Ensinar é um trabalho intelectual que requer uma aprendizagem
reflexiva e continuada. Pode-se atingir uma maior
integração entre o ensino e a aprendizagem quando o professor
trabalha com seus alunos, segundo Vygotsky, na
Para Vygotsky, o aprendizado das crianças começa muito
antes de elas frequentarem a escola. Qualquer situação
de aprendizado com a qual a criança se defronta na escola
tem sempre uma história prévia. Por exemplo, as crianças
começam a estudar aritmética na escola, mas muito
antes elas tiveram alguma experiência com quantidade,
já lidaram com operações de divisão, adição, subtração e
determinação de tamanho. Segundo Vygotsky, o
Q57378 - Prefeitura de Bom Retiro - SC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2016
Para Vygotsky, o segredo é tirar vantagem das diferenças e apostar no potencial de
cada aluno. De acordo com Vigotski, a Zona de Desenvolvimento Proximal resulta em:
As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram
as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um
ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
Vygotsky, ao enfatizar a importância da linguagem e da cultura na constituição dos sujeitos, compreende as crianças como seres
sócio-históricos. Neste sentido, as crianças
Refletir sobre como se dá o desenvolvimento dos conceitos
na criança é uma tarefa fundamental para o professor.
Sobre essa temática, lançando mão das teorias de
Vygotsky e Bakhtin, Fontana (1996) trata da gênese social
da conceitualização na criança. Segundo ela, na elaboração
conceitual explicita-se o que Vygotsky e Bakhtin
denominam, respectivamente, de
O conceito mais divulgado das pesquisas de Vygotsky consiste na zona de desenvolvimento
proximal. Este pensamento está ligado à postulação de que o desenvolvimento deve ser olhado
prospectivamente: define como mais importantes, no percurso do desenvolvimento, exatamente
aqueles processos que já estão embrionariamente presentes no indivíduo, mas que ainda não se
consolidaram.
Em termos de atuação pedagógica, essa postulação traz consigo a ideia de que:
A teoria histórico-cultural busca traduzir para a sala de aula o
processo dialético - prática-teoria-prática - de elaboração do
conhecimento científico. Considerando as contribuições de
Vygotsky, assinale a alternativa correta.