Questões de concursos sobre "Referencial Curricular para a Educação Infantil" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Referencial Curricular para a Educação Infantil que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A música folclórica pode ser usada na Educação
Infantil como instrumento de valor próprio e
significativo. Diverge-se dessa concepção quando se
afirma que esse tipo de música
No que se refere à organização curricular dos anos iniciais do
ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Q57702 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Os princípios básicos que devem pautar a Educação Infantil
são: 1) princípios éticos; 2) princípios políticos; 3) princípios
estéticos. Constituem, respectivamente, exemplos desses
princípios:
Q60489 - Big Advice Professor - Educação Infantil 2017
“Educar significa, portanto, propiciar
situações de cuidados, brincadeiras e
aprendizagens orientadas de forma integrada e
que possam contribuir para o desenvolvimento
das capacidades infantis de relação
interpessoal, de ser e estar com os outros em
uma atitude básica de aceitação, respeito e
confiança, e o acesso, pelas crianças, aos
conhecimentos mais amplos da realidade social
e cultural. Neste processo, a educação poderá
auxiliar o desenvolvimento das capacidades de
apropriação e conhecimento das
potencialidades corporais, afetivas, emocionais,
estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir
para a formação de crianças felizes e
saudáveis.” O documento que tem essa visão
sobre o educar na Educação Infantil é:
No documento Diretrizes para a Educação Infantil
Nacional o MEC expressa deliberações relativas aos
Fundamentos Norteadores da Educação Infantil.
São eles:
1. Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade,
da Solidariedade e do respeito ao
Bem Comum.
2. Princípios Políticos dos Direitos e Deveres de
Cidadania, do Exercício da Criticidade e do
respeito à Ordem Democrática.
3. Princípios Culturais de Preservação do
Patrimônio Artístico e das Manifestações
Folclóricas.
4. Princípios Conceituais de Desenvolvimento
pleno das capacidades cognitivas e apropriação de conteúdos historicamente constituídos
pela humanidade.
5. Princípios Estéticos da Sensibilidade, da
Criatividade, da Ludicidade e da Diversidade
de Manifestações Artísticas e Culturais.
Constituem princípios que devem fundamentar as
práticas na Educação infantil:
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
define dois âmbitos de experiências__________________ .
É preciso ressaltar que esta organização possui um caráter
instrumental e didático, devendo os professores ter
consciência, em sua prática educativa, que a construção de
conhecimentos se processa de maneira integrada e global
e que há inter-relações entre os diferentes âmbitos a
serem trabalhados com as crianças.
As brincadeiras são reconhecidas por suas contribuições ao desenvolvimento infantil.
Considerando isso, assinale a alternativa CORRETA.
Q61845 - Prefeitura de Fortaleza - CE Auxiliar de Ensino - Educação Infantil 2016
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular
da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:
Q66008 - CS-UFG Auxiliar de Atividades Pedagógicas 2016
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a
Educação Infantil, a sexualidade tem grande importância
no desenvolvimento e na vida psíquica das pessoas, pois,
independentemente da potencialidade reprodutiva, relaciona-se
com o prazer, necessidade fundamental dos seres
humanos. Neste sentido, na formação da criança, é importante
ressaltar que: