Q57333 - CCV-UFC Administrador 2013
A unidade do Ministério da Educação responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior é:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Programas e Ações do Ministério da Educação – Desenvolvimento da Educação Superior, Graduação, Pós-Graduação, Ensino, Pesquisa e Extensão que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A unidade do Ministério da Educação responsável por planejar, orientar, coordenar e supervisionar o processo de formulação e implementação da Política Nacional de Educação Superior é:
Nos Cursos de Pós Graduação, há determinadas atribuições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Quanto a essas atribuições, analise as afirmativas seguintes.
I Atua no acompanhamento e avaliação da pós-graduação stricto sensu. II Promove o acesso e divulgação da produção científica e a cooperação científica nacional e internacional. III Realiza investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior. IV Passou a atuar na indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância. V Tem como atividade primordial a promoção da qualificação dos cientistas das áreas de inovação industrial, técnica e tecnológica.
Estão corretas
As Instituições de Educação Superior consolidaram a política de Extensão Universitária com base no seguinte conceito:
De acordo com as políticas educacionais brasileiras na
atualidade, assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando o Programa Incluir – acessibilidade na educação superior, indique a alternativa abaixo que não se refere a uma ação do Programa.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008), que define a Educação Especial como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, tem como função disponibilizar recursos e serviços de acessibilidade e o atendimento educacional especializado, complementar a formação dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Programa Incluir – acessibilidade na educação superior toma esses pressupostos como base para implementar no ensino superior a política de acessibilidade. Sobre o programa Incluir, está correto o que se afirma em:
O ensino superior passou por intensas mudanças nos anos 1990 e 2000. Nesse período, várias ações, projetos e programas foram criados. Analise as alternativas abaixo e indique a que apresenta corretamente a descrição dos Programas implementados nesse período.
A coluna da esquerda apresenta ações e programas para a Educação Superior e a da direita, os objetivos de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 – PNAES
2 – UAB
3 – SINAES
4 – REUNI
5 - PROUNI
( ) oferecer cursos a distância, bacharelado e licenciatura, nas diferentes áreas de conhecimento; ampliar o acesso à educação superior pública; reduzir as desigualdades de oferta de ensino superior entre as diferentes regiões do país.
( ) melhorar a qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da eficácia institucional e efetividade acadêmica e social.
( ) criar condições para a ampliação do acesso e permanência na educação superior, no nível de graduação, pelo melhor aproveitamento da estrutura física e de recursos humanos existentes nas universidades federais; elevar, de forma gradual, a taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais.
( ) democratizar as condições de acesso e permanência dos jovens na educação superior pública federal; contribuir para a promoção da inclusão social pela educação; minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na conclusão de cursos superiores.
( ) conceder bolsas de estudos integrais e parciais para estudantes de cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de ensino superior, com ou sem fins lucrativos.
Assinale a sequência CORRETA.
São programas e ações que apresentam como objetivo elevar/aperfeiçoar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de Educação Superior.
Marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) Programa Novo Mais Educação.
( ) Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
( ) Programa de Educação Tutorial.
( ) Programa de Apoio a Extensão Universitária.
( ) Programa de Residência Pedagógica.
A sequência CORRETA é:
Na figura acima, observamos um crescimento mais intenso das matrículas públicas no Brasil a partir de 2008, decorrente de políticas públicas, sobretudo, federais, que favoreceram o processo de criação de novas vagas nas universidades federais e nos institutos federais de ciência e tecnologia.
Esse processo de expansão pode ser associado a diversos fatores.
Em relação a essa afirmação todas as alternativas estão corretas, EXCETO: