Questões de concursos sobre "Educação Especial - Leis, decretos, portarias e resoluções" | Pedagogia - página 41

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação Especial - Leis, decretos, portarias e resoluções que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q66214 - IOBV Auxiliar de Desenvolvimento 2015

A perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras,
variando de graus e níveis pode ser corretamente
caracterizada como:
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Q66216 - VUNESP Agente 2015

É frequente, nas escolas públicas, a presença de crianças, jovens ou adultos com algum tipo de deficiência. Por este motivo, cabe a todos os trabalhadores da educação conhecer e orientar-se pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. De acordo com esse documento
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Q66219 - VUNESP Auxiliar de Atividades Pedagógicas 2015

São atendidos, nas Salas de Recursos Multifuncionais, alunos público-alvo da educação especial, conforme estabelecido na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e no Decreto no 6.571/2008. São atendidos, portanto, alunos
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Q66220 - VUNESP Auxiliar de Atividades Pedagógicas 2015

Conforme o texto Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar, a exigência legal do Projeto Político Pedagógico está expressa no artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que define, entre as atribuições de uma escola, a tarefa de (…) elaborar e executar sua proposta pedagógica. É correto afirmar que o Projeto Político Pedagógico pode ser definido como
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Q66222 - VUNESP Auxiliar de Atividades Pedagógicas 2015

A Prefeitura Municipal de Suzano ofereceu aos ingressantes do cargo de Auxiliar de Atividades Escolares um curso de capacitação. Dessa forma, os recém-empossados tiveram a oportunidade de interagir, compartilhar conhecimentos, experiências e ansiedades com seus pares. A  questão reflete  os diálogos e reflexões desse grupo. 

Márcia relata que, na escola em que vai trabalhar, há uma aluna cadeirante, porém, a unidade ainda não tem acessibilidade. Ela conta aos seus pares que para acessar alguns ambientes, como pátio, sala de leitura e vídeo, é necessário fazer uso de escadas. O grupo, então, discute qual a alternativa possível para o caso, com fundamento no Decreto Presidencial no 6.949, de 25 de agosto de 2009.

João: – Conforme a Legislação, o gestor da escola deve providenciar a remoção das barreiras arquitetônicas, e a aluna deverá permanecer em casa, com atendimento domiciliar, até que tenha condições de se movimentar com autonomia pelos pavimentos do prédio.

Cida: – Tendo em vista a falta de acessibilidade, a aluna, para não ser excluída das atividades, deve ter sua cadeira carregada por funcionários, ou até mesmo por alunos, para acessar os diversos ambientes.

Pedro: – Acredito que a aluna deve ser ouvida a respeito do assunto. As crianças com deficiência têm o direito de expressar livremente sua opinião sobre todos os assuntos que lhes disserem respeito, tendo sua opinião devidamente valorizada.

Márcia: – Em função de todas as dificuldades a que ela será submetida, o mais indicado é seguir com o que consta na legislação vigente: que a família procure uma escola que realmente atenda às necessidades do indivíduo.

Carla: – Na verdade, a família tem que ser consultada sobre qual atitude a escola deve tomar nessa situação, pois as pessoas deficientes não têm capacidade para decidir sobre a própria vida.

O Auxiliar de Atividades Educativas que apresenta a opinião que está corretamente fundamentada no Decreto Presidencial no 6.949, de 25 de agosto de 2009, é
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Q66223 - VUNESP Auxiliar de Atividades Pedagógicas 2015

A Prefeitura Municipal de Suzano ofereceu aos ingressantes do cargo de Auxiliar de Atividades Escolares um curso de capacitação. Dessa forma, os recém-empossados tiveram a oportunidade de interagir, compartilhar conhecimentos, experiências e ansiedades com seus pares. A  questão  reflete os diálogos e reflexões desse grupo. 

O grupo começou a discutir a respeito do Decreto Presidencial no 6.949, de 25 de agosto de 2009, no que se refere à Educação.

Pedro: – Conforme a legislação que estudamos, as crianças com deficiência têm direito à inclusão em escola regular, desde que a escola tenha condições de recebê-la para que a prerrogativa de qualidade possa ser tangível.

Carla: – Creio que não seja assim, Pedro. Para que as crianças com deficiência possam desenvolver suas habilidades físicas e mentais, elas devem ser atendidas em escolas especializadas, com professores especialistas em educação especial.

Cida: – O que ficou bem claro para mim, depois de conhecer a legislação, é que o direito das crianças com deficiência à educação fundamental é indiscutível. Aos outros níveis de ensino, porém, vai depender da capacidade de cada um.

João: – Eu entendo que as crianças com deficiência têm direito ao ensino inclusivo, de qualidade e gratuito, e de receber o apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação.

Márcia: – Devemos pensar em uma educação inclusiva e de qualidade à qual todos têm direito, porém, para atender, com eficiência, as crianças com deficiência, é necessária a formação de profissionais especializados. A partir desse pressuposto, a escola poderá começar a matricular esse público.

É correto afirmar que o Auxiliar de Atividades Escolares que demonstra ter conhecimento do que trata o Decreto Presidencial no 6.949, de 25 de agosto de 2009, é
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Q66250 - COMPERVE Assistente de Alunos 2015

A UFRN, como parte de sua política de acesso, inclusão e permanência de estudantes com deficiência física, deve considerar as legislações internacionais, as nacionais e as específicas da instituição em relação aos estudantes com esse tipo de deficiência. Considere as afirmações a seguir, relativas a esses estudantes. 

I São consideradas pessoas com deficiência física aquelas cuja condição de deficiência apresentada é decorrente do comprometimento do aparelho nervoso.

II As barreiras arquitetônicas e de transporte podem influenciar diretamente no desenvolvimento funcional e social de estudantes com deficiência física.

III Não se deve forçar a ajuda à pessoa com deficiência física. Ofereça -a e, se a pessoa precisar, ela aceitará e lhe dirá o que fazer.

IV É importante falar indiretamente com o estudante com deficiência física , por intermédio de outras pessoas, quando ele estiver sentado.

Das afirmações, estão corretas
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Q66254 - COMPERVE Assistente de Alunos 2015

A Resolução nº 193/2010-CONSEPE, de 21 de setembro de 2010, dispõe sobre o atendimento educacional a estudantes com necessidades especiais da UFRN. Em relação a essa resolução, é correto afirmar:
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