Q138817 - CESGRANRIO Cirurgião-dentista 2008
Segundo L. J. Peterson, algumas características de uma lesão intra-oral podem levantar suspeitas de malignidade. Uma característica que NÃO representa um indício de malignidade é(são)
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lesões da Mucosa Oral que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Segundo L. J. Peterson, algumas características de uma lesão intra-oral podem levantar suspeitas de malignidade. Uma característica que NÃO representa um indício de malignidade é(são)
Uma lesão exofítica, pedunculada, de menos de 1cm de diâmetro, com superfície rugosa ou tipo "couve-flor", em região de palato mole de um indivíduo do sexo feminino de 30 anos, é diagnosticada como
Em um paciente do sexo feminino, com 29 anos de idade, uma lesão radiolúcida, localizada em região anterior da mandíbula, cruzando a linha média e causando expansão indolor, é um
Uma lesão primária que se apresenta como uma alteração achatada e circunscrita de mucosa que varia em tamanho, cor e forma é classificada como
Dentre as patologias que acometem a
cavidade bucal, quais são as mais frequentes?
É a infecção fúngica bucal mais comum. Sendo mais frequente, aquela associada à Estomatite Protética, com formação de área atrófica e eritematosa. Os usuários acometidos são, na maioria, assintomáticos, mas, eventualmente, podem se queixar de dor, ardência ou, mais raramente, prurido. O texto se refere a:
São considerados os principais fatores etiológicos do câncer de boca:
Com o aumento da longevidade da população, os dentes também são mantidos por mais tempo na boca, e a demanda de tratamento em pacientes idosos, que fazem uso de muitos medicamentos ou têm condições sistêmicas específicas, tem sido então muito grande.
Pacientes que foram tratados com radioterapia para tumores na área da cabeça e pescoço possuem contraindicação para a realização de exodontias devido ao risco de:
Paciente comparece ao consultório odontológico para uma consulta de rotina. Durante o exame dentário realizado pelo cirurgião-dentista, o auxiliar percebe uma linha branca na mucosa jugal do paciente, que estende-se horizontalmente e posteriormente no nível em que os dentes superiores e inferiores se encontram.
Essa estrutura anatômica é conhecida como:
Sobre as alterações em saúde bucal mais frequentes nas crianças, cita(m)-se: