Questões de concursos sobre "A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Pedagogia de Projetos e a Pesquisa em Sala de Aula que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57249 - CESPE Professor 2017

O planejamento de uma ação de modo a clarificar ideias e
propósitos a partir da compreensão de determinada situação para,
em seguida, tomar as decisões é processo fundamentado 
Ver Comentários

Q57522 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

O trabalho por projetos contribui de forma significativa
para a educação nesse mundo atual, indo ao encontro
das exigências da sociedade moderna, pois o trabalho
por projetos envolve um processo de construção, participação,
cooperação, noções de valor humano, solidariedade,
respeito mútuo, tolerância e formação da cidadania
tão necessários à sociedade emergente (Moura, 2010).
Segundo a autora, a pedagogia de projetos é a construção
de uma prática pedagógica centrada
Ver Comentários

Q57546 - FGV Pedagogo 2018

O trabalho com a metodologia de projetos exige uma série de
rupturas com paradigmas presentes nos modelos de educação.
Assinale a opção que contempla as características desse tipo de
trabalho.  
Ver Comentários

Q57564 - FGV Pedagogo 2018

Leia o fragmento a seguir.


Laura é professora do 6º ano do Ensino Fundamental e comentou com uma colega que estava desenvolvendo com seus alunos um projeto de trabalho sobre o Egito Antigo. A colega de Laura lhe perguntou quais seriam as vantagens desta opção metodológica em relação à metodologia tradicional de ensino.


As opções a seguir apresentam vantagens da prática pedagógica do trabalho com projetos, à exceção de uma. Assinale-a.

Ver Comentários

Q57609 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

De acordo com Gil (2010, p. 3) a pesquisa exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. O planejamento é considerado, de forma geral, a primeira fase da pesquisa, sendo concretizado mediante a elaboração de um projeto de pesquisa. A redação deste projeto, segundo o autor, deve atentar-se para certas qualidades básicas.


Desta forma, assinale a opção que NÃO apresenta uma qualidade básica de redação do projeto de pesquisa:

Ver Comentários

Q57769 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018

LEITE (2014) em “Pedagogia de projetos:
intervenção no presente” afirmou: “o que caracteriza
o trabalho com projetos não é a origem do
tema, mas o tratamento dado a esse tema, no sentido
de torná-lo uma questão do grupo como um
todo e não apenas de alguns ou do professor”. Assinale
a alternativa CORRETA segundo um desenvolvimento
de projeto proposto pela autora:
Ver Comentários

Q57773 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018

LEITE (2014) em “Pedagogia de projetos:
intervenção no presente” afirma que todo conhecimento
é construído em estreita relação com o
contexto em que é utilizado, sendo, por isso impossível
separar alguns aspectos. Dentre os aspectos
apontados pela autora, assinale a alternativa
CORRETA:
Ver Comentários

Q57827 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O uso de projetos pedagógicos deve se guiar pela participação e pela autonomia dos atores educacionais.
Libâneo, Toschi e Oliveira (2010) sugerem que decisões que se tomem a partir de um projeto pedagógico
considerem alguns pontos. Analise, nas alternativas abaixo, qual a que apresenta corretamente um desses
pontos:
Ver Comentários

Q57829 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

A metodologia que se utiliza de projetos para unir a teoria e a prática, também denominada como pedagogia de projetos, tem ganhado grandes adeptos nas instituições educacionais brasileiras. Uma diversidade de projetos pode circular no ambiente educativo, mas é preciso situar a prática pedagógica dentro de uma dinâmica de ensino que prime pela aprendizagem dos conteúdos da ciência e da cultura. Analise as afirmativas e preencha os parênteses com (V) verdadeiro ou (F) falso.


( ) Na pedagogia de projetos, o aluno aprende ao pesquisar, ao produzir, ao indagar, permitindo reconstruir e criar novos elementos do conhecimento.

( ) Na pedagogia de projetos o professor tem o papel de ensinar com uso da transmissão de saberes, assumindo, assim, o centro do processo formativo.

( ) Como mediador pedagógico, na pedagogia de projetos o professor não deve acompanhar o processo de aprendizagem do aluno para deixá-lo livre para se desenvolver como sujeito da sua própria aprendizagem.

( ) A pedagogia de projetos, embora desafiadora para o professor, oportuniza aos alunos uma forma de aprender articulando os vários conteúdos de distintas áreas do conhecimento.


A seguir indique, nas alternativas abaixo, a que apresenta a sequência correta de cima para baixo de itens verdadeiros e falsos 

Ver Comentários

Q58323 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Os professores de uma escola municipal buscaram informações
e estudaram obras sobre Pedagogia de Projetos,
com o objetivo de introduzir mudanças no Projeto Político
Pedagógico da escola. Pretendiam alterar suas práticas
de forma a tornar o ensino significativo e fornecer subsídios para o desenvolvimento cognitivo e também social do
educando. Após estudarem o texto de Moura (2010), compreenderam,
corretamente, que a Pedagogia de Projetos
Ver Comentários