Questões de concursos sobre "Didática e Prática no Ensino Superior" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Didática e Prática no Ensino Superior que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57155 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A formação de estudantes no ensino superior pressupõe que estes tenham, futuramente, a capacidade de resolver, com sucesso, problemas relativos a sua área de atuação durante o exercício profissional. Para tal propósito, os técnicos em assuntos educacionais devem ter um conhecimento profissional que lhes permita assessorar professores nesse empenho. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.


I O uso de atividades para resolver problemas permite a construção, pelos estudantes, de modos de agir que estimulam o pensamento divergente assim como a formação de valores e atitudes próprios da profissão.

II O problema representa o desconhecido, enquanto a situação problema, como pergunta bem definida, representa o procurado.

III A solução de problemas se fundamenta, em sua essência, no uso de técnicas e estratégias conhecidas, como algoritmos bem definidos.

IV Fazer tentativa por meio de ensaio e erro é uma das etapas de procedimento heurístico na solução de problemas.


Das afirmações, estão corretas 

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Q57648 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A elaboração de um PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) pelas Instituições Federais de Ensino
Superior (IFES) é atividade obrigatória determinada pelo Decreto MEC n. 5.773, de 9 de maio de 2006. O
referido documento tem como função
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Q57655 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

No processo de elaboração participativa dos Planos de Desenvolvimento Institucional e de Projetos
Pedagógicos de Cursos, alguns elementos essenciais devem ser observados, dentre os quais o(a)
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Q57662 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Para o processo de regularização de um curso superior nas instâncias universitárias, é necessário que seja
elaborado seu Projeto Pedagógico do Curso. Este documento deverá respeitar as orientações advindas das
Diretrizes Curriculares Nacionais
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Q57691 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

No que se refere ao Plano de Desenvolvimento Institucional
(PDI), analise as afirmativas a seguir.

I. É um documento autônomo e não precisa estar articulado com a prática e os resultados da avaliação institucional. II. Documento Institucional exigido nos processos de avaliação e auditorias externas realizadas por órgãos de controle da Educação Superior. III. Define a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. IV. Instrumento legal importante, constitui-se em um compromisso da instituição com a comunidade acadêmica, com o Ministério da Educação e com o seu público interno e externo. V. Nas Instituições de Ensino Superior não necessita ser elaborado com metodologia colaborativa e nem ser aprovado nos colegiados superiores.
Assinale a alternativa CORRETA.
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Q57709 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é um documento
no qual se definem a missão da instituição de ensino
superior e as estratégias para atingir suas metas e
objetivos, abrangendo um período de cinco anos. O tratamento
conferido aos dados e informações da instituição
deve situar: 1º) dimensão, 2º) categoria de análise, 3º)
respectivo indicador (Disponível em: <http://www2.mec.- gov.br/sapiens/Form_PDI.htm>. Acesso em: 28 fev. 2018). Num texto de PDI, constitui, respectivamente, dimensão, categoria de análise e indicador:
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Q57725 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Entre os objetivos e metas associados à política de ensino
da UFG, incluindo a educação básica, a graduação e a
pós-graduação, descritos no Plano de Desenvolvimento
Institucional (2018-2022), o que mais se configura como
ação de extensão universitária é o de
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Q57726 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

De acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional da
UFG (2018-2022), “as instituições de educação superior
(IES), especialmente as públicas e particularmente as federais,
possuem um lugar central na sociedade brasileira, sendo
responsáveis pela formação de profissionais altamente
qualificados nas mais diferentes áreas do conhecimento. Espera-se
que essa formação contribua para o aprimoramento
da sociedade, ampliando a capacidade dos egressos de entender
a realidade em que vivem, de tomar decisões alicerçadas
no conhecimento, considerada a perspectiva humanística,
e de ampliar a capacidade científica-tecnológica e artística,
buscando a melhoria da qualidade de vida da população.”
Com base nessas premissas, a principal missão de
uma IES é
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Q57819 - IF-TO Técnico - Educação 2018

De acordo com o Plano de Desenvolvimeto Institucional – PDI (2015-2019) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, analise as assertivas:


I. Os projetos pedagógicos dos cursos do IFTO são estruturados com base no Projeto Pedagógico Institucional, Organizações Didático-Pedagógicas (ODPs) e Instruções Normativas do IFTO, observando a lesgislação vigente.

II. No IFTO, a avaliação deverá ser desenvolvida numa perspectiva processual, diagnóstica, contínua, cumulativa, formativa e somativa, voltada para a (re)construção do conhecimento, coerente com a formação integral dos sujeitos, por meio de um processo interativo, considerando o estudante como ser criativo, autônomo, participativo e reflexivo.

III. Os Projetos Pedagógicos dos cursos do IFTO são elaborados a partir de regulamentos norteadores, os quais tratam das atividades acadêmicas e conferem uma identidade institucional ao ensino de graduação. Os regulamentos norteadores são: Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO; Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO; Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Graduação Presenciais do IFTO.

IV. Cabe à Reitoria, no decorrer do processo educativo, promover meios para a reconstrução das competências não desenvolvidas pelos estudantes, com vistas a dirimir a evasão e a retenção, devendo isso ser pormenorizado nos Projetos Pedagógicos de cada curso. 


Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa correta:

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Q57846 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Sobre o cálculo do Índice Geral de Cursos da Instituição de Educação Superior (IGC) é correto afirmar
que será calculado com base nas seguintes informações: 
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