Questões de concursos sobre "Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Jogos e suas Características: Pedagógicos, de Raciocínio e Psicomotor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q58201 - Instituto Excelência Professor - Educação Infantil 2017

Dando ênfase ao desenvolvimento infantil em
relação aos aspectos do desenvolvimento motor
assinale a alternativa CORRETA que se refere ao
equilíbrio:
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Q58277 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

As primeiras ações de professores apoiados em teorias
construtivistas para a utilização do jogo pelo professor,
na educação matemática (Moura, In: Kishimoto, 2009),
foram no sentido de tornar os ambientes de ensino bastante
ricos em quantidade e variedade de jogos, para
que os alunos, por meio de manipulação dos materiais,
pudessem descobrir os conceitos inerentes às estruturas
dos jogos.

Esta concepção tem levado, de acordo com Moura (2009), a: 
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Q58727 - CESPE Professor - Educação Física 2017

O conceito de competições pedagógicas está relacionado aos jogos
escolares, ao esporte educacional e, indiretamente, ao treinamento
esportivo. Com base nesse conceito, o professor de educação física
deve
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Q58737 - CESPE Professor - Educação Física 2017

A utilização de atividades perceptivo-motoras em programas
voltados para crianças da educação infantil e do ciclo inicial do
ensino fundamental aumenta suas habilidades de movimento. Nesse
sentido, a consciência corporal é um importante componente
perceptivo porque está relacionada 
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Q58763 - CESPE Professor - Educação Física 2017

      No meu entender, a educação física não é apenas educação do ou pelo movimento: é educação de corpo inteiro, entendendo-se, por isso, um corpo em relação com outros corpos e objetos, no espaço.

João Batista Freire. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1997.


A partir da definição precedente, do Prof. João Batista Freire, que se tornou clássica para os estudos da educação física escolar para a infância, e considerando os processos de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, assinale a opção correta.

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Q58774 - CESPE Professor - Educação Física 2017

Deve haver sempre momentos na vida da pessoa, seja criança, adolescente ou adulto, em que a expressão de sua natureza sensível, comunicativa, alegre e prazerosa seja possibilitada. Por outro lado, deve haver momentos na vida das pessoas, especialmente dos jovens, em que o aprender deva prevalecer ao prazer, embora nem sempre seja necessário separar o aprender do prazer. Portanto, também na educação física não pode prevalecer uma atividade livre e espontânea, em que o papel do professor seja apenas controlar os excessos.

Elenor Kunz. Transformações didático-pedagógicas do esporte. Ijuí: Unijuí, 1994 (com adaptações).


A respeito do assunto abordado no texto apresentado, assinale a opção correta.

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Q58779 - CESPE Professor - Educação Física 2017

Os jogos e as brincadeiras de rua constituem conteúdos de ensino
da educação física escolar com grande potencial educativo, pois
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Q58886 - IBADE Professor - Educação Física 2017

A Primeira Infância representa um período em que as
crianças pequenas estão ativamente envolvidas na
exploração e na experimentação das capacidades
motoras de seus corpos através da execução das
habilidades motoras fundamentais. São exemplos de
padrões de movimento fundamentais: 
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Q58914 - IBADE Professor - Educação Física 2017

A Psicomotricidade é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. Dentro deste contexto, o professor de Educação Física pode utilizar brincadeiras e jogos, adequados ao desenvolvimento motor das crianças estimulando, assim, suas funções psicomotoras. Dessa forma, estabeleça a correta correspondência entre as funções psicomotoras da coluna I com os conceitos da coluna II:


Coluna I

1. Esquema corporal.

2. Imagem corporal.

3. Coordenação geral.

4. Motricidade fina.

5. Ritmo.


Coluna II

( ) É a ação simultânea de diferentes grupos musculares na execução de movimentos voluntários, amplos e relativamente complexos.

( ) É a ordenação constante e periódica de um ato motor.

( ) É o saber pré-consciente a respeito do seu próprio corpo e de suas partes.

( ) É a representação mental inconsciente que se faz do nosso próprio corpo.

( ) É a capacidade de realizar movimentos utilizando pequenos grupos musculares das extremidades.


Asequência correta é: 

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Q58917 - IBADE Professor - Educação Física 2017

Considerando os conhecimentos da Psicomotricidade, pode-se analisar que a capacidade dos indivíduos para experimentar, aprender e aperfeiçoar uma determinada habilidade motora afeta grandemente sua capacidade de realizar qualquer atividade física. Na área do desempenho esportivo, a aprendizagem motora é da maior importância, mas outros tipos de aprendizagem não podem ser esquecidos. Por exemplo, a aprendizagem de: um conjunto complexo de jogadas a serem desempenhadas no jogo, executadas com movimentações específicas e tomadas de decisão em déficit de tempo; ou, a capacidade de cooperação como membro da equipe em uma modalidade esportiva coletiva também são aspectos extremamente importantes de desempenho.


O exemplo acima contem pla conteúdos de aprendizagem de natureza: 

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