Questões de concursos sobre "Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Vygotsky e a Teoria Histórico-Cultural que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57277 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Ensinar é um trabalho intelectual que requer uma aprendizagem
reflexiva e continuada. Pode-se atingir uma maior
integração entre o ensino e a aprendizagem quando o professor
trabalha com seus alunos, segundo Vygotsky, na
Ver Comentários

Q57279 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Para Vygotsky, o aprendizado das crianças começa muito
antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação
de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola
tem sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças
começam a estudar aritmética na escola, mas muito
antes elas tiveram alguma experiência com quantidade,
já lidaram com operações de divisão, adição, subtração e
determinação de tamanho. Segundo Vygotsky, o
Ver Comentários

Q57378 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016

Para Vygotsky, o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de
cada aluno. De acordo com Vigotski, a Zona de Desenvolvimento Proximal resulta em:
Ver Comentários

Q57423 - FADESP Pedagogo 2018

As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram
as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um
ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
Ver Comentários

Q57424 - FADESP Pedagogo 2018

Na relação entre as teorias psicológicas e educação encontra-se a contribuição da Teoria SocioHistórica
de Lev Vygotsky, que tem o seguinte princípio: 
Ver Comentários

Q57484 - FCC Pedagogo 2018

Vygotsky, ao enfatizar a importância da linguagem e da cultura na constituição dos sujeitos, compreende as crianças como seres
sócio-históricos. Neste sentido, as crianças 
Ver Comentários

Q57528 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Refletir sobre como se dá o desenvolvimento dos conceitos
na criança é uma tarefa fundamental para o professor.
Sobre essa temática, lançando mão das teorias de
Vygotsky e Bakhtin, Fontana (1996) trata da gênese social
da conceitualização na criança. Segundo ela, na elaboração
conceitual explicita-se o que Vygotsky e Bakhtin
denominam, respectivamente, de
Ver Comentários

Q57565 - FGV Pedagogo 2018

Vygotsky considera a relação entre aprendizagem e
desenvolvimento como 
Ver Comentários

Q57759 - Colégio Pedro II Professor 2013

O conceito mais divulgado das pesquisas de Vygotsky consiste na zona de desenvolvimento
proximal. Este pensamento está ligado à postulação de que o desenvolvimento deve ser olhado
prospectivamente: define como mais importantes, no percurso do desenvolvimento, exatamente
aqueles processos que já estão embrionariamente presentes no indivíduo, mas que ainda não se
consolidaram.

Em termos de atuação pedagógica, essa postulação traz consigo a ideia de que:
Ver Comentários

Q57868 - Quadrix Professor - Biologia 2018

A teoria histórico-cultural busca traduzir para a sala de aula o
processo dialético - prática-teoria-prática - de elaboração do
conhecimento científico. Considerando as contribuições de
Vygotsky, assinale a alternativa correta. 
Ver Comentários