrência de um evento dramático. 

No caso hipotético em tela, Celso apresenta características de
Ver Comentários