Questões de concursos sobre "Multiculturalismo e Educação" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Multiculturalismo e Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57175 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

No que diz respeito à diversidade sociocultural, assinale a opção que completa correta e respectivamente o seguinte enunciado:


“A diversidade sociocultural engloba as _________1, as ações do grupo, da comunidade que _________2, um mesmo ambiente e os _________3 e _________4 propagados de geração em geração, pois faz parte dos processos de __________5 e humanização do ser humano”.

Ver Comentários

Q57176 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Políticas afirmativas são medidas tomadas que
visam atribuir direitos iguais a grupos da sociedade
que são oprimidos ou sofrem com as sequelas do
passado de opressão. Uma dimensão das políticas
afirmativas é 
Ver Comentários

Q57178 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Os Pontos de Cultura são unidades de produção, recepção e disseminação cultural em comunidades que se encontram à margem dos circuitos culturais e artísticos convencionais, e que desenvolvem ações de impacto sociocultural. Considerando os aspectos fundamentais dos Pontos de Cultura, analise os seguintes itens:


I. fortalecimento científico;

II. monitoramento da cultura;

III. transversalidade da cultura;

IV. gestão compartilhada.


Corresponde a aspecto fundamental dos Pontos de Cultura somente o que consta em 

Ver Comentários

Q57180 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Para Guattari (1996), há três sentidos de
cultura que foram legitimados ao longo da história.
Corresponde a esses sentidos o termo apontado pelo
referido autor como
Ver Comentários

Q57184 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Educação Patrimonial é um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no patrimônio cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Atente ao que se diz a seguir acerca da Educação Patrimonial e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) Seu princípio básico é a observação indireta dos bens e fenômenos culturais, para se chegar à assimilação e internalização.

( ) A metodologia proposta para as atividades se estrutura em três etapas: diagnóstico, sensibilização e internalização.

( ) O patrimônio cultural, os monumentos e sítios históricos só são encontrados nas cidades ou em sua periferia.

( ) Trata-se de um instrumento pedagógico de compreensão do mundo e de resgate da própria identidade cultural de uma sociedade.

( ) Envolve a visão do patrimônio cultural brasileiro exclusivamente em suas manifestações tangíveis e materiais.

( ) Busca levar crianças e adultos a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural.


A sequência correta, de cima para baixo, é: 

Ver Comentários

Q57188 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

As metas do Plano Nacional de Cultura – PNC – consolidam o futuro que se almeja alcançar até 2020 e consistem na interseção entre as ações culturais demandadas pela sociedade, o compromisso de diferentes instâncias do poder público e a garantia de recursos materiais disponíveis para viabilizá-las. Tendo em vista essas metas, relacione-as corretamente com o que se diz a respeito delas, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


   Coluna I 

1. 37% dos municípios brasileiros com cineclube

2. 450 grupos, comunidades ou coletivos beneficiados com ações de comunicação para a cultura

3. 20 mil professores de Arte de escolas públicas com formação continuada

4. 110 territórios criativos reconhecidos


    Coluna II

( ) Objetiva incentivar e fomentar a comunicação da cultura e sua diversidade em várias mídias e ampliar a recepção pública e o reconhecimento das produções comunicacionais, artísticas e culturais alternativas não inseridas na indústria cultural.

( ) Além da difusão da produção audiovisual, podem também receber e exibir resultados de experimentações, manifestações de videoarte, videodança, arte digital, novas mídias, entre outros.

( ) A efetivação desta meta está baseada na cooperação firmada entre os Ministérios da Cultura e da Educação (Portaria Normativa Interministerial nº1, de 04 de outubro de 2007).

( ) As ações relacionadas a essa meta compreenderão uma rede virtual de interlocução, interação e de compartilhamento de experiências, ideias e melhores práticas para o desenvolvimento cultural e socioeconômico.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Ver Comentários

Q57196 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

O Brasil é uma nação miscigenada e ainda
muito preconceituosa; sendo assim, é inadmissível
que os currículos escolares brasileiros  
Ver Comentários

Q57197 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Em contextos multiculturais, o papel da escola
é, sem dúvida, contribuir para a formação de cidadãos
conscientes dessa realidade e que se compreendam
em sua identidade própria. Nessa perspectiva, faz-se
necessário um currículo que 
Ver Comentários

Q57198 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Tendo como referência as premissas de que a escola é um espaço de trocas culturais e a educação é transmissora da cultura, analise as seguintes afirmações:


I. A cultura é o alimento da educação.

II. A educação, garantindo a preservação da cultura, impede sua renovação.

III. Não existe processo educativo distanciado das práticas culturais.

IV. A cultura, embora dinâmica, não se reinventa.


É correto o que se afirma em:  

Ver Comentários

Q57217 - UECE-CEV Analista - Letras 2018

As manifestações folclóricas perpetuam uma
tradição cultural; a obra de um povo que a cria, recria
e a reproduz. Sob essa ótica, deixa-se de identificar
como lenda brasileira
Ver Comentários