Questões de concursos sobre "Problemas da língua culta" | Português - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Problemas da língua culta que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q58417 - UFPR Analista de Tecnologia da Informação 2018

Considere o seguinte trecho: 
É um processo fundamental _______ vida, mas não é nada simples. Tanto que, durante _______ evolução, animais primitivos – como os vermes que viviam _______ 600 milhões de anos – foram desenvolvendo uma rede de neurônios no sistema digestivo.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem no texto.
Ver Comentários

Q58581 - FCC Advogado 2016

                            O código de ética médica


      Sabe-se, segundo informa o site da entidade, que “o último trabalho de revisão do Código de Ética da Associação Médica Americana aconteceu em 2007 sobre um documento que vigorava há quase 20 anos”. Sabe-se ainda que, “após quase dois anos de estudos preparatórios, com comissões estaduais e nacionais multidisciplinares, consulta pública pela internet e cerca de três mil propostas de modificação, quase quatro centenas de médicos, delegados de toda a Federação, revisaram e atualizaram o Código”.

      São, de fato, assuntos importantes – e por vezes melindrosos – os revistos pela Federação. Entre eles, o da terminalidade da vida será talvez o mais polêmico, por envolver operações como a eutanásia, ou morte assistida, consideradas atos humanitários, por uns, e, por outros, intervenções inaceitáveis da medicina. Tem-se a impressão de que, com o tempo, a posição mais objetiva e piedosa poderá prevalecer. A medicina não existe para prolongar a dor do paciente terminal.

(https:/academiamedica.com.br/revisao-do-codigo-de-etica-medica-mudancas-em-favor-da-medicina-e-da-sociedade) 


Está correto o emprego do elemento sublinhado na seguinte frase: 
Ver Comentários

Q58731 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

                   


As lacunas da tira devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
Ver Comentários

Q58791 - CCV-UFC Programador Visual 2017



Como em “o conhecimento ainda é escasso para se pensar em intervir com sucesso no ecossistema microbiano” (linhas 25-26), o verbo intervir está corretamente empregado em:
Ver Comentários

Q58906 - RBO Professor - Educação Física 2017

Assinale a alternativa correta, de acordo com a norma culta
e padrão da língua portuguesa.
Ver Comentários

Q58907 - RBO Professor - Educação Física 2017

Assinale a alternativa em que todas as palavras estejam
grafadas de acordo com a norma culta e padrão da Língua
Portuguesa.
Ver Comentários

Q59001 - UFMG Engenheiro civil 2016

Assinale a alternativa que preenche adequadamente, de acordo com a norma culta, as lacunas da frase, na sequência. 


Regina estava _____ indecisa quanto _____ mandar _____ faturas _____ ___notas fiscais.

Ver Comentários

Q61276 - ATENA Advogado 2018

 Adolescer é coisa tão complicada que a própria palavra vem de doer, de adoecer. Ezagero dos romanos, que criaram no seu latim a palavra adolescentia com essa ambigüidade? Nem tanto. Toda a literatura sobre o tema (que só nos últimos 50 anos deve pesar toneladas) converge em certas questões, destacadas pela psicologia, pela sociologia e por todas as outras ciências que estudam o comportamento humano.

      Questões sobre a transição, a aventura de cada descoberta, o desabrochar da sexualidade, as mudanças corporais e o imenso salto intelecto com o acúmulo de informações sobre o mundo que marca essa etapa.

      Mas questões também sobre as responsabilidades crescentes e a luta pela autonomia, os conflitos domésticos e entre gerações, os conflitos com o outro e consigo mesmo.

      E isso não é tudo: a incerção nas regras do jogo do mundo adulto (e a inevitável contestação a essas regras) vem acompanhada pela perda das facilidades da infância e a perpleccidade diante da vida que se entreabre, com suas promessas de delícias e ameaças.

      Daí a chamada crise da adolescência, cheia de inseguranças e de espinhas na cara.

      Por tudo isso, os adolescentes costumam se sentir incompreendidos pelos mais velhos (na maior parte das vezes, diga-se de passagem, com toda razão) e adotam comportamentos legítimos no interior da “turma”, onde cada passo é compartilhado e a confiança é incondicional.

      O adolescente é um bicho ético, que detesta a ipocrisia: está procurando, em cada experiência nova, um fundamento da arte de viver. Para isso, a verdade é ecenssial. Cada experiência é decisiva porque ele sabe que em cada escolha está se construindo como pessoa. Tudo tem que ser falado, dicecado em miúdos.

      Afinal a vida é uma festa, mas uma festa cheia de mistérios. (MARIANA, Maria. Confissões de adolescente. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992.

p. 5 -6.)


         Observação: O texto sofreu algumas mudanças gramaticais

                                     propositais. ATENÇÃO. 


Com base no texto e nas alterações sofridas, pode-se afirmar que o mesmo possui quantos erros gramaticais.
Ver Comentários

Q61350 - FGV Redator 2018

Assinale a opção que apresenta a frase em que houve troca
indevida entre onde e aonde
Ver Comentários

Q61371 - FGV Redator 2018

Assinale a frase em que a forma sublinhada está corretamente
grafada. 
Ver Comentários