Questões de concursos sobre "Conceito, Histórico, Atuação e Objetos de Estudo da Psicologia Social" | Psicologia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Conceito, Histórico, Atuação e Objetos de Estudo da Psicologia Social que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q130087 - FGV Técnico Superior Especializado - Psicologia 2014
Em seus diversos livros que retratam a contemporaneidade,
Bauman destaca uma economia própria das sociedades em geral
que se distingue da chamada sociedade de produtores, cujas
condições necessárias à vida eram a segurança, o planejamento a
longo prazo, a acumulação, entre outras. A economia das
sociedades contemporâneas está centrada fundamentalmente
Q130098 - FGV Técnico Superior Especializado - Psicologia 2014
Jurandir Freire Costa, na análise de importantes transformações
na subjetividade contemporânea, considera que o “corpo está se
tornando o referente privilegiado para a construção das
identidades pessoais”. Segundo Freire Costa, esse fenômeno se
articula
Com relação ao bullying, julgue os itens seguintes.
I O bullying compreende todas as ações intencionais, agressivas
e, não necessariamente, repetidas que ocorrem sem motivação
evidente, sendo executadas dentro de uma relação de poder.
II Atos deliberados de autoagressão e alterações do sono são
sinais que podem ser observados em alunos alvos de bullying.
III Os alvos do bullying são sempre uma única pessoa, nunca
grupos, tendo em vista a dinâmica da relação agressiva
envolvida.
IV Dentre as intervenções, é possível destacar a cooperação com
outras instituições, tais como: centros de saúde conselhos
tutelares, além de políticas públicas multidisciplinares.
Estão certos apenas os itens
Os temas abordados pela psicologia social incluem a compreensão
do fenômeno da percepção e a maneira pela qual são construídos os
julgamentos sobre os outros. Esse tipo de julgamento social é
conhecido como
As transformações do mundo contemporâneo
apontam para a existência não de uma globalização,
mas de globalizações. Na perspectiva de
Santos (2009), existem quatro formas de globalização.
Assinale a alternativa que apresenta um
exemplo de localismo globalizado.
As Nações Unidas, em 2002, informou a incidência
crescente de todas as formas de violência juvenil. De acordo
com Waiselfisz (2005), a taxa de mortalidade referente a essa população cresceu de 128 para 137 em 100 mil
habitantes entre 1980 e 2002, enquanto a taxa global de
mortalidade da população brasileira caiu de 633 para 561
em 100 mil habitantes no mesmo período. Essas
informações sustentam alguns discursos equivocados e preconceituosos. Qual a opção abaixo não está correta no
que diz respeito aos discursos sobre a violência juvenil e os
jovens pobres brasileiros?
A juventude é um conceito diverso que se substancia,
principalmente, nos aspectos históricos e sociais. As representações que são disseminadas estão demarcadas
por atributos, dimensões, aspectos e reivindicações. Qual
opção abaixo não está correta?
Segundo LANE (2007, pag. 78-98), “Entender o movimento de consciência dos indivíduos, que se dá em
relação às atividades que eles desenvolvem em interação com outros indivíduos, conhecer os processos
grupais que produzem as identidades pessoais e ao mesmo tempo produzem um sentido de “nós”, através
da cooperação e da compreensão de determinantes histórico-sociais – é a tarefa que compete à psicologia,
tornando as suas práxis em um movimento de conscientização social e de atividades transformadoras da
sociedade”.
A expressão práxis, no trecho, pode ser substituída, sem que haja alteração do sentido empregado pela
autora, pela palavra:
Segundo LANE (1984, pag. 78), “O homem fala, pensa, aprende e ensina, transforma a natureza: o homem
é cultura, é história. Esta desconsideração da psicologia em geral, do ser humano como produto históricosocial,
é que a torna, se não inócua, uma ciência que reproduziu a ideologia dominante de uma sociedade...”.
A partir da leitura desse trecho, assinale alternativa que NÃO se corresponde a ideia afirmada pela autora.