Questões de concursos sobre "Lei federal 10.436, de 24/04/02 – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)" | Pedagogia - página 23
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei federal 10.436, de 24/04/02 – Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Amorfologia é o estudo da estrutura interna das palavras
ou dos sinais, assim como das regras que determinam
a formação das palavras. Segundo Quadros e Karnopp
(2004), no processo de incorporação de numeral, há um
conjunto de sinais em que o movimento, a locação, a
orientação e as expressões não manuais permanecem
as mesmas e somente há a mudança na configuração
de mão que carrega o significado de um numeral
específico.
De acordo com os sinais abaixo, assinale a alternativa
correspondente a tradução dos sinais abaixo:
Segundo Strobel, os sujeitos surdos percebem o
mundo através de seus olhos e tem seu próprio modo
de ser, ver entender e transformar o mundo. Na tira
abaixo mostra situações reais que acontece na sala de
aula quando desconhecem a especificidade da surdez. De acordo com a cultura surda e relatos de experiências
visuais da comunidade, podemos afirmar que os
alunos:
Para a cultura surda, o barulho e o silêncio adquirem
novas versões. O barulho é perceptível à visão do
surdo através da dinâmica dos objetos e das pessoas,
manifestada, por exemplo, em forma de movimentos,
conversas paralelas, risos, etc., no entanto há
convenções culturais que são aprendidas e construídas
dentro das nossas praticas cotidianas.
Assinale nas alternativas abaixo o que Gesser considera
como mito sobre a língua e o surdo:
Alunos surdos que estão na sala de aula tem direito
de aprender de acordo com suas peculiaridades e
necessidades. A práxis educativa supõe condições
de produção de compreensão da realidade escolar.
No entanto, os surdos necessitam viver uma história
pedagógica diferente da dos ouvintes. Lacerda 2000,
sugere que para superar a dificuldades do surdo na
leitura e escrita devem estudar numa escola que segue
a corrente comunicativa que reconheça:
Lacerda afirma que, o decreto 5625/2005 que
regulamentou a educação dos surdos no Brasil indicou
que as necessidades linguísticas destes sujeitos
devam ser respeitadas inclusive na escola. Todavia a
responsabilidade pela educação do aluno surdo:
I. não pode recair sobre o interprete, já que seu papel
principal é interpretar.
II. deve se constituir em parceria com o professor.
III. deve propiciar a comunicação dos alunos atentos a
aula, caso contrário o interprete para de sinalizar.
IV. pode recair sobre o interprete em salas de aula inclusiva
Para promover a melhor condição possível de
aprendizagem à criança surda, quais são as atribuições
corretas dos profissionais que atuam em sala de aula?
Estão corretas: