Questões de concursos sobre "PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação" | Pedagogia - página 2
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q63381 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2014
A coluna da esquerda apresenta programas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação
superior e a da direita, o objetivo de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.
1 - Reuni
2 - Prouni
3 - Fies
4 - Pnaes
( ) Conceder financiamento a estudantes regularmente
matriculados em cursos superiores presenciais não
gratuitos e com avaliação positiva nos processos
conduzidos pelo MEC.
( ) Ampliar o acesso e a permanência na educação superior
por meio da reestruturação e expansão das universidades
federais.
( ) Conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em
instituições privadas de educação superior, em cursos de
graduação e sequenciais de formação específica, a
estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
( ) Apoiar a permanência de estudantes de baixa renda
matriculados em cursos de graduação presencial das
instituições federais de ensino superior, viabilizando a
igualdade de oportunidades e combatendo situações de
repetência e evasão.
Marque a sequência correta.
Q63383 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2014
Sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), é correto afirmar:
No Governo Fernando Henrique Cardoso, ocorreu um alinhamento do Brasil às concepções educacionais do
Banco Mundial. No governo Lula, houve uma ruptura com a orientação dominante do Banco Mundial para a
educação, com a implantação do
O novo tipo de educação exigido pela sociedade impõe ao educador que se organize em busca de quatro
aprendizagens essenciais que, de algum modo, serão como uma bússola segura. Essas aprendizagens são:
Falar de políticas públicas passou a ser assunto
obrigatório no contexto educacional brasileiro. No que
se refere a esse assunto, analise as afirmativas a
seguir:
I. O termo políticas públicas surge no contexto da
política e da administração e significa um modo de
orientação para tomada de decisões coletivas.
Ainda que este termo se origine dessas duas
áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos
contextos.
II. As políticas públicas podem ser entendidas como o
Estado em ação. Isso significa a implantação de
um projeto governamental, por meio de diretrizes e
programas que se voltam para os diversos setores
de uma sociedade.
III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto
de ações coletivas voltadas para a garantia dos
direitos sociais, configurando um compromisso
público que visa dar conta de determinada
demanda, em diversas áreas.
IV. As políticas públicas expressam a transformação
daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas
no espaço privado.
Consta nos documentos oficiais que o processo
de definição das Diretrizes Curriculares Municipais
para a Educação Básica faz parte de um movimento
de consolidação das políticas educacionais municipais,
que se articulam às políticas nacionais, com o intento
de assegurar o direito a todos os cidadãos e cidadãs a
uma educação:
1. Pública.
2. Meritocrática.
3. Gratuita.
4. De qualidade social.
5. Moral.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas
corretas.
O Programa Mais Educação, instituído pela
Portaria Interministerial nº 17/2007, integra as ações
do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),
como uma estratégia do Governo Federal para induzir
a ampliação da jornada escolar e a organização curricular,
na perspectiva da Educação: