Questões de concursos sobre "Construção Histórica da Universidade Brasileira" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Construção Histórica da Universidade Brasileira que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57844 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Nos anos 1990, expandiu-se no Brasil as ideias de livre mercado de cunho neoliberal; intensificou-se a
reforma do Estado e educação passou por significativas reformas. No ensino superior, essas reformas
foram marcadas pelo(a):
Ver Comentários

Q57901 - UFLA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Lerche e Nogueira (2017) discutem as reformas da educação superior no Brasil com base em duas categorias: tempo(s) e movimento(s). O aprofundamento sobre o(s) tempo(s) é desenvolvido mediante recortes organizados em quatro momentos distintos para apontar a expansão do ensino superior, que passou por fases de crescimento e contenção de matrículas, resultantes da demanda por esse nível de ensino e da articulação estabelecida entre o público e o privado.


A coluna da esquerda apresenta os quatro momentos históricos e a da direita o contexto e as características encontradas em cada um deles. Relacione as colunas: 


I – O primeiro momento localiza-se entre a fase da criação das primeiras instituições até meados dos anos sessenta do século XX. 

II - O segundo momento se situa entre a Reforma Universitária de 1968 e meados dos anos noventa do século XX.  

III - O terceiro momento corresponde à concretização de uma reforma do Estado, durante os anos de 1995-2002. 

IV - O quarto e mais recente momento se situa no quadro da ampliação do acesso à educação superior, mais especificamente durante os anos de 2003-2014.  


( ) Nesse contexto, além dos anseios de modernização, a reforma universitária viria também representar uma resposta à pressão pelo aumento de vagas nesse nível de ensino. Com a industrialização do país e a ascensão das classes médias, a educação superior passa a ser buscada com maior intensidade.

( ) Nesse contexto, a reforma universitária articula-se às mudanças profundas na ordem mundial, suscitadas pela globalização e por alterações nos modos de produção sob o capitalismo flexível com implicações diversas no mundo do trabalho e nas relações sociais. Prevalece o entendimento de eleger a educação básica como prioridade de governo, não estimulando a presença estatal no nível superior, o que explica o grande crescimento do setor privado nesse período. 

( ) Nesse contexto, a adoção de medidas diversas de redistribuição de renda e a ampliação da capacidade de consumo da população suscitaram o aumento da demanda por educação superior, percebida como importante elemento de ascensão social. 

( ) Nesse contexto, a característica do ensino superior que vai se materializando mantém o legado das primeiras instituições – a tradição de escolas e cursos isolados, que, com o passar do tempo, vão se configurando como universidades. Os anos protagonizam processos de federalização de instituições e tornam mais marcantes os anseios por uma reforma da educação superior.  


Assinale a correspondência CORRETA:

Ver Comentários

Q58095 - CEPS-UFPA Pedagogo 2018

Sobre a história da universidade brasileira, é correto afirmar: 
Ver Comentários

Q59991 - COPEVE-UFAL Pedagogo 2016

[...]
 A década de 1980 foi de crise econômica e de transição
política que culminou com uma nova Constituição em 1988 e, logo
no início da década seguinte, a eleição direta para presidente. No
período, tanto o setor público quanto o privado foram atingidos
pela estagnação no ensino superior, porém, os reflexos da crise
econômica causaram maior efeito no setor privado. 
[...]
 SANTOS, A. P.; CERQUEIRA, E. A. Ensino superior: trajetória histórica e políticas recentes. IX Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 25-27 nov. 2009. p.6. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/35836/Ensino%20Superior%20trajetoria%20hi storica%20e%20politicas%20recentes.pdf?sequence=1>. Acesso em: 18 set. 2016.
Na década de 80, uma das principais mudanças no ensino superior foi a 
Ver Comentários

Q63719 - CEPS-UFPA Pedagogo 2015

A crise de hegemonia da universidade no século XXI é causada, entre outros aspectos, pela chamada crítica
pós-moderna, que
Ver Comentários