Questões de concursos sobre "Restaurações Dentárias em Odontopediatria" | Odontologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Restaurações Dentárias em Odontopediatria que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q132293 - FCC Analista Judiciário - Odontologia 2018

O exame clínico de paciente com 11 anos de idade, sexo feminino, mostra a superfície oclusal dos dentes 15, 25, 35 e 45 com
aspecto de giz. Na entrevista diagnóstica, a paciente relata consumo diário de refrigerantes. A mãe da paciente queixa-se da
dificuldade em lidar com os “exageros” da filha, detalhando uma ingestão de até três latas de refrigerante ao dia. Os procedimentos
para prevenção da cárie dentária

I. privilegiam a aplicação de selantes oclusais ionoméricos na zona de estagnação do biofilme dos dentes 15, 25, 35 e 45. II. implicam a aplicação tópica de fluoretos, visando a uma ação local cada vez que o pH bucal cai a níveis críticos após a ingestão de refrigerante, garantindo a saturação do meio bucal com íons que compõem a fluorapatita. III. necessitam de orientação individual à paciente, uma vez que há evidências da efetividade de abordar o consumo de refrigerante como um fator comum de risco à cárie e à obesidade. IV. demandam que o profissional ajude a paciente a explorar suas atitudes quanto à saúde bucal e descobrir seus valores quanto à saúde, estabelecendo uma negociação de objetivos de saúde bucal para auxiliá-la na redução do consumo de refrigerante.
Está correto o que consta APENAS de
Ver Comentários

Q132361 - CCV-UFC Odontólogo 2017

De acordo com sua origem etimológica, a palavra cárie significa "matéria podre", que nomeia, entretanto,
uma doença que se instala muito antes da própria formação de uma cavidade e da deterioração dentária.
Considerando a cárie dentária, pode-se afirmar:
Ver Comentários

Q132397 - CONSULPLAN Odontologia 2018

“Pedrinho, 07 anos, foi acompanhado de sua mãe ao consultório de um dentista. A mãe pediu ao profissional que o
examinasse para ver se havia algum dente cariado. Após exame clínico e radiográfico o cirurgião-dentista afirmou
que em um dente havia uma lesão de cárie ativa que necessitava de restauração.” Para que essa lesão fosse
considerada ativa, quais características de textura, brilho e cor o esmalte deveria apresentar? 
Ver Comentários

Q132504 - FCC Odontólogo 2018

Atenção: Para responder a questão abaixo, considere as informações a seguir:

    A mãe de paciente com 4 anos de idade, sexo masculino, relata ter dificuldade em efetuar a escovação dos dentes da criança. A criança, por sua vez, relata um consumo diário de balas e refrigerantes. Ao exame clínico, são detectadas lesões de coloração esbranquiçada e sem brilho na superfície oclusal dos dentes 75 e 85; cavitação na superfície ocluso-distal do dente 74 e ao movimentar a cureta para remover restos alimentares, percebe-se a dentina amolecida. Observa-se a superfície oclusal do dente 54 com aparência sombreada por baixo do esmalte intacto, porém com aspecto desmineralizado.

O tratamento indicado para o dente
Ver Comentários

Q132680 - IADES Cirurgião-dentista 2014

Paciente de seis anos de idade, do sexo masculino, apresenta
dor no dente 21 que ocorre por estímulos térmicos, cessando
com a eliminação do fator estimulante. O dente
radiograficamente mostra cárie coronária e ápice aberto, sem
sinais de lesão ou espessamento apical. O dente apresenta
vitalidade pulpar. Após a remoção da cárie, com isolamento
absoluto, ocorreu pequena exposição pulpar. Com base nessa
situação hipotética, assinale a alternativa que indica a conduta
que deverá ser admitida. 
Ver Comentários

Q132751 - CESPE Analista Judiciário - Odontologia 2017

Com relação ao tratamento de lesões cariosas pela técnica de
ART, assinale a opção correta. 
Ver Comentários

Q132755 - CESPE Analista Judiciário - Odontologia 2017

Em termos populacionais, as estratégias de controle da cárie variam
de acordo com o CPOD local e a tendência à cárie dentária. Em
se tratando de um grupo populacional com baixa incidência de lesão
de cárie, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q132759 - CESPE Analista Judiciário - Odontologia 2017

Um paciente do sexo masculino, com oito anos de idade, apresentava o seguinte quadro clínico no atendimento odontológico: gengivite marginal, principalmente nos dentes em processo de erupção; dentes 16 e 26, na arcada superior, com erupção parcial e lesão de mancha branca opaca nas vertentes das cúspides próximas às cicatrículas; dentes 55, 54, 53 e 63 sem sinais clínicos de lesão de cárie dentária; dentes 12, 11, 21 e 22 com erupção parcial; dentes 36 e 46, na arcada inferior, com lesão de cárie oclusal cavitada; dentes 75 e 74 com lesão interproximal ativa ultrapassando o limite amelodentinário; dentes 73, 83, 84 e 85 sem sinais clínicos de lesão de cárie dentária; dentes 31, 32, 41, 42 hígidos e em processo final de erupção.


Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q132763 - CESPE Analista Judiciário - Odontologia 2017

Caso clínico 5A4BBB


Uma mãe procurou serviço odontológico para o filho de nove anos de idade que estava com o elemento 84 muito destruído por cárie, com indicação de extração. Radiograficamente, observou-se ter havido perda óssea na região periapical e que o elemento dentário 44 estava com um terço da raiz formada, compatível com estágio 7 de Nolla.


Considerando o caso clínico 5A4BBB, assinale a opção correta acerca da cronologia e dos fatores que influenciam a erupção dental.
Ver Comentários

Q134127 - FCC Analista Judiciário - Odontologia 2016

Para responder à questão, considere o enunciado abaixo. 
Paciente com 8 anos de idade, sexo masculino, é trazido pela mãe ao consultório odontológico com a queixa que os dentes anteriores superiores têm manchas “com aparência de giz”. A mãe relata que a criança consome balas e chicletes com frequência elevada e apresenta resistência à escovação dos dentes. Ao exame clínico, observam-se lesões não cavitadas, opacas e rugosas na superfície vestibular dos dentes 12, 11, 21 e 22 e lesões com aspecto sombreado, por baixo do esmalte intacto e desmineralizado na superfície oclusal dos dentes 16 e 26. A coleta de saliva não estimulada resultou em 0,15 mL/min e observou-se pequena quantidade de biofilme dental bacteriano, localizado principalmente ao longo da margem gengival dos dentes anteriores e posteriores. 

Após a remoção do esmalte da superfície oclusal do dente 16, observa-se dentina amolecida e de coloração marrom-clara. O tratamento consiste em  I. intervenção não invasiva. II. remoção do tecido cariado. III. acompanhamento radiográfico. IV. eliminação da causa da lesão. V. preparo cavitário de acordo com o material restaurador.  Está correto o que se afirma APENAS em 
Ver Comentários