Questões de concursos sobre "Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57451 - FCC Consultor Legislativo 2018

A educação no setor público, diferentemente de outras áreas da atividade humana, não produz mercadorias – forma pessoas.
Ela tem no ser humano seu ponto de partida e seu ponto de chegada, pois embora o processo educativo seja mediado por
meios materiais, como as estruturas das escolas, equipamentos, materiais pedagógicos e outros, é na relação humana que ele
se realiza. Esse entendimento da natureza do trabalho escolar do professor e outros profissionais no setor público e sua
valorização se confronta com políticas
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Q57584 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Um dos grandes desafios da educação brasileira nos últimos anos tem sido o crescimento do consumo de drogas ilícitas
pelos estudantes de idades variadas. Como consequências, os danos à saúde física e à saúde mental acabam afetando a
aprendizagem, a socialização e a permanência dos jovens na escola.
Sobre essa problemática, assinale a alternativa que melhor caracteriza a função social da escola no enfrentamento dessa
questão.
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Q57587 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

“Levantamento do Ipea, feito com base nos dados de 2011 do Sistema de Informações de Agravo de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan), mostrou que 70% das vítimas de estupro no Brasil são crianças e adolescentes. Em metade das ocorrências envolvendo menores, há um histórico de estupros anteriores. [...]. ‘As consequências, em termos psicológicos, para esses garotos e garotas são devastadoras, uma vez que o processo de formação da autoestima - que se dá exatamente nessa fase - estará comprometido, ocasionando inúmeras vicissitudes nos relacionamentos sociais desses indivíduos’, aponta a pesquisa. [...]”. 
(“70% das vítimas são crianças e adolescentes: oito dados sobre estupro no Brasil”. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/brasil-36401054)
Em caso de suspeita de abuso sexual praticado contra criança ou adolescente do seu quadro discente, a escola deve, de imediato, 
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Q57728 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Básica apontam que: “a educação para todos não é viabilizada
por decreto, resolução, portaria ou similar, ou seja,
não se efetiva tão somente por meio de prescrição de atividades
de ensino ou de estabelecimento de parâmetros
ou diretrizes curriculares: a educação de qualidade social
é conquista e, como conquista da sociedade brasileira, é
manifestada pelos movimentos sociais, pois é direito de
todos”. Com esta afirmação, o documento quer chamar a
atenção para a ideia de que
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Q57760 - Colégio Pedro II Professor 2013

Na tirinha abaixo, Calvin aborda sua condição de menor na sociedade em que está inserido. 


Disponível em:<depositodocalvin.blogspot.com>.Acesso em: mai.2013.)
De acordo com o caput do art. 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
Estabelecendo uma relação entre o discurso de Calvin e o ECA, cabe à educação a seguinte ação:
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Q57921 - UFLA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Pimenta e Anastasiou (2005), a respeito da finalidade da docência, defendem o uso do termo ensinagem, o qual,
segundo as autoras, se justifica pelas seguintes afirmações, EXCETO
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Q57923 - UFLA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A respeito dos fins da educação e da organização das práticas educativas, apresentam-se as seguintes proposições:


I. A educação visa a instrumentalizar os sujeitos para fins de participação social.

II. A educação apresenta uma função técnica - o que e como ensinar; e política - o porquê e para que ensinar.

III. Para superar a dicotomização meios versus fins na educação, impõe-se a necessidade de dissociar o conteúdo do método e o currículo da didática.

IV. As discussões acerca do quê e como ensinar nem sempre acompanham reflexões sobre porquê e para quê ensinar e, raramente, de especificação do a quem se dirige o ensino.

V. A elaboração de propostas curriculares exige a captação e compreensão dos conhecimentos científicos e conhecimentos escolares.


Assinale a alternativa CORRETA:  

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Q57935 - Instituto Acesso Pedagogo 2018

"Você, eu, um sem-número de educadores sabemos todos que a educação não é a chave das transformações do mundo, mas sabemos também que as mudanças do mundo são um quefazer educativo em si mesmas. Sabemos que a educação não pode tudo, mas pode alguma coisa. Sua força reside exatamente na sua fraqueza. Cabe a nós pôr sua força a serviço de nossos sonhos."

FREIRE, Paulo, A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991.


Assinale a alternativa que demonstre o compromisso do professor em formar alunos conscientes do seu papel social: 

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Q57938 - Instituto Acesso Pedagogo 2018

"Sabemos que, na sociedade dividida em classes, a posse dos instrumentos de sistematização do saber não se dá
de maneira homogênea, mas excludente, privilegiando alguns poucos". Portanto:
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Q57998 - CONSULPLAN Professor - Língua Portuguesa 2018

No Brasil, especialmente a partir da década de 1980, inúmeras pesquisas lançam o olhar sobre o interior da escola, mostrando, na contradição e fragmentação do cotidiano escolar, as práticas e os processos que constroem, no dia a dia da rotina escolar, o significado social e político da escola brasileira. Sobre as consequências positivas trazidas pelas pesquisas sobre o cotidiano escolar, analise.


I. O reconhecimento da existência de um saber da experiência, construído pelos professores na e pela própria prática e consequentemente o reconhecimento de que a escola é local privilegiado para formação de professores.

II. Desenvolvimento de nova abordagem entre a teoria e a prática pedagógica nos processos formativos.

III. A confirmação de que a escola, como organização social, precisa ser vista como um local de aprendizagem para alunos e professores.

IV. Confirmar o modelo clássico de formação e construir uma nova perspectiva na área de formação continuada de professores.


Estão corretas apenas as afirmativas 

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