Questões de concursos sobre "Cirurgia em Odontopediatria" | Odontologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Cirurgia em Odontopediatria que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q132268 - FCC Analista Judiciário - Odontologia 2018

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    O exame clínico de paciente com 12 anos de idade, sexo feminino, mostrou fratura dos dentes 21 e 22, avulsão do dente 11 e abrasão no lábio superior. A mãe da paciente mostrava-se trêmula e relatou que a paciente escorregou e caiu, cerca de 30 minutos antes, sem oferecer detalhamentos sobre o ocorrido. O cirurgião-dentista solicitou à mãe que aguardasse fora da sala clínica e conduziu a entrevista diagnóstica com a paciente de forma cuidadosa e acolhedora, a fim de coletar informações sobre as circunstâncias causadoras dos traumatismos apresentados pela paciente. Em seguida, iniciou o atendimento de urgência.

O atendimento imediato à paciente consiste em
I. exame radiográfico para avaliar a extensão e características das fraturas dentárias, bem como das condições ósseas da região ântero-superior. II. irrigação abundante dos lábios e tecidos moles com soro fisiológico para favorecer a limpeza e remoção de corpos estranhos. III. confecção de sutura festonada no lábio superior, permitindo tracionamento homogêneo do tecido e menor acúmulo de resíduos. IV. biopulpectomia nos dentes 21 e 22, visando evitar a reabsorção radicular. V. profilaxia do tétano, por meio de vacina de reforço. VI. orientação para uma dieta inicialmente líquida, progredindo para a pastosa e a sólida, evitando morder alimentos rígidos com os incisivos. VII. reimplante do dente 11, tendo em vista o comprometimento da vascularização periodontal e pulpar. VIII. contenção rígida dos fragmentos ósseos fraturados, visando reduzir a possibilidade de anquilose.
A sequência indicada de procedimentos corretos está em
Ver Comentários

Q132295 - CCV-UFC Odontólogo 2017

Assinale a alternativa que apresenta a indicação para utilização do mantenedor de espaço banda-alça.
Ver Comentários

Q132631 - FCC Analista Legislativo 2012

Paciente de 12 anos de idade, sexo masculino, sofreu um acidente de bicicleta e foi levado primeiro ao hospital e depois à clinica odontológica, cerca de 9 horas após o acidente. A criança apresentava hematomas lábio-nasais e maxilares, laceração da mucosa labial e gengival na região maxilar superior, com luxação e hipermobilidade dos incisivos centrais. No exame radiográfico detectou-se fratura do tecido ósseo vestibular, porém não houve fratura da raiz dos incisivos, apenas o deslocamento das raízes para vestibular e, consequentemente, a projeção das coroas para palatino. A sequência correta de procedimentos para a manutenção da integridade dos dentes incisivos centrais, em função e estética, é 

Ver Comentários

Q132759 - CESPE Analista Judiciário - Odontologia 2017

Um paciente do sexo masculino, com oito anos de idade, apresentava o seguinte quadro clínico no atendimento odontológico: gengivite marginal, principalmente nos dentes em processo de erupção; dentes 16 e 26, na arcada superior, com erupção parcial e lesão de mancha branca opaca nas vertentes das cúspides próximas às cicatrículas; dentes 55, 54, 53 e 63 sem sinais clínicos de lesão de cárie dentária; dentes 12, 11, 21 e 22 com erupção parcial; dentes 36 e 46, na arcada inferior, com lesão de cárie oclusal cavitada; dentes 75 e 74 com lesão interproximal ativa ultrapassando o limite amelodentinário; dentes 73, 83, 84 e 85 sem sinais clínicos de lesão de cárie dentária; dentes 31, 32, 41, 42 hígidos e em processo final de erupção.


Com base nesse caso clínico, assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q132761 - CESPE Analista Judiciário - Odontologia 2017

Caso clínico 5A4BBB


Uma mãe procurou serviço odontológico para o filho de nove anos de idade que estava com o elemento 84 muito destruído por cárie, com indicação de extração. Radiograficamente, observou-se ter havido perda óssea na região periapical e que o elemento dentário 44 estava com um terço da raiz formada, compatível com estágio 7 de Nolla.


Com relação ao caso clínico 5A4BBB, julgue os itens seguintes.


I Pode ser indicada a colocação de um mantenedor de espaço tipo banda-alça, visando-se à preservação da integridade da evolução normal da oclusão, mesmo considerando-se o estágio 7 de Nolla.

II A banda-alça constitui um aparelho fixo indicado para a manutenção de espaço de um ou mais dentes decíduos até a erupção do dente permanente, podendo ser usado uni ou bilateralmente.

III Uma alternativa para a confecção da banda-alça, que deve ser confeccionada em modelo e soldada, seria a colocação de uma alça feita de fio de aço inoxidável 0,3 mm fixado ao 46 com resina composta.


Assinale a opção correta.

Ver Comentários

Q132763 - CESPE Analista Judiciário - Odontologia 2017

Caso clínico 5A4BBB


Uma mãe procurou serviço odontológico para o filho de nove anos de idade que estava com o elemento 84 muito destruído por cárie, com indicação de extração. Radiograficamente, observou-se ter havido perda óssea na região periapical e que o elemento dentário 44 estava com um terço da raiz formada, compatível com estágio 7 de Nolla.


Considerando o caso clínico 5A4BBB, assinale a opção correta acerca da cronologia e dos fatores que influenciam a erupção dental.
Ver Comentários

Q132969 - CESPE Técnico de Saúde Bucal 2017

Acerca dos princípios de odontopediatria, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q133734 - FCC Cirurgião-dentista 2013

Paciente com 5 anos chega ao ambulatório com queixa de dor, dizendo que não quer entrar porque tem medo de dentista. Sua
mãe relata que ela tomou várias injeções quando esteve internada. Foi relatado que a paciente respira pela boca. Dente 55 com
lesão de cárie ativa e presença de imagem radiolúcida no periápice sem comprometimento da cripta do permanente.
  O tratamento mais adequado a ser realizado, no dente 55, é 
Ver Comentários

Q134634 - VUNESP Odontologia 2015

A indicação de exodontia no caso de traumatismo em
dentes decíduos superiores anteriores ocorre quando há
Ver Comentários

Q136940 - IBFC Cirurgião-dentista 2013

Paciente H.M.L, 8 anos de idade, gênero masculino, chega
ao consultório odontológico relatando sentir dor na região
do dente 11. Durante o exame clínico, o cirurgião-dentista
constata que o garoto não apresenta o elemento dentário
11 erupcionado na arcada dentária. Detectou-se,
radiograficamente, que o dente está posicionado em uma
condição subgengival. Neste caso, a conduta mais
apropriada consiste em realizar:
Ver Comentários