Questões de concursos sobre "Gestão e Organização da Sala de Aula" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Gestão e Organização da Sala de Aula que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57846 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Sobre o cálculo do Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC) é correto afirmar
que será calculado com base nas seguintes informações: 
Ver Comentários

Q57850 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Conforme o Regimento da Universidade Federal do Ceará, marque a alternativa correta referente à
competência do coordenador de curso.
Ver Comentários

Q57856 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Dos atos autorizativos, qual dos citados abaixo é condição necessária, juntamente com o registro, para a
validade nacional dos diplomas dos cursos?
Ver Comentários

Q59485 - IBADE Professor - Biologia 2016

Sobre rotina e gestão da sala de aula, leia as afirmativas a seguir.


I. No trabalho pedagógico diário, o professor precisa gerir o uso do tempo em sala de aula direcionado para aprendizagem.

II. As situações no relacionamento com seus alunos, ou mesmo entre eles, podem comprometer o ambiente ou o empenho coletivo no processo de ensino-aprendizagem.

III. Os saberes experienciais surgem como núcleo vital do saber docente, núcleo a partir do qual os professores tentam transformar suas relações de exterioridade com os saberes em relações de interioridade com sua própria prática.

IV. A existência de uma pluralidade de saberes docentes possibilita a formação ou a existência de um único padrão de práticas docentes que viabilizem o sucesso na aprendizagem.


Está correto apenas o que se afirma em:

Ver Comentários

Q59587 - IBADE Professor - Língua Portuguesa 2016

Sobre rotina e gestão da sala de aula, leia as afirmativas a seguir.


I. No trabalho pedagógico diário, o professor precisa gerir o uso do tempo em sala de aula direcionado para aprendizagem.

II. As situações no relacionamento com seus alunos, ou mesmo entre eles, podem comprometer o ambiente ou o empenho coletivo no processo de ensino-aprendizagem.

III. Os saberes experienciais surgem como núcleo vital do saber docente, núcleo a partir do qual os professores tentam transformar suas relações de exterioridade com os saberes em relações de inferioridade com sua própria prática.

IV. A existência de uma pluralidade de saberes docentes possibilita a formação ou a existência de um único padrão de práticas docentes que viabilizem o sucesso na aprendizagem.


Está correto apenas o que se afirma em:

Ver Comentários

Q59602 - IBADE Professor - Matemática 2016

Sobre rotina e gestão da sala de aula, leia as afirmativas a seguir.


I. No trabalho pedagógico diário, o professor precisa gerir o uso do tempo em sala de aula direcionado para aprendizagem.

II. As situações no relacionamento com seus alunos, ou mesmo entre eles, podem comprometer o ambiente ou o empenho coletivo no processo de ensino-aprendizagem.

III. Os saberes experienciais surgem como núcleo vital do saber docente, núcleo a partir do qual os professores tentam transformar suas relações de exterioridade com os saberes em relações de inferioridade com sua própria prática.

IV. A existência de uma pluralidade de saberes docentes possibilita a formação ou a existência de um único padrão de práticas docentes que viabilizem o sucesso na aprendizagem.


Está correto apenas o que se afirma em: 

Ver Comentários

Q60942 - IBADE Professor - Química 2016

Sobre rotina e gestão da sala de aula, leia as afirmativas a seguir.

I. No trabalho pedagógico diário, o professor precisa gerir o uso do tempo em sala de aula direcionado para aprendizagem.

II. As situações no relacionamento com seus alunos, ou mesmo entre eles, podem comprometer o ambiente ou o empenho coletivo no processo de ensino-aprendizagem.

III. Os saberes experienciais surgem como núcleo vital do saber docente, núcleo a partir do qual os professores tentam transformar suas relações de exterioridade com os saberes em relações de interioridade com sua própria prática.

IV. A existência de uma pluralidade de saberes docentes possibilita a formação ou a existência de um único padrão de práticas docentes que viabilizem o sucesso na aprendizagem. 


Está correto apenas o que se afirma em: 
Ver Comentários

Q60977 - IBADE Professor - Sociologia 2016

Sobre rotina e gestão da sala de aula, leia as
afirmativas a seguir.

I. No trabalho pedagógico diário, o professor
precisa gerir o uso do tempo em sala de aula
direcionado para aprendizagem. II. As situações no relacionamento com seus
alunos, ou mesmo entre eles, podem
comprometer o ambiente ou o empenho coletivo
no processo de ensino-aprendizagem.
 III. Os saberes experienciais surgem como núcleo
vital do saber docente, núcleo a partir do qual os
professores tentam transformar suas relações de
exterioridade com os saberes em relações de
interioridade com sua própria prática. 
IV. A existência de uma pluralidade de saberes
docentes possibilita a formação ou a existência
de um único padrão de práticas docentes que
viabilizem o sucesso na aprendizagem.
 Está correto apenas o que se afirma em:
Ver Comentários

Q63533 - NUCEPE Professor 2015

São quatro os fundamentos didáticos que devem ser utilizados como princípios da prática docente voltada para a aprendizagem: ambientação, interação, contextualização, produção e registro. 
A ambientação é caracterizada como
Ver Comentários

Q64634 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Professor - Pedagogia 2014

Leia o texto a seguir para responder à questão. 

São elementos constitutivos para a operacionalização das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: o projeto político-pedagógico e o regimento escolar; o sistema de avaliação; a gestão democrática e a organização da escola; o professor e o programa de formação docente.

Analise as seguintes afirmativas sobre a gestão democrática e a organização da escola.

I. A gestão democrática no ensino público é obrigatória e prevista, em geral, para todas as instituições de ensino, o que inclui decisões coletivas que supõem a participação da comunidade escolar na gestão da escola e a observância dos princípios e finalidades da educação.

II. A gestão deverá constituir-se em instrumento de verticalização das relações na escola, principalmente na tomada de decisões.

III. As instituições têm obrigações complexas e abrangentes, que exigem outra concepção de organização do trabalho pedagógico, como distribuição da carga horária, remuneração, estratégias nitidamente definidas para a ação didático- pedagógica coletiva a qual insira a pesquisa, a criação de novas abordagens e as práticas metodológicas.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
Ver Comentários