Questões de concursos sobre "Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Funções da Avaliação Escolar e a Análise dos Resultados que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57254 - CESPE Professor 2017

A prática docente de avaliar o aluno por meio de atribuição de notas
é denominada 
Ver Comentários

Q57489 - FCC Pedagogo 2018

A escola em que você trabalha vem recebendo muitos pedidos de transferência de crianças e adolescentes vindos de classes
multisseriadas da área rural. O diretor verifica que no histórico escolar faltam informações para saber em qual turma matricular
esses estudantes. Como pedagogo, qual solução você indicaria para esse problema? 
Ver Comentários

Q57513 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno
para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do
saber significa desenvolver uma ação avaliativa mediadora
(Hoffman, 1994). Para a autora, há dois princípios
presentes a uma avaliação enquanto mediação: o do
acompanhamento reflexivo e o do diálogo. O modo
como o professor realiza o acompanhamento do aluno
e o diálogo depende da concepção que ele tem acerca
da relação entre o aprender e o avaliar. Sobre essa relação,
de acordo com a autora citada, quando o professor
compreende que
Ver Comentários

Q57554 - FGV Pedagogo 2018

Um momento fundamental do processo educacional é a avaliação, que pode oferecer elementos para repensar a própria prática e evidências capazes de acompanhar o progresso dos alunos e auxiliá-los em suas necessidades.


Com relação à avaliação formativa, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A avaliação configura-se como uma estratégia pedagógica de luta contra o fracasso e as desigualdades.

( ) A avaliação propõe um deslocamento da ação do professor para o nível das aprendizagens, de maneira a individualizá-las.

( ) A avaliação é uma atividade pontual que ocorre ao fim do processo educacional (ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.), preocupada com o resultado das aprendizagens.


As afirmativas são, respectivamente, 

Ver Comentários

Q57692 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

Quanto ao processo de avaliação escolar e suas implicações,
assinale a alternativa INCORRETA.
Ver Comentários

Q57695 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O conjunto dos procedimentos de avaliação empregados
por professores e descritos a seguir foi elaborado por Jussara
Hoffman (2007, p. 146).

- Utiliza métodos comparativos e/ou impressionistas de análise; - Expressa resultados quantitativos; - Corrige e/ou analisa o teste com finalidade de aprovar ou reprovar o aluno; - Analisa as respostas do aluno com base em expectativas predeterminadas ou em relação ao grupo.
Tais procedimentos definem uma avaliação de perspectiva
Ver Comentários

Q57708 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

“Nos arredores da Universidade de Stanford, conheci outra universidade, não tão grande, que dá cursos de obediência.
Os alunos, cães de todas as raças, cores e tamanhos, aprendem a não ser cães. Quando latem, a professora os castiga
com um beliscão no focinho ou com um doloroso tirão na coleira de agulhões de aço. Quando calam, a professora lhes
recompensa o silêncio com guloseimas. Assim se ensina o esquecimento de latir.” (GALEANO, E. De pernas pro ar: a
escola do mundo avesso. (Porto Alegre: L&PM Editores, 2009. p. 230). O fragmento acima constitui uma metáfora do
modelo de avaliação que contraria a humanização e promove a
Ver Comentários

Q57722 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Em entrevista, o professor Cipriano Carlos Luckesi definiu
da seguinte forma a avaliação escolar: “um juízo de qualidade
sobre dados relevantes para uma tomada de decisão.”
(revista Nova Escola on-line, abril, 2006.). Com base
nessa definição, só há avaliação quando
Ver Comentários

Q57794 - IF-SP Pedagogo 2018

Considere o trecho abaixo, extraído do livro
“Educação escolar: políticas, estrutura e organização”
(LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA João
Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. 10ª. ed. São
Paulo: Cortez, 2012):

“No âmbito dos sistemas de ensino e das escolas, procura-se reproduzir a lógica da competição e as regras do mercado, com a formação de um mercado educacional. Busca-se a eficiência pedagógica por meio da instalação de uma pedagogia da concorrência, da eficiência e dos resultados (da produtividade)”. (LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI, 2012, p. 126)
Dentre as informações apresentadas abaixo, assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE um dos elementos conforme é defendido pelos autores. “Essa pedagogia tem sido levada a efeito, em geral, mediante”:
Ver Comentários

Q57830 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Segundo Luckesi (2013, p. 106), “o ato de avaliar, no contexto operacional implica três passos: 1) constatar a
realidade; 2) qualificar a realidade; 3) proceder a uma intervenção, se necessários.” A esse respeito,
analise as afirmativas abaixo e indique a correta.
Ver Comentários