Em uma roda de conversas com seus alunos do Ensino
Fundamental, a professora Lia ouve um de seus alunos contar
para a turma sobre a inauguração de um grande aquário na
cidade. Os alunos ficam curiosos e querem saber: Quais animais
vão morar lá? De onde eles vêm? Quem vai cuidar deles? Será
que vão gostar da nova casa? E uma série de outras perguntas....
A professora organiza a discussão, levando os alunos a
levantarem hipóteses a partir do que sabem sobre o assunto.
Então, propõe à turma o desenvolvimento de um Projeto sobre o
tema.
De acordo com Hernández (1998), assinale V para a afirmativa
verdadeira e F para a falsa.
( ) A proposta da professora está vinculada a uma concepção de
escolaridade em que se dá importância à participação dos
alunos em seu processo de aprendizagem.
( ) A proposta da professora costuma ser um procedimento
motivador para o aluno, pois este se sente envolvido no
processo de aprendizagem.
( ) A proposta da professora valoriza as habilidades que deverão
ser desenvolvidas por seus alunos no desenvolvimento do
projeto de trabalho a partir de uma questão levantada em
grupo.
As afirmativas são, respectivamente,
As atividades de estudo do meio vêm sendo cada vez mais realizadas nas escolas, em outros espaços de educação e podem
ser feitas pontualmente ou se constituir com verdadeiros projetos durante um bimestre, semestre ou ano.
(KRASILCHIK, M. MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania, Editora Moderna, 1. ed., 2004. p.47)
Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:
Você decidiu realizar uma entrevista com o grupo todo para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da equipe de trabalho em
ações de educação ambiental. A esse tipo de entrevista dá-se o nome de
O mundo corporativo, com sua dinamicidade
e rapidez, tem levado um número cada vez maior
de empresas a trabalhar com gestão de projetos.
São benefícios que a gestão de projetos gera para
uma organização, EXCETO:
Cada organização, dependendo da finalidade a que o projeto seja destinado, privilegia determinados elementos
constituintes na sua elaboração. Sobre os componentes de um projeto, assinale a alternativa correta.
Q64506 - FUNIVERSA Analista de Gestão Administrativa 2015
O trabalho com projetos deve partir de uma situação concreta. A respeito desse tema, assinale a alternativa correta.
Q64507 - FUNIVERSA Analista de Gestão Administrativa 2015
O trabalho por projetos requer mudanças na concepção de ensino e aprendizagem e, consequentemente, na postura do professor. No que se refere a esse assunto, é correto afirmar que
Q66018 - CESGRANRIO Assistente em Administração 2016
Um assistente de administração, lotado numa unidade de
ensino, tem como uma das suas funções encaminhar para
os setores responsáveis os projetos acadêmicos. Para
exercer essa função, todo funcionário deve conhecer as
fases indispensáveis do processo de planejamento.
Dessa forma, a primeira e segunda fases do planejamento
na elaboração de um projeto acadêmico são, respectivamente,