Disciplinas Programação Programação de front end Questões de concursos sobre "Programação de front end" | Programação - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Programação de front end que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q125922 - CS-UFG Analista de Tecnologia da Informação - Desenvolvimento de Sistemas 2017
Analise as seguintes questões relativas ao projeto de
interface do usuário:
• Que trabalho o usuário vai realizar em
circunstâncias específicas?
• Qual é o fluxo de trabalho?
• Quais os objetos do domínio de problema
específicos que o usuário vai manipular à medida
que o trabalho é desenvolvido?
Considerando o processo de projeto de interface do
usuário, encontrar as respostas para esse conjunto de
perguntas auxilia o projetista
A)na compreensão dos usuários que irão interagir com o
sistema por meio da interface.
B)no entendimento do ambiente em que as tarefas do
usuário serão realizadas.
C)na assimilação das tarefas que os usuários irão
desempenhar.
D)na definição dos requisitos para a apresentação de
conteúdo.
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Q126640 - UNIRIO Analista de Tecnologia da Informação - Segurança da Informação 2014
O GET condicional, usado por web-caches, serve para somente
A)armazenar uma página web no cachê, caso seja encontrada uma dada palavra-chave em seu conteúdo.
B)armazenar uma página web no cachê, caso ela tenha sido acessada mais que um dado número de vezes num período.
C)trazer páginas web que possuam uma dada palavra-chave em seu conteúdo.
D)trazer páginas web cujas datas de modificação sejam mais recentes que as datas das respectivas cópias no cache.
E)trazer páginas web que NÃO possuam uma dada palavra-chave em seu conteúdo.
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Q128419 - FCC Nível Médio 2016
Muitos websites e aplicativos estão utilizando formulários e telas de captura que ocupam toda a tela e não mais apenas uma
pequena parte. Ao clicar em login ou contato, o usuário recebe uma sobreposição de tela cheia, ao invés de ser enviado para
uma página diferente. Um exemplo disso é o formulário de contato da figura abaixo.
Essa tendência vem das melhores práticas de web design
A)com animação, pois mantém a outra tela do website carregada na forma de vídeo.
B)baseado em espaço negativo, pois incentiva o usuário a preencher o formulário e evita deixar espaços vazios na tela.
C)motion , pois os textos vão aparecendo sutilmente à medida que o usuário vai rolando a página.
D)motion, pois o usuário pode transitar entre as duas telas sobrepostas.
E)responsivo, pois adapta-se e oferece mais espaço para o toque fácil dos dedos em telas menores, como dos smartphones
e outros dispositivos móveis.
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Q128420 - FCC Nível Médio 2016
Minimalista, multidimensional e permite a cada um se orientar com a ajuda de ícones, profundidade, animações discretas e
formas coloridas. Privilegia contornos táteis, mais dinâmicos, sombras realistas e itens que se sobrepõem com interações. Conta
com novidades como interações em terceira dimensão, aplicação de um sistema de camadas que transitam umas em frente das
outras para separar e trazer novas informações, facilidades na transição entre aplicativos em plataformas móveis, mais animações e feedbacks por meio de comandos touch etc. Trata-se de
A)Apple Atomic Web Design.
B)Google Material Design.
C)Google Motion and Emotion.
D)Microsoft Web Components.
E)Apple Play Mobile.
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Q128423 - FCC Nível Médio 2016
Um Programador Visual, atualizado com as novas tendências, deve projetar websites
A)modernos, com boa usabilidade, com menos pontos para clicar e tocar e ainda infinite page scroll com progressive
enhancement . Os usuários utilizarão muito mais a rolagem, o deslizamento horizontal e as páginas, cada vez mais longas,
terão menos links e áreas clicáveis bem grandes.
B) para telas cada vez maiores, já que a previsão é que a web irá se disseminar para dispositivos com telas grandes, como os
tablets, os smart watches e os smartphones com telas OLED.
C)com a dobra superior em destaque, já que é a porção da página que o usuário visualiza assim que o site começa a ser
exibido na tela, sem precisar fazer rolagem alguma. Em função da pequena variedade de tamanhos de telas e dispositivos,
a dobra superior torna-se cada vez mais relevante.
D)e blogs que distribuem seus artigos e notícias em várias páginas mais curtas, seguindo a tendência que se iniciou a partir
da introdução dos dispositivos móveis. Este é o padrão que o usuário cada vez mais espera, com muitas páginas, cada
vez mais curtas.
E)com páginas compridas, explorando bastante os hiperlinks . Mas, diferentemente das revistas, a tendência é evitar ao máximo
preencher as páginas com fotos grandes e imagens que ocupem quase toda a área da tela, principalmente na vertical,
pois isso polui o design.
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Q128424 - FCC Nível Médio 2016
Um Programador Visual optou pela criação de um filme baseado nas imagens do storyboard com uma versão primitiva do áudio.
Seu objetivo era medir o tempo de cada plano da sequência e fazer sua decomposição em quadros, permitindo que cada plano
tivesse um número de frames bem definido antes de começar a filmagem. Esse procedimento evitaria que se animassem frames
a mais, poupando tempo e gastos desnecessários ao projeto. Como os resultados esperados podem ser muito fiéis ao objetivo
final, as chances de errar e de refazer as produções e as filmagens diminuiriam bastante.
O Programador optou pela criação de
A)Zootrópio.
B)Flip Book.
C)Pixilation.
D)Stop-motion and go-motion movie.
E)Animatic.
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Q128425 - FCC Nível Médio 2016
A ilustração é um recurso muito utilizado por um Programador Visual. Uma ilustração
A)deve ser feita usando-se lápis e papel, mesmo para ilustradores com grande experiência em arte digital. Os lápis mais
utilizados para sombrear e marcar o início do desenho vão da graduação 3H com mina macia, até o 7B com mina dura.
B)que necessite ser exposta em grande formato, vale a pena ser feita como imagem vetorial, que normalmente gera um
arquivo mais leve e é possível ser aumentada, mantendo sua qualidade.
C)técnica pode se confundir com a ilustração científica. Entretanto, a ilustração científica é aquela que figura em manuais de
instrução técnica de produtos, como eletrodomésticos, e em folhetos de venda, de publicidade etc.
D)colorida deve usar o padrão de cores CMYK, se for feita para a internet; e se for feita para mídia impressa deve usar o
padrão RGB.
E)para a web requer formatos leves, para não comprometer a visualização no monitor, mesmo com conexões de internet lentas.
Para o formato não pesar, a resolução deve ser baixa, em 720 dpi, e o tamanho não deve ultrapassar 800 por 600 bits.
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Q128426 - FCC Nível Médio 2016
Ao projetar uma aplicação é necessário pensar na interface do dispositivo móvel que é o responsável por guiar o usuário.
Existem padrões para o desenvolvimento de interfaces para dispositivos móveis, disponibilizados pelos desenvolvedores de
sistemas operacionais em forma de guia, tal como o
A)Guia de início rápido-Android 6.0 Marshmallow, um livro que pode ser lido online ou pelo app Google Play Livros disponível
na Google Play.
B)iOS Design Guidelines , que fornece diversas dicas sobre o que é possível fazer para que as apps possam ser aceitas na
App Store, já que existe uma rigorosa avaliação por especialistas.
C)Windows Phone Human Interface Guideline s, que traz três princípios básicos que devem ser seguidos: Encante-me,
Simplifique minha vida e Surpreenda-me.
D)iOS Style Guide que traz seis princípios básicos que devem ser seguidos: Preste atenção aos detalhes, Menos é mais,
Rápido e fluido, Seja Autenticamente Digital, Tente não Reinventar a Roda, Privilegie a Experiência do Usuário.
E)Android Design Guidelines, que parte de quatro premissas básicas que devem ser seguidas: Encante-me, Keep it Simple,
Less is Better e Surpreenda-me.
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Q128427 - FCC Nível Médio 2016
Na etapa de especificação do layout, devem ser definidos os itens que irão compor a identidade visual do site, como o esquema
de cores, a tipografia, o estilo das imagens, fotos ou ilustrações e a ergonomia. Em relação a estes itens, é correto afirmar:
A)No modelo RGB cada tom de cor pode variar de 0 a 255 e pode ser representado por dois dígitos hexadecimais, conseguindo
uma variedade de 15.777.216 cores. A cor FF0000 representa o vermelho puro e a cor FFFFFF representa o
preto, por exemplo.
B)Os browsers conseguem interpretar imagens em bitmaps ou matriz de bits e cada bit armazena uma codificação específica
de cor. Quanto mais colorida for uma imagem, menor será seu tamanho. Os tipos de imagens exibidos na web utilizam
uma compactação padrão para reduzir o seu tamanho.
C)Fontes com serifa facilitam a leitura, mas na tela as serifas podem ficar serrilhadas nos pixels. O alinhamento à esquerda
facilita a leitura, mas o contraste da cor da fonte com o fundo deve ser cuidadoso: vermelho sobre verde vibra muito,
branco sobre preto em texto longo torna a leitura cansativa.
D)JPG ou JPEG é o tipo padrão de imagens na web . Uma imagem JPG tem seu tamanho reduzido em função de armazenar
os bits com cores iguais ou muito parecidas. Quanto menor a taxa de compactação, pior será a qualidade da imagem, mas
menor será seu tamanho.
E)Família de tipos é o conjunto completo de caracteres sob o mesmo estilo e em todos os corpos: caixa alta e baixa, sinais
de pontuação, acentos e numerais. Fontes são todas as variações de uma família de tipos, como Helvetica Narrow,
Helvetica Narrow Bold, Helvetica Narrow Bold Oblique.
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Q129049 - FCC Programador de computador 2013
Sobre os princípios que orientam o projeto de interfaces de usuário eficazes é correto afirmar:
A)Os projetistas de software devem introduzir restrições e limitações para simplificar a implementação da interface, pois se deixar por conta dos desejos do usuário, a implementação pode ficar muito complexa.
B)A interface deve ser projetada para reduzir a exigência de recordações, entradas e resultados passados, pois quanto mais um usuário tiver de se lembrar, mais sujeita a erros será a interação com o sistema.
C)Se modelos interativos anteriores tiverem criado expectativas nos usuários, porém são de difícil implementação, redefina esses modelos de forma a tornar a implementação mais fácil.
D)Proporcione apenas um tipo de interação e treine os usuários para ele. Dê preferência pela interação com o uso do mouse e bloqueie outras formas de interação para simplificar o trabalho de suporte ao usuário.
E)As informações sobre uma tarefa, um produto ou algum comportamento que você quer que o usuário saiba devem ser apresentadas todas de uma única vez, mesmo que o usuário não demonstre interesse imediato por elas.
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