Questões de concursos sobre "Henri Wallon" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Henri Wallon que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57423 - FADESP Pedagogo 2018

As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram
as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um
ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
Ver Comentários

Q57676 - CONSULPLAN Professor - Educação Física 2018

“Em seus estudos Wallon apontou a influência decisiva que o meio tem sobre a aprendizagem e o desenvolvimento
psíquico da criança. Para este autor, desde as primeiras inserções da criança no mundo, ela já é exposta a uma linguagem
afetiva (tônica) que facilitará seu ajustamento ao novo ambiente, evidenciando a motricidade como característica
existencial e essencial deste processo. Assim, em seus estudos, pontuou alguns estádios do desenvolvimento infantil,
ressaltando, sempre, a importância da função tônica, para a aprendizagem e relação.” (Gonçalves, 2010.)
 
Assinale a alternativa que apresenta corretamente os estágios do desenvolvimento infantil segundo Wallon.
Ver Comentários

Q59743 - FGV Analista Técnico - Pedagogo 2017

Henri Wallon considera o desenvolvimento infantil uma dinâmica complexa que envolve necessariamente diversos aspectos do ser humano. O autor desenvolve a Psicogênese da Pessoa Completa, teoria através da qual explica o desenvolvimento como uma progressiva construção estruturada em cinco estágios sucessivos dados em uma ordem necessária. (GALVÃO, 1995)


Em relação aos estágios de desenvolvimento, é correto afirmar que:

Ver Comentários

Q62845 - FAFIPA Pedagogo 2014

De acordo com Vallon, informe se é falso (F) ou
verdadeiro (V) o que se afirma a seguir e assinale a
alternativa com a sequência correta.  
( ) O homem é um ser geneticamente social pois o meio social sobrepõe-se ao meio físico e biológico e é responsável pelo nascimento do psiquismo na criança

( ) Resulta em quatro temas centrais a sua teoria: emoção, movimento, inteligência, afetividade.
( ) Respeitar a criança significa poupá-la das intervenções externas, visto que seu desenvolvimento se dá por fontes exclusivamente endógenas.
Ver Comentários

Q63225 - IF-SP Professor - Educação Física 2015

Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão"
(LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992). 

I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante."
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização."
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental."

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
Ver Comentários

Q63583 - IF-SP Professor - Pedagogia 2015

Leia as afirmativas a seguir, extraídas do livro “Piaget, Vygostky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão” (LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K.,1992).

I. “A linguagem humana, sistema simbólico fundamental na mediação entre sujeito e objeto de conhecimento, tem duas funções básicas: a de intercâmbio social e a de pensamento generalizante.”
II. “Vê-se portanto que não se trata de traçar uma fronteira entre o social e o não social, mas sim de, a partir de uma característica importante das relações possíveis entre pessoas de nível operatório - que representa o grau mínimo de socialização do pensamento -, comparar graus anteriores de socialização.”
III. “No antagonismo entre motor e mental, ao longo do processo de fortalecimento deste último, por ocasião da aquisição crescente do domínio dos signos culturais, a motricidade em sua dimensão cinética tende a se reduzir, a se virtualizar em ato mental.”

Assinale a alternativa que apresenta, na ordem correta, os teóricos a que cada uma das afirmativas faz referência.
Ver Comentários

Q64744 - FUNIVERSA Professor - História 2010

Acerca das teorias de aprendizagem e desenvolvimento, assinale a alternativa correta. 
Ver Comentários

Q65191 - Prefeitura de Fortaleza - CE Auxiliar de Educação Infantil 2018

Em relação à importância da afetividade para o
desenvolvimento das crianças no contexto da Educação Infantil,
NÃO é possível afirmar que:
Ver Comentários

Q65364 - IMPARH Assistente 2017

Wallon acreditava que o ser humano é organicamente
social. Cada sujeito humano constitui sua identidade e seu
conhecimento nos relacionamentos sociais. Wallon propôs três
centros que se entrelaçam diferentemente ao longo do
desenvolvimento da criança:
Ver Comentários

Q66044 - IF-PE Assistente de Alunos 2016



No TEXTO 06, a personagem Susi, por razões conhecidas, parece não desejar estar próximo a Calvin e fazer com ele a tarefa escolar. Para Wallon (1981, p. 232), no período entre os sete e doze anos (ou mesmo quatorze anos), é comum perceber que as crianças desenvolvem laços de companheirismo que se tornam habituais. Estes laços podem ser percebidos na escola pelo assistente de alunos no momento em que são formados e se perpetuam grupos de amizade entre estudantes. Sobre a formação, manutenção e dinâmica destes grupos, é CORRETO afirmar que
Ver Comentários