Disciplinas Organização da Justiça Militar da União Regimento Interno e Sumulas Questões de concursos sobre "Regimento Interno e Sumulas" | Organização da Justiça Militar da União - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Regimento Interno e Sumulas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q139973 - CESPE Juiz de Direito 2013
Considerando o conflito de competência e de atribuições, a suspeição, a indignidade para o oficialato e a correição parcial, assinale a opção correta.
A)Apresentada correição parcial para corrigir erro ou omissão no julgado, o juiz a receberá como embargos de declaração.
B)Da decisão do presidente do STM que negue seguimento a conflito de competência cabe agravo regimental.
C)O ministro que não reconhecer a sua suspeição funcionará no feito até o julgamento da arguição.
D)O MPM não pode suscitar conflito de atribuições entre autoridades administrativas e judiciárias.
E)Transitada em julgado a sentença judicial que haja condenado oficial das Forças Armadas a pena privativa de liberdade superior a dois anos, é instaurado processo administrativo disciplinar.
Responder
Q139974 - CESPE Juiz de Direito 2013
Com base no Regimento Interno do STM, assinale a opção correta acerca das sessões.
A)Para sessão de julgamento ou administrativa, o plenário reúne- se com a presença mínima de oito ministros, devendo pelo menos um deles ser militar.
B)Para aplicação da pena disciplinar de censura aos magistrados, é necessário o voto da maioria simples dos membros do STM; para a de aposentadoria compulsória, é necessária a maioria dos votos, presente a maioria absoluta dos membros desse tribunal.
C)Conforme as circunstâncias do caso a ser julgado, o relator poderá indicar à apreciação do plenário preferência para o julgamento de feito não relacionado como prioritário.
D)Restando em pauta mais de vinte processos em condições de julgamento, o plenário se reunirá nos subsequentes dias úteis livres, desde que intimadas as partes mediante publicação no diário oficial.
E)As sessões extraordinárias de julgamento devem ser iniciadas à hora designada e realizadas em dia da semana diferente dos destinados às sessões ordinárias, visto que estas não podem ser canceladas.
Responder
Q139975 - CESPE Juiz de Direito 2013
Em relação às atribuições e competências dos ministros, dos órgãos colegiados e do MP, assinale a opção correta com base no disposto no Regimento Interno do STM.
A)Nos processos de revisão criminal, se o ministro relator for militar, o ministro revisor deverá ser civil.
B)Estando o processo em mesa, a homologação do pedido de desistência deve ser apreciada pelo órgão colegiado.
C)Compete ao presidente do STM determinar o arquivamento de inquérito policial militar quando requerido pelo procurador- geral da justiça militar.
D)O membro do MPM não é ouvido em processos administrativos disciplinares de decretação de perda do cargo de magistrado.
E)O desaforamento, após distribuição e encaminhamento dos autos conclusos ao relator, deve ser remetido ao procurador- geral da justiça militar.
Responder