Questões de concursos sobre "PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação" | Pedagogia - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q63381 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2014

A coluna da esquerda apresenta programas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação superior e a da direita, o objetivo de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 

1 - Reuni  

2 - Prouni

3 - Fies

4 - Pnaes

( ) Conceder financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

( ) Ampliar o acesso e a permanência na educação superior por meio da reestruturação e expansão das universidades federais.

( ) Conceder bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior. 

( ) Apoiar a permanência de estudantes de baixa renda matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior, viabilizando a igualdade de oportunidades e combatendo situações de repetência e evasão.  


 

Marque a sequência correta. 
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Q63383 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Sobre o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), é correto afirmar: 
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Q63736 - CEPS-UFPA Pedagogo 2015

No Governo Fernando Henrique Cardoso, ocorreu um alinhamento do Brasil às concepções educacionais do
Banco Mundial. No governo Lula, houve uma ruptura com a orientação dominante do Banco Mundial para a
educação, com a implantação do
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Q63797 - IMPARH Professor - Pedagogia 2015

O novo tipo de educação exigido pela sociedade impõe ao educador que se organize em busca de quatro
aprendizagens essenciais que, de algum modo, serão como uma bússola segura. Essas aprendizagens são:
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Q64491 - IESES Professor - Pedagogia 2015

Falar de políticas públicas passou a ser assunto
obrigatório no contexto educacional brasileiro. No que
se refere a esse assunto, analise as afirmativas a
seguir:

I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos.
II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade.
III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.
IV. As políticas públicas expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.

Assinale a alternativa correta: 
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Q66070 - FEPESE Auxiliar de Sala 2016

Consta nos documentos oficiais que o processo de definição das Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica faz parte de um movimento de consolidação das políticas educacionais municipais, que se articulam às políticas nacionais, com o intento de assegurar o direito a todos os cidadãos e cidadãs a uma educação:

1. Pública.

2. Meritocrática.

3. Gratuita.

4. De qualidade social.

5. Moral.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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Q66071 - FEPESE Auxiliar de Sala 2016

O Programa Mais Educação, instituído pela
Portaria Interministerial nº 17/2007, integra as ações
do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),
como uma estratégia do Governo Federal para induzir
a ampliação da jornada escolar e a organização curricular,
na perspectiva da Educação:
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