Questões de concursos sobre "Pontuação" | Português - página 386

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Pontuação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q124698 - CONSULPLAN Auxiliar de serviços gerais 2010

Os perseguidos 

Ainda tirei o maço de cigarros do bolso para conferir novamente o número do apartamento, que anotara: 910. Apertei
o botão da campanhia. Atrás de mim, o Moreira, muito sujo, arfava; subíramos os últimos andares pela escada, por
precaução; depois de um mês de cadeia ele não estava muito forte. Soube que mais de uma vez fora surrado; ficara dias
sem comer e sem sair de seu cubículo escuro, e por isto tinha aquela cara de retirante ou de cão batido. Não cão batido,
pois seus olhos estavam muito acesos, como se tivesse febre, e sua voz me parecia ao mesmo tempo rouca e mais alta.
Sua aparência me impressionava; mas acima de qualquer sentimento eu tinha o desgosto de vê-lo tão sujo; de suas roupas
miseráveis desprendia-se um cheiro azedo; e eu tinha a penosa impressão de que ele não dava importância alguma a isso.
É estranho que ele me tratasse agora com certa superioridade; entretanto, eu tinha pena dele; pena e desgosto.
(Rubem Braga, 200 crônicas escolhidas/Fragmento)


No trecho “Apertei o botão da campanhia.” o ponto final ( · ) foi utilizado para:
Ver Comentários

Q124705 - CESGRANRIO Recenseador 2010


Segundo o padrão culto da língua, qual das frases abaixo apresenta pontuação correta?
Ver Comentários

Q124729 - CESGRANRIO Recenseador 2006

A importância do censo

O censo ajuda cada um de nós a conhecer melhor
os estados e, principalmente, nossos municípios. Os resultados
do censo refletem a realidade brasileira, fornecendo o
retrato do Brasil num determinado período de tempo. Seus
dados são utilizados em programas e projetos que contribuem
para estudar o crescimento e a evolução da população ao
longo do tempo, identificar regiões que precisam de investimentos
em saúde, habitação, transportes, energia, programas
de assistência à velhice.

Seus efeitos podem ser vistos, também, na
agropecuária. Conhecendo melhor a situação deste setor, o
governo pode criar novos incentivos na produção da agricultura
familiar, por exemplo, em produtos que alimentam os brasileiros,
como arroz, feijão, milho, mandioca, hortaliças, além da
criação de caprinos, ovinos e gado de leite.

A sociedade também pode fazer uso destes resultados.
Eles podem indicar locais propícios para instalação de
fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches,
cinemas, restaurantes, lojas. Além disso, podem servir de
base para que os cidadãos possam reivindicar maior atenção
do governo para problemas específicos, como a expansão da
rede de água e esgoto, expansão de rede telefônica, instalação
de postos de saúde, etc.

Disponível em www.ibge.gov.br/censo/motivos.shtm(adaptado)
? O que o governo pode fazer com os resultados do censo
? Pode fazer o seguinte melhorar o saneamento
melhorar postos de saúde e construir casas populares

Assinale a pontuação correta para o texto.
Ver Comentários

Q124737 - ESAF Auxiliar Judiciário - Área Administrativa 2002

Assinale a opção em que o trecho apresenta pontuação incorreta.
Ver Comentários

Q124747 - FCC Auxiliar de serviços gerais 2006

A frase corretamente pontuada é:
Ver Comentários

Q124749 - FCC Auxiliar de serviços gerais 2006

Atenção: As questões de números 10 e 11 referem-se aos
quadrinhos apresentados abaixo, com a transcrição
correta das falas das personagens.


Transcrevendo em norma culta:
- Oba, oba! Plantando uma árvore, Chico?!

- Essa aí é de quê? De goiaba? De jaca? De manga?

- Não! De esperança ...


A única afirmativa INCORRETA a respeito dos sinais de pontuação utilizados nas falas acima é:
Ver Comentários