Q57249 - CESPE Professor 2017
O planejamento de uma ação de modo a clarificar ideias e propósitos a partir da compreensão de determinada situação para, em seguida, tomar as decisões é processo fundamentado
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
O planejamento de uma ação de modo a clarificar ideias e propósitos a partir da compreensão de determinada situação para, em seguida, tomar as decisões é processo fundamentado
O trabalho por projetos contribui de forma significativa para a educação nesse mundo atual, indo ao encontro das exigências da sociedade moderna, pois o trabalho por projetos envolve um processo de construção, participação, cooperação, noções de valor humano, solidariedade, respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania tão necessários à sociedade emergente (Moura, 2010). Segundo a autora, a pedagogia de projetos é a construção de uma prática pedagógica centrada
O trabalho com a metodologia de projetos exige uma série de rupturas com paradigmas presentes nos modelos de educação. Assinale a opção que contempla as características desse tipo de trabalho.
Leia o fragmento a seguir.
Laura é professora do 6º ano do Ensino Fundamental e comentou com uma colega que estava desenvolvendo com seus alunos um projeto de trabalho sobre o Egito Antigo. A colega de Laura lhe perguntou quais seriam as vantagens desta opção metodológica em relação à metodologia tradicional de ensino.
As opções a seguir apresentam vantagens da prática pedagógica do trabalho com projetos, à exceção de uma. Assinale-a.
De acordo com Gil (2010, p. 3) a pesquisa exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. O planejamento é considerado, de forma geral, a primeira fase da pesquisa, sendo concretizado mediante a elaboração de um projeto de pesquisa. A redação deste projeto, segundo o autor, deve atentar-se para certas qualidades básicas.
Desta forma, assinale a opção que NÃO apresenta uma qualidade básica de redação do projeto de pesquisa:
LEITE (2014) em “Pedagogia de projetos:
intervenção no presente” afirmou: “o que caracteriza
o trabalho com projetos não é a origem do
tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido
de torná-lo uma questão do grupo como um
todo e não apenas de alguns ou do professor”. Assinale
a alternativa CORRETA segundo um desenvolvimento
de projeto proposto pela autora:
LEITE (2014) em “Pedagogia de projetos: intervenção no presente” afirma que todo conhecimento é construído em estreita relação com o contexto em que é utilizado, sendo, por isso impossível separar alguns aspectos. Dentre os aspectos apontados pela autora, assinale a alternativa CORRETA:
O uso de projetos pedagógicos deve se guiar pela participação e pela autonomia dos atores educacionais. Libâneo, Toschi e Oliveira (2010) sugerem que decisões que se tomem a partir de um projeto pedagógico considerem alguns pontos. Analise, nas alternativas abaixo, qual a que apresenta corretamente um desses pontos:
A metodologia que se utiliza de projetos para unir a teoria e a prática, também denominada como pedagogia de projetos, tem ganhado grandes adeptos nas instituições educacionais brasileiras. Uma diversidade de projetos pode circular no ambiente educativo, mas é preciso situar a prática pedagógica dentro de uma dinâmica de ensino que prime pela aprendizagem dos conteúdos da ciência e da cultura. Analise as afirmativas e preencha os parênteses com (V) verdadeiro ou (F) falso.
( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende ao pesquisar, ao produzir, ao indagar, permitindo reconstruir e criar novos elementos do conhecimento.
( ) Na pedagogia de projetos o professor tem o papel de ensinar com uso da transmissão de saberes, assumindo, assim, o centro do processo formativo.
( ) Como mediador pedagógico, na pedagogia de projetos o professor não deve acompanhar o processo de aprendizagem do aluno para deixá-lo livre para se desenvolver como sujeito da sua própria aprendizagem.
( ) A pedagogia de projetos, embora desafiadora para o professor, oportuniza aos alunos uma forma de aprender articulando os vários conteúdos de distintas áreas do conhecimento.
A seguir indique, nas alternativas abaixo, a que apresenta a sequência correta de cima para baixo de itens verdadeiros e falsos
Os professores de uma escola municipal buscaram informações e estudaram obras sobre Pedagogia de Projetos, com o objetivo de introduzir mudanças no Projeto Político Pedagógico da escola. Pretendiam alterar suas práticas de forma a tornar o ensino significativo e fornecer subsídios para o desenvolvimento cognitivo e também social do educando. Após estudarem o texto de Moura (2010), compreenderam, corretamente, que a Pedagogia de Projetos