Disciplinas Programação Programação Orientada a Objetos Questões de concursos sobre "Programação Orientada a Objetos" | Programação - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Programação Orientada a Objetos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q125306 - COMPERVE Analista de Tecnologia da Informação 2018
Considere a situação em que uma classe A é superclasse das classes B e C e que, tanto B
quanto C possuem um método M com a mesma assinatura e código. Nessa situação, a
operação de refatoração (refactoring ) de código mais apropriada a ser aplicada é
A)Extract module.
B)Pull up method.
C)Extract method.
D)Inline method.
Responder
Q125310 - COPS-UEL Analista de Informática - Desenvolvimento de Sistemas 2015
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o conceito de programação orientada a objetos que
promove a reutilização de software .
A)Abstração de dados.
B)Herança.
C)Polimorfismo.
D) Sobrecarga de métodos.
E)Sobrecarga de operadores.
Responder
Q125317 - CS-UFG Analista de Sistemas 2018
Em programação orientada a objetos, se a classe Y estende
a classe X enquanto a classe Z estende a classe Y, então
A)Y é um subtipo de X e Z.
B)Y é uma subclasse de Z.
C)Z é uma herança de Y
D)Y é superclasse de X.
Responder
Q125330 - CCV-UFC Analista de Tecnologia da Informação - Engenharia de Software 2013
Na programação orientada a objetos, a possibilidade de haver mais de um método com o mesmo nome na
mesma classe denomina-se:
A)Herança.
B)Sobrescrita.
C)Sobrecarga.
D)Ligação tardia.
E)Encapsulamento.
Responder
Q125333 - CCV-UFC Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas 2013
Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, pode-se afirmar que:
A)Todas as classes devem definir um destrutor.
B)Todas as classes devem definir um construtor.
C)Um construtor só pode acessar as variáveis estáticas (ou de classe).
D)Um construtor pode acessar as variáveis (atributos) de instância (não estáticas) de uma classe.
E)Um construtor é utilizado, principalmente, para inicializar os valores das variáveis estáticas (ou de classe).
Responder
Q125334 - CCV-UFC Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas 2013
Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, um objeto é:
A)uma instância de uma classe.
B)usado para instanciar classes ou outros objetos.
C)uma variável de um tipo primitivo ou uma referência.
D)uma referência para uma classe ou para outros objetos.
E)um projeto (molde) para criar representações concretas de uma abstração.
Responder
Q125335 - CCV-UFC Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas 2013
Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, é correto afirmar que:
A)Uma variável estática é aquele que uma vez inicializada não pode mais ter seu valor alterado.
B)O conceito de reescrita de métodos permite a existência de vários métodos de mesmo nome, porém
com assinaturas diferentes, em uma mesma classe.
C)O conceito de polimorfismo consiste em separar os aspectos externos de um objeto, que são
acessíveis para outros objetos, dos detalhes internos de implementação do objeto.
D)A programação orientação a objetos contrasta com a programação convencional (procedimental ou
estruturada), uma vez que na programação convencional a estrutura de dados e o comportamento são
fracamente conectados.
E)Os construtores são métodos especiais chamados pelo sistema (ambiente de execução) no momento
da criação de um objeto. Já os destrutores são métodos especiais executados automaticamente pelo
sistema (ambiente de execução) após a execução da última linha do método principal.
Responder
Q125336 - CCV-UFC Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas 2013
Com relação aos conceitos de programação orientada a objetos, é correto afirmar que:
A)Em geral, nas linguagens de programação orientadas a objetos, não é necessário saber qual a classe de
um determinado objeto.
B)Uma classe descreve um grupo de objetos com propriedades (atributos) similares, comportamento
(operações) similares, relacionamentos comuns com outros objetos e uma semântica comum.
C)Um atributo é uma característica presente nos objetos de uma classe. Cada atributo tem um valor para
cada instância da classe (objeto). Assim, diferentes instâncias podem ter o mesmo valor para um dado
atributo. Cada nome de atributo é único para todas as classes, não podendo se repetir.
D)Generalização e herança são abstrações poderosas para compartilhar similaridades entre classes e ao
mesmo tempo preservar suas diferenças. Porém, generalização e herança não são abstrações
transitivas, isto é, não podem ser recursivamente aplicadas a um número arbitrário de níveis.
E)Um objeto é definido como um conceito, abstração ou coisa com limites e significados bem definidos.
Objetos têm dois objetivos principais: promover o entendimento do mundo real e suportar uma base
prática para uma implementação computacional. Os objetos possuem propriedades e comportamentos,
mas não possuem identidade.
Responder
Q125386 - Colégio Pedro II Analista de Tecnologia da Informação 2017
Dadas as classes a seguir:
Os conceitos de orientação a objetos que estão sendo utilizados são definidos como
A)
polimorfismo e herança.
B)herança e encapsulamento.
C)encapsulamento e polimorfismo.
D)herança, encapsulamento e polimorfismo.
Responder
Q125392 - UECE-CEV Pesquisador 2018
Atente para as seguintes afirmações e assinale
a que for verdadeira.
A)Sobrescrita é quando um método da classe filha
dá uma nova implementação ao método de
mesmo nome da classe mãe.
B)Java não permite herança múltipla, portanto
uma classe mãe não pode ter mais de uma
classe filha.
C)Para que um atributo seja herdado pelas classes
filhas e não seja acessado externamente, ele
deve ser declarado como privado.
D)Um objeto pode ser declarado como do tipo da
classe filha e instanciado como sendo da classe
mãe.
Responder