Questões de concursos sobre "Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57161 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

O cálculo do IDEB envolve dois componentes,
quais sejam: 
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Q57162 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

O Programa Internacional de Avaliação de
Alunos – PISA – tem como objetivo avaliar
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Q57164 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – foi criado para


I. medir a qualidade do aprendizado nacional;

II. orientar a elaboração dos currículos escolares dos estados e municípios;

III. monitorar a ação educacional dos sistemas municipais de ensino;

IV. estabelecer metas para a melhoria do ensino.


Estão corretas somente as complementações contidas em 

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Q57165 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – tem como principal finalidade avaliar o desempenho escolar e acadêmico do aluno ao final do Ensino Médio. Partindo dessa informação e tendo como foco situações para as quais servem os resultados do ENEM, é correto afirmar que esse exame


I. favorece a criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio.

II. é utilizado como mecanismo único, alternativo ou complementar para acesso à educação superior, em especial para as instituições federais.

III. viabiliza o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

IV. constitui parâmetros para o sistema de avaliação formal das instituições escolares integrantes da rede de ensino privada.


Estão corretas as complementações contidas em 

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Q57191 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Nos últimos anos, o estado do Ceará tem-se
destacado, no cenário da educação nacional, pela
busca insistente de alcançar o desenvolvimento de
uma educação pública efetivamente de qualidade.
Nessa perspectiva, implantou uma política voltada
para a garantia da construção da qualidade
educacional, logo nos primeiros anos do ensino
fundamental, que serviu de referência para o País.
Essa política é denominada 
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Q57417 - FADESP Pedagogo 2018

O objetivo central de um sistema nacional de avaliação é
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Q57454 - FCC Consultor Legislativo 2018

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, tem relevante significado no processo de análise do
desempenho do sistema educacional brasileiro; o Plano Nacional de Educação definiu metas para o Ideb a cada biênio até 2021,
conforme quadro a seguir: 


Considere o gráfico e as afirmativas abaixo, que mostram os resultados do Ideb nacional por biênio, de 2005 a 2015.


I. Os anos iniciais do Ensino Fundamental do país têm média 5,5, mostrando sucessivos aumentos no índice superando a meta prevista II. O Ensino Médio do país demonstra tendência positiva para o alcance das metas, porém com menor velocidade. III. Os anos finais do Ensino Fundamental do país têm média muito próxima à meta apesar de não a ter alcançado em 2015. IV. No Ensino Médio, última etapa da trajetória escolar obrigatória, o índice ficou estagnado de 2005 a 2009.
Está correto o que se afirma APENAS em
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Q57527 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Se hoje podemos contar com uma lei educacional que
apresenta e viabiliza novas propostas para a melhoria do
ensino nas escolas, estas ainda estão longe de se tornar
abertas às diferenças e de qualidade (Mantoan, 2001).
De acordo com a autora, a maior desculpa para justificar
o estado atual da maioria das nossas escolas é
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Q57588 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Segundo Candau (2012), em relação ao direito à educação escolar:

“num primeiro momento a ênfase foi posta na ampliação dos anos de obrigatoriedade escolar, na perspectiva da universalização do ensino fundamental. [...]. No entanto, a expansão do sistema e a presença dos diversos grupos sociais e culturais que passaram a frequentá-lo colocaram em evidência a heterogeneidade dos resultados, os altos índices de evasão e fracasso escolar, a distorção idade-série, particularmente de determinados sujeitos e grupos, colocando no centro dos debates e das preocupações a questão da qualidade da educação. [...]”

(CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.-set. 2012)

A partir da discussão sobre universalização e qualidade da educação escolar no Brasil, apresentada pela autora, pode-se afirmar que

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Q57621 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

As afirmativas a seguir indicam caminhos para aumentar a
qualidade da educação, à exceção de uma. Assinale‐a.
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