Disciplinas Psicologia Doenças Crônico-Degenerativas Questões de concursos sobre "Doenças Crônico-Degenerativas" | Psicologia - página 6 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Doenças Crônico-Degenerativas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q139824 - CESPE Psicólogo 2010
De acordo com o novo código brasileiro de ética médica, em vigor desde abril de 2010, a ortotanásia pode ser praticada em casos de doença incurável e terminal, evitando o prolongamento inútil e o sofrimento do doente já sem chances de cura. Nesse novo contexto, o psicólogo que assiste o doente e sua família deve
A)estudar o caso do paciente, avaliar as condições clínicas declaradas pela equipe médica e, de acordo com seus próprios valores morais, éticos e religiosos, orientar a família sobre a melhor decisão a tomar.
B)sensibilizar a família e o paciente, quando consciente, a aceitar a ortotanásia como a melhor opção para minorar o sofrimento de todos.
C)sugerir sempre a opção pela ortotanásia, quando interagindo em equipes de saúde, e mostrar à equipe as vantagens dessa opção do ponto de vista psicológico.
D)orientar a família a evitar o assunto sobre morte com o paciente, de modo que ele não perceba ou não seja obrigado a pensar sobre a proximidade do fim.
E)auxiliar o paciente, quando consciente, e a família a entender o momento, fazer perguntas aos médicos e a tomar, eles próprios, as decisões acerca da ortotanásia.
Responder
Q139844 - CESPE Psicólogo 2010
Com relação à intervenção psicológica junto a pacientes portadores de doenças cardiovasculares, assinale a opção correta.
A)Para uma pessoa com doença cardiovascular, também portadora de depressão maior e de ansiedade social, o tratamento da ansiedade social é prioritário ao tratamento da depressão, considerando o maior impacto desse transtorno sobre a fisiologia cardiovascular.
B)Estudos associam fatores psicológicos crônicos e agudos ao maior risco para o surgimento de doenças cardíacas e suas manifestações, como enfarto do miocárdio, o que torna a intervenção psicológica importante tanto para a prevenção quanto para o tratamento dessas doenças.
C)Fadiga, depressão reativa e alta irritabilidade são os causadores primários de doenças cardiovasculares porque desencadeiam respostas fisiológicas capazes de gerar catecolaminas nocivas ao sistema circulatório.
D)Para um paciente com padrão comportamental do tipo A e saudável do ponto de vista cardiológico, a intervenção psicológica comportamental preventiva deve ser conduzida sem menção ao risco cardíaco, porque essa simples menção pode aumentar a ansiedade do paciente a níveis prejudiciais.
E)No tratamento de pacientes hipertensos, com alto nível de exigência, competitividade e ambição, o psicólogo deve ter como objetivo a mudança das condições ambientais do paciente para que ele seja protegido de variáveis situacionais desencadeadoras dessas respostas nocivas à sua saúde.
Responder