Questões de concursos sobre "PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57648 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A elaboração de um PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) pelas Instituições Federais de Ensino
Superior (IFES) é atividade obrigatória determinada pelo Decreto MEC n. 5.773, de 9 de maio de 2006. O
referido documento tem como função
Ver Comentários

Q57655 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

No processo de elaboração participativa dos Planos de Desenvolvimento Institucional e de Projetos
Pedagógicos de Cursos, alguns elementos essenciais devem ser observados, dentre os quais o(a)
Ver Comentários

Q57691 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

No que se refere ao Plano de Desenvolvimento Institucional
(PDI), analise as afirmativas a seguir.

I. É um documento autônomo e não precisa estar articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional. II. Documento Institucional exigido nos processos de avaliação e auditorias externas realizadas por órgãos de controle da Educação Superior. III. Define a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. IV. Instrumento legal importante, constitui-se em um compromisso da instituição com a comunidade acadêmica, com o Ministério da Educação e com o seu público interno e externo. V. Nas Instituições de Ensino Superior não necessita ser elaborado com metodologia colaborativa e nem ser aprovado nos colegiados superiores.
Assinale a alternativa CORRETA.
Ver Comentários

Q57709 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento
no qual se definem a missão da instituição de ensino
superior e as estratégias para atingir suas metas e
objetivos, abrangendo um período de cinco anos. O tratamento
conferido aos dados e informações da instituição
deve situar: 1º) dimensão, 2º) categoria de análise, 3º)
respectivo indicador (Disponível em: <http://www2.mec.- gov.br/sapiens/Form_PDI.htm>. Acesso em: 28 fev. 2018). Num texto de PDI, constitui, respectivamente, dimensão, categoria de análise e indicador:
Ver Comentários

Q57725 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Entre os objetivos e metas associados à política de ensino
da UFG, incluindo a educação básica, a graduação e a
pós-graduação, descritos no Plano de Desenvolvimento
Institucional (2018-2022), o que mais se configura como
ação de extensão universitária é o de
Ver Comentários

Q57726 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da
UFG (2018-2022), “as instituições de educação superior
(IES), especialmente as públicas e particularmente as federais,
possuem um lugar central na sociedade brasileira, sendo
responsáveis pela formação de profissionais altamente
qualificados nas mais diferentes áreas do conhecimento. Espera-se
que essa formação contribua para o aprimoramento
da sociedade, ampliando a capacidade dos egressos de entender
a realidade em que vivem, de tomar decisões alicerçadas
no conhecimento, considerada a perspectiva humanística,
e de ampliar a capacidade científica-tecnológica e artística,
buscando a melhoria da qualidade de vida da população.”
Com base nessas premissas, a principal missão de
uma IES é
Ver Comentários

Q57819 - IF-TO Técnico - Educação 2018

De acordo com o Plano de Desenvolvimeto Institucional – PDI (2015-2019) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, analise as assertivas:


I. Os projetos pedagógicos dos cursos do IFTO são estruturados com base no Projeto Pedagógico Institucional, Organizações Didático-Pedagógicas (ODPs) e Instruções Normativas do IFTO, observando a lesgislação vigente.

II. No IFTO, a avaliação deverá ser desenvolvida numa perspectiva processual, diagnóstica, contínua, cumulativa, formativa e somativa, voltada para a (re)construção do conhecimento, coerente com a formação integral dos sujeitos, por meio de um processo interativo, considerando o estudante como ser criativo, autônomo, participativo e reflexivo.

III. Os Projetos Pedagógicos dos cursos do IFTO são elaborados a partir de regulamentos norteadores, os quais tratam das atividades acadêmicas e conferem uma identidade institucional ao ensino de graduação. Os regulamentos norteadores são: Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO; Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO; Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO.

IV. Cabe à Reitoria, no decorrer do processo educativo, promover meios para a reconstrução das competências não desenvolvidas pelos estudantes, com vistas a dirimir a evasão e a retenção, devendo isso ser pormenorizado nos Projetos Pedagógicos de cada curso. 


Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa correta:

Ver Comentários

Q57959 - CEPS-UFPA Pedagogo 2018

A Educação em Direitos Humanos na construção dos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDI); dos
Programas Pedagógicos de Curso (PPC) das Instituições de Educação Superior; dos materiais didáticos e
pedagógicos; do modelo de ensino, pesquisa e extensão; de gestão, bem como dos diferentes processos de
avaliação, deverá ser considerada de modo
Ver Comentários

Q60754 - IF-CE Técnico em Assuntos Educacionais 2014

No Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, definem-se a missão da instituição de ensino superior e as
estratégias para atingir suas metas e objetivos. O PDI, abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar.
Ver Comentários

Q64538 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2015

O Plano de Desenvolvimento Institucional 2010-2015 (PDI) é o plano estratégico que define os rumos da UFRN em termos de seu desenvolvimento e de suas metas para esse período. Nesse documento, estão explicitados aspectos importantes relacionados aos pro jetos pedagógicos dos cursos regulares de graduação dessa instituição. Em relação aos projetos pedagógicos para os cursos regulares de graduação, de acordo com o PDI, é correto afirmar:
Ver Comentários