Questões de concursos sobre "A Elaboração do Projeto de Pesquisa: Elementos Integrantes" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Elaboração do Projeto de Pesquisa: Elementos Integrantes que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q60261 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O desenvolvimento de uma pesquisa ou um programa de pesquisa, dependendo de sua natureza e
especificidade, requer a formação de uma equipe de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta os
elementos fundamentais para a constituição dessa equipe.  
Ver Comentários

Q60262 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017

No que se refere às características fundamentais do projeto de pesquisa, analise as afirmativas.

I - Apresentar tema bem delimitado e claramente definido, articulando a fundamentação teórica com a pesquisa empírica.

II - Expor argumentos sólidos, livres de obliquidades; coerência lógica interna.

III - Apresentar referencial teórico adequado e atualizado, com base em revisão bibliográfica, considerando o estado de arte em que se encontram as pesquisas e as críticas e avaliações existentes sobre o tema proposto.

IV - Apresentar elementos para justificar a relevância científica, social, epistemológica e tecnológica do projeto e, se for o caso, a necessidade do apoio solicitado.

Está correto o que se afirma em  

Ver Comentários

Q60263 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017

A construção do projeto de pesquisa exige conhecimentos, tanto sobre o tema escolhido quanto sobre o
estágio atual dos estudos referentes a ele. Por isso, no projeto devem aparecer três polos intrínsecos do
processo de construção do conhecimento: o epistemológico, o teórico e o metodológico. Qual afirmativa NÃO
traduz a definição desses métodos? 
Ver Comentários

Q60264 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Toda pesquisa deve apresentar um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se
pretende alcançar. Ele torna explícito o problema, aumentando os conhecimentos sobre um determinado
assunto de investigação. Qual alternativa NÃO apresenta norma de formulação de objetivos de uma
pesquisa?  
Ver Comentários

Q60265 - UFMT Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O projeto de pesquisa é o documento que serve como guia para a investigação científica. Tem por finalidades
antever e metodizar as etapas de um trabalho de pesquisa, sendo, portanto, o primeiro documento gerado
em qualquer processo de investigação. Elaborar o projeto de pesquisa é planejar as ideias a serem
desenvolvidas, prevendo as etapas do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta unicamente elementos
constituintes da estrutura do projeto de pesquisa. 
Ver Comentários

Q61253 - FCC Professor - Biologia 2016

Para introduzir na sala de aula um projeto pedagógico que tenha como eixo principal um tema de pesquisa atual na ciência, o
professor pode escolher diferentes estratégias, dentre elas:
I. Utilizar materiais audiovisuais, como um vídeo de divulgação cientifica sobre o assunto.
II. Convidar um pesquisador especialista para dar uma palestra sobre o assunto, levantando anteriormente com os alunos
questões para serem discutidas com o convidado.
III. Dar como tarefa de casa a leitura na íntegra de um artigo científico publicado em revista internacional sobre o assunto.
IV. Elaborar uma questão “problema” para introduzir o tema, incentivando atividades de pesquisa roteirizada sobre o tema.
Dentre as afirmativas, são adequadas para a realidade escolar brasileira APENAS
Ver Comentários

Q61254 - FCC Professor - Biologia 2016

As atividades de estudo do meio vêm sendo cada vez mais realizadas nas escolas, em outros espaços de educação e podem
ser feitas pontualmente ou se constituir com verdadeiros projetos durante um bimestre, semestre ou ano.
 (KRASILCHIK, M. MARANDINO, M. Ensino de Ciências e cidadania, Editora Moderna, 1. ed., 2004. p.47)
Diante desta afirmação, são pressupostos importantes para a realização de estudos do meio:
Ver Comentários

Q61255 - FCC Professor - Biologia 2016

A utilização da experimentação em sala de aula é uma tendência já defendida desde a década de 1970 pelos projetos
curriculares, no entanto até hoje há resistências para sua incorporação. Uma das potencialidades pedagógicas e os principais
desafios de se utilizar a experimentação nas aulas de ciências são, respectivamente,
Ver Comentários

Q61269 - FCC Analista - Pedagogia 2016

Você decidiu realizar uma entrevista com o grupo todo para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da equipe de trabalho em
ações de educação ambiental. A esse tipo de entrevista dá-se o nome de 
Ver Comentários

Q61823 - FUNRIO Administrador 2016

As Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares devem ser implementadas quando da implantação de um novo projeto pedagógico para o Curso.

Porque

Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares concernentes à pesquisa servem de base para estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa contudo não há necessidade de constar em documento especifico para incentivar a prática do pensamento científico, bem como definir seus procedimentos na IES, principalmente, no que se refere a Iniciação Científica.

(ANDRADE;AMBONI, 2003:3)

Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que

Ver Comentários