Questões de concursos sobre "Uso dos conectivos" | Português - página 176

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Uso dos conectivos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q124353 - CESGRANRIO Ajudante 2011


LOBATO, Monteiro. Novos contos de Andersen. Tradução e adaptação de Monteiro Lobato. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1968. p. 16-21. Adaptado.



Considerando o contexto, qual seria o sentido da palavra mas no trecho “Os passantes olhavam e diziam: ‘A coitada procurou aquecer-se com os fósforos’, mas ninguém suspeitou as lindas coisas que ela viu,” ( l. 54-57)?
Ver Comentários

Q124368 - CESGRANRIO Ajudante de Motorista 2013



O trecho “Mesmo que a princípio seja um ato para aplacar uma necessidade individual, comer se tornou uma atividade essencialmente coletiva para nós.” (L. 17-19) resume a ideia principal do Texto I.
A expressão destacada pode ser substituída, sem prejuízo do sentido, por
Ver Comentários

Q124386 - CESGRANRIO Ajudante de Carga e Descarga 2014

Texto 2

                                                Em SC, garoto-herói salva bebê em incêndio

Acredite: super-heróis realmente existem. E o garoto Riquelme Wesley dos Santos, de apenas cinco anos, é um deles. Fantasiado de Homem-Aranha, ele entrou em uma casa no meio de um incêndio para salvar um bebê, de um ano e 10 meses. Da residência, nada sobrou. Ficou a lição de alguém que arriscou a sua jovem vida para preservar a de outro, e a felicidade de uma família que, apesar de não ter mais a própria casa, continua unida. O fato ocorreu na localidade de São Sebastião, no pequeno município de Palmeira, na serra catarinense. Era fim de tarde de quinta-feira, quando Riquelme brincava de carrinho na casa da vizinha, Lucilene Córdova dos Santos, 36 anos. Enquanto ela lavava roupas nos fundos da casa, a filha mais nova, Andrieli dos Santos, de um ano e 10 meses, dormia no berço, no quarto da frente. Riquelme brincava no pátio com o irmão de Andrieli, de dez anos, quando percebeu o início do incêndio no quarto da menina. Ele chamou Lucilene, que correu para tentar socorrer a filha. Ao abrir a porta do quarto, ela deparou-se com grandes labaredas. O berço do bebê já era consumido pelo fogo. A mãe entrou em pânico e saiu da casa. Quando começou a gritar e já pensava na morte de Andrieli, aconteceu o inesperado. - Não chora, tia, fica tranquila que eu salvo a sua filha, disse Riquelme. Lucilene tentou impedir o garoto, pois sabia que ele também poderia morrer. Mas ele não deu ouvidos, abaixou-se, tapou o nariz com os dedos e entrou na casa. Foi até o quarto onde Andrieli dormia, pegou-a pela perna, retirou-a do berço e, em poucos segundos, entregou-a nos braços da mãe. Logo em seguida, os bombeiros chegaram. Tudo o que havia dentro da casa foi perdido, mas Andrieli e Riquelme
estavam salvos, sem sequer um arranhão ou queimadura. No dia seguinte, o garoto não falava em outra coisa. Questionado se não teve medo, foi enfático. - Claro que não. O Homem-Aranha não é fraco e não tem medo de nada. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2013. Adaptado.
No trecho do Texto II “Lucilene tentou impedir o garoto, pois sabia que ele também poderia morrer" ( l. 35-36), a palavra em negrito pode ser substituída, sem alterar o sentido da frase, por
Ver Comentários

Q124392 - CESGRANRIO Ajudante de Carga e Descarga 2013


No trecho do Texto I “O arqueiro chegou a roçá-la, mas Pelé cravou a bola na rede” (linhas 26-27), a palavra mas pode ser substituída, sem alterar o sentido da frase, por
Ver Comentários

Q124470 - VUNESP Auxiliar de Manutenção 2014

O sistema educativo tem por missão preparar as pessoas para um papel social. É de fato no dia a dia, na sua atividade profissional, cultural, de consumidor, que cada membro da coletividade deve assumir as suas responsabilidades em relação aos outros. Há, pois, que preparar cada pessoa para esta participação, mostrando-lhe os seus direitos e deveres, mas também desenvolvendo as suas competências sociais.


(new.netica.org.br – Acesso em 04.04.2014 – Adaptado)

No trecho – Há, pois, que preparar cada pessoa para esta participação, mostrando-lhe os seus direitos e deveres... – a palavra destacada estabelece sentido de

Ver Comentários

Q124551 - VUNESP Agente de Polícia (Fundamental) 2013

Leia o texto a seguir para responder às questões de números 11 a 19.




Considere o trecho:

– Leve para casa – ponderou meu conselheiro, como quem diz: – É sua. Mas acrescentou: – procure direito e o endereço aparece.

Sem que seja alterado o sentido do texto e de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o termo em destaque pode ser corretamente substituído por:

Ver Comentários

Q124597 - CEFET-BA Atendente Judiciário 2006


No texto, o termo

Ver Comentários

Q124657 - FEC Auxiliar de Administração 2007

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.





No trecho “deixou os veículos ligados para manter a temperatura da câmara fria” (3º parágrafo), as duas orações estão em relação de sentido e correspondem, respectivamente, aos sentidos de:
Ver Comentários

Q124689 - FDC Motorista 2011




“Só não contem comigo na noite de autógrafos: nessa hora, estou correndo.”

O conectivo que poderia substituir adequadamente os dois pontos nesse trecho é:
Ver Comentários

Q124736 - ESAF Auxiliar Judiciário - Área Administrativa 2002

Já foram registradas na floresta amazônica brasileira
2.500 espécies de árvores. Em apenas um
hectare são encontradas trezentas espécies de
vegetais diferentes. _____________________ , o
consumo e a miséria são faces da mesma moeda.
Alguns recursos naturais, renováveis ou não, são
explorados de forma inescrupulosa e consumidos
em ritmo superior à capacidade de renovação da
natureza.
Para unir as duas partes do texto de forma coerente, assinale a expressão correta.
Ver Comentários