Questões de concursos sobre "Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57128 - NUCEPE Professor - Língua Portuguesa 2018

A denominação mais adequada para uma estratégia de formação de professores que realize diagnósticos e ofereça
formações específicas, para que cada professor possa escolher aquelas que respondam melhor aos seus desafios
profissionais, é: 
Ver Comentários

Q58395 - UECE-CEV Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Considerando a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, leia atentamente as seguintes afirmações a respeito da formação de professores para a educação básica.


I. As instituições de ensino superior devem conceber a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica na perspectiva do atendimento às políticas públicas de educação.

II. No exercício da docência, a ação do profissional do magistério da educação básica deve envolver o domínio e manejo de conteúdos e metodologias, diversas linguagens, tecnologias e inovações, contribuindo para ampliar a visão e a atuação desse profissional.

III. A formação de profissionais do magistério deve assegurar a base comum nacional, pautada pela concepção de educação como processo emancipatório e permanente, bem como pelo reconhecimento da especificidade do trabalho docente.

IV. O processo de formação deve contemplar o uso competente das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para o aprimoramento da prática pedagógica e a ampliação da formação cultural de professores e estudantes.

V. Os cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, em cursos de licenciatura, devem contemplar o ensino e a gestão educacional, e processos educativos escolares e não escolares.

VI. A carga horária dos cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, licenciatura, deverá ter, no mínimo, 3.200 (três mil e duzentas) horas de efetivo trabalho acadêmico, em cursos com duração de, no mínimo, 8 (oito) semestres ou 4 (quatro) anos.


Está correto o que se afirma em

Ver Comentários

Q58850 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017

A Resolução n° 2, de 1° de julho de 2015 define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. De acordo com esta resolução a carga horária de estágio para os cursos de licenciatura deve respeitar que princípios?


Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Ver Comentários

Q58957 - IBADE Professor - Educação Física 2017

A formação inicial e continuada de profissionais para
a Educação de Jovens e Adultos terá como referência
as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino
Fundamental e para o Ensino Médio e as diretrizes
curriculares nacionais para a form ação de
professores, apoiada em: 
Ver Comentários

Q59454 - CPCON Pedagogo 2017

A resolução CNE/CP nº1, de 18 de fevereiro de 2002, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores da Educação Básica em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.


Analise as proposições e coloque V (para verdadeiro) e F (para falso), em relação ao que se levará em conta na organização institucional da formação dos professores, a serviço do desenvolvimento de competências (Art. 7º da Resolução CNE/CPnº1, de 18 de fevereiro de 2002).


( ) Aformação deverá ser realizada em processo autônomo, em curso de licenciatura plena, numa estrutura com identidade própria.

( ) As instituições de formação trabalharão em interação sistemática com as escolas de educação básica, desenvolvendo projetos de formação compartilhados.

( ) As instituições construirão direção e colegiados próprios, que articulem com outras instituições a fim de unificarem os seus projetos pedagógicos e, a partir do projeto, tomem as decisões sobre organização institucional e sobre as questões administrativas.

( ) As escolas de formação devem funcionar independentemente da existência de recursos pedagógicos como biblioteca, laboratórios, videoteca, entre outros, além de recursos de tecnologias da informação e da comunicação. Tal medida é necessária para que os estados mais pobres da Federação garantam a formação dos seus professores.


Marque a alternativa que contém a resposta CORRETA.

Ver Comentários

Q59460 - CPCON Pedagogo 2017

Avalie as seguintes informações acerca do Curso de Pedagogia e a Formação do Pedagogo:


I- O Curso de Pedagogia foi regulamentado pela primeira vez através do Decreto-Lei nº 1.190/39.

II- O Curso de Pedagogia atualmente forma professores para a educação infantil, para os 5 primeiros anos do ensino fundamental; e o supervisor educacional.

III- Adiretriz que regulamenta o Curso de Pedagogia é a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015.

IV- Conforme a legislação vigente, o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

V- O Parecer nº 252/69 definiu a estrutura curricular do Curso de Pedagogia até a promulgação da Lei nº 9394/96.


É CORRETO o que se afirma apenas em

Ver Comentários

Q59778 - COMPERVE Pedagogo 2017

A aprendizagem durante a formação inicial docente, sob uma perspectiva construtivista, deve considerar as representações que os futuros pedagogos têm sobre o que é Pedagogia, Pedagogo e seu objeto de estudo. A aprendizagem sob essa orientação epistemológica deve contribuir com a construção de representações sociais coerentes com o conhecimento desejável. Numa pesquisa sobre representações sociais de licenciados em Pedagogia, os dados revelaram algumas representações explicitadas a seguir:


I- As atividades docentes não compreendem participação na gestão de sistemas e na de instituições de ensino.

II- A docência é compreendida como a ação de ensinar, como processo didático metódico e intencional.

III- O Pedagogo tem como atividade essencial a docência nos anos iniciais de Ensino Fundamental.

IV- O objeto de estudo do Pedagogo se constitui de práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares.


As representações sociais explicitadas que NÃO são coerentes com a Resolução CNC/ CP n. 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu as diretrizes curriculares para o curso de Pedagogia, estão presentes nos itens 

Ver Comentários

Q60063 - IF Sudeste - MG Pedagogo 2017

Educação é um processo dinâmico e interminável que exige atualização permanente. A
criação dos Institutos Federais confere à Rede Federal uma posição estratégica na oferta de
cursos de formação de professores cujas formações terão os seguintes objetivos, EXCETO
Ver Comentários

Q60065 - IF Sudeste - MG Pedagogo 2017

Os fundamentos didáticos e metodológicos constituem eixos de todo programa de formação
de professores. Sobre esse assunto, é possível afirmar que: 
Ver Comentários

Q60073 - IF Sudeste - MG Pedagogo 2017

Leia o texto a seguir: 


[...] valorizando a experiência e a reflexão na experiência [...] Schön propõe uma formação baseada numa epistemologia da prática, ou seja, na valorização da prática profissional como momento de construção de conhecimento por meio de reflexão, análise e problematização dessa prática e a consideração do conhecimento tácito, presente nas soluções que os profissionais encontram em ato.


PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência.

São Paulo: Cortez, 2004. p. 65. 


A partir do texto, assinale a alternativa CORRETA.

Ver Comentários