A escola tem compromisso com a cultura e os problemas
sociais pertencem à sociedade. O papel do aluno é superar
suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais
capazes. Caso não consiga, deverá procurar o ensino
profissionalizante. Para essa concepção de educação, a
relação professor/aluno é
A proposta curricular para o Ensino Médio,
defendida por KUENZER, (2005) entre outros,
que articula o Ensino Propedêutico com o
Ensino Profissionalizante e tem como
fundamentos a Escola Única gramisciana,
refer-se ao:
Fenômenos como a globalização, a terceirização, os novos
métodos de gestão e os avanços tecnológicos têm ocasionado
novas formas de organização do trabalho no mundo
contemporâneo. São exemplos de impactos dessa nova
organização do trabalho sobre a educação dos trabalhadores:
O Trabalho é necessário para o ser humano; é o ato de agir sobre a natureza, adaptando as necessidades humanas. O homem,
para continuar existindo, precisa estar continuamente produzindo sua própria existência através do trabalho. Isto faz com que
a vida do homem seja determinada pelo modo como ele produz sua existência, sendo o ponto de partida para humanização do
ser social.
O Trabalho, nas instituições de ensino, com o foco na escola, onde se trabalha com o conhecimento de forma significativa,
crítica e criativa, o trabalho pedagógico representa a finalidade da práxis educativa.
Este tipo de trabalho – o pedagógico - requer tanto a atividade do professor como a do discente, uma vez que a
aprendizagem, desenvolvida a partir de um contexto social real, depende, aprioristicamente, da ação...
A família é um sistema vivo inserido em outros sistemas, figurando a sociedade como um suprassistema. Certamente, nenhum sistema se basta por si só, pois existe uma interdependência constante e permanente entre os sistemas vivos existentes. Isto significa dizer que:
O processo de ensino-aprendizagem que defende uma
integração dialética entre instrução e educação está
associado à ideia de que igual característica existe entre
ensinar e aprender. Essa relação remete ao entendimento
de que o processo tem uma estrutura composta por
elementos estreitamente inter-relacionados: aluno;
professor; problema; objetivo; conteúdo; métodos; e
recursos. Nesse contexto, os métodos devem responder à
seguinte pergunta:
Ao examinar os fundamentos da educação, não se pode
deixar de considerar os conhecimentos elaborados pela
filosofia. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa
correta.