Q126925 - VUNESP Tecnologista Pleno - Computação 2013
Considere o seguinte código em linguagem C:
Esse código foi compilado por meio do GCC 3.4.4 e produziu o resultado “20” ao ser executado. Isso aconteceu porque
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Linguagens de programação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Considere o seguinte código em linguagem C:
Esse código foi compilado por meio do GCC 3.4.4 e produziu o resultado “20” ao ser executado. Isso aconteceu porque
O Delphi oferece duas funcionalidades, descritas a seguir.
I - O BDE, que funciona por meio da classe TDatabase e que fornece um método utilizado na execução e término de uma transação.
II - A arquitetura ADO, que dispõe de um objeto e que oferece o acesso à fonte de dados, permitindo operações de consulta, inclusão, exclusão ou atualização.
O método e o objeto são denominados, respectivamente:
Observe-se o código que segue, em Visual Basic 6.
De acordo com esse código, para se obterem os valores 7, 14 e 21 após a execução, a condição que deve substituir a palavra CONDIÇÃO e o valor de N devem ser, respectivamente:
O algoritmo a seguir deve ser utilizado para resolver a questão.
Os operadores lógicos E, OU e NÃO e o operador relacional <>, que aparecem no algoritmo apresentado, podem ser escritos em Java, respectivamente, como
Considere o seguinte trecho de documento HTML, contendo código-fonte escrito na linguagem JavaScript.
A linguagem JavaScript fornece um modelo de objetos que permite interagir com aspectos de um browser, como histórico de navegação, endereço da página atual, dentre outros. Considerando esse modelo de objetos e as propriedades do objeto fictício OBJ no código-fonte em questão, o objeto OBJ deve ser substituído por
Avalie o método a seguir, escrito na linguagem Java, cujos dados de entrada incluem um arranjo vet de números inteiros e um número inteiro n >= 1, de tal maneira que vet tenha pelo menos n elementos. A saída desse método consiste no somatório dos n primeiros elementos do arranjo vet.
A prática de programação utilizada nesse método Java para obter a saída descrita chama-se recursão
Observe o seguinte código-fonte escrito em Java.
Pela análise desse código-fonte da perspectiva de métodos e de passagem de parâmetros na linguagem Java, verifica- se que
Considere o código-fonte a seguir escrito na linguagem de programação Java.
A análise desse código-fonte, do ponto de vista do uso da estrutura de repetição while e das definições de variáveis na linguagem Java, permite constatar que
Analise as afirmativas sobre métodos de implementação de linguagens de programação:
I. No processo de interpretação, a instrução é traduzida e executada no momento da execução do programa. Uma vantagem é que apenas partes do programa podem ser executados, mas há desvantagens: o processo é mais lento em relação ao processo de compilação e pode haver maior consumo de memória.
II. O processo híbrido combina a execução eficiente e a portabilidade de programas. A base é a existência de um código intermediário, mais fácil de ser interpretado e não específico de uma plataforma computacional. O método é dividido em duas etapas: compilação para um código intermediário e interpretação desse código. Um exemplo é o Java e a JVM.
III. O processo de compilação efetua a tradução integral do código fonte para o código de máquina. A execução é mais rápida porque não é necessário fazer nenhuma tradução intermediária. Para que o programa seja executado é necessário apenas o código executável. A vantagem é a total portabilidade do código executável, que pode ser executado em qualquer sistema operacional.
Está correto o que se afirma APENAS em
Considere o seguinte trecho de um programa escrito na linguagem Python.
class Carro(object): def FaleComigo(self): print "Sou um carro"
class Fusca (Carro): def FaleComUmFusca(self): print "Sou um Fusca"
x = Carro() y = Fusca()
x.FaleComigo() y.FaleComigo()
No primeiro bloco, o método FaleComigo é definido para a classe Carro, que simplesmente produz a mensagem “Sou um carro” ao ser invocado. Para a classe Fusca, definida no segundo bloco, foi definido o método FaleComUmFusca, que apenas produz a mensagem “Sou um Fusca”. No terceiro bloco, os objetos x e y tornam-se instâncias das classes Carro e Fusca, respectivamente. No quarto bloco, o método FaleComigo é invocado para cada um dos dois objetos, x e y. Ao ser executado, esse programa produz duas linhas na sua tela de saída:
Sou um carro
Sou um carro
A mensagem produzida no comando y.FaleComigo deve-se ao mecanismo de :