Mulher de 28 anos, assintomática, vem para mostrar o resultado do seu exame citopatológico do colo uterino que apresenta:
Células escamosas atípicas de significado indeterminado possivelmente não neoplásicas (ASC-US).
Segundo as Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer de colo do útero (INCA, 2016), assinale a alternativa
adequada.
“FG, 35 anos, sexo feminino, comparece à consulta, pois está preocupada após a morte recente da vizinha de apenas
37 anos por ataque cardíaco. Nega queixas. Mãe e pai são vivos e hipertensos. Ao exame físico é constatado um IMC
de 31 kg/m² e circunferência abdominal de 103 cm e PA de 135 x 90 mmHg.” Qual deve ser sua conduta no
momento?
“Jéssica, 19 anos, primípara, vem à consulta pois deseja esclarecimentos sobre a vacinação na gestação.” Assinale a
alternativa que contém a vacina que NÃO deve ser feita em gestantes.
Em uma mulher com mais de 20 semanas de gestação, alguns achados clínicos e laboratoriais compõem o conjunto de critérios
necessários para o diagnóstico de pré-eclâmpsia, como os abaixo, EXCETO
Conhecimentos acerca da saúde da mulher são considerados básicos para manutenção da saúde das trabalhadoras e a criação de atividades de prevenção para as mesmas. Em relação ás alterações vulvares, relacione as afirmativas abaixo de acordo com o seu provável diagnóstico e tratamento. Após realize o que se pede: I. Hematoma vulvar; II. Distrofia vulvar hiperplásica; III. Vestibulite Vulvar. ( ) Esta causa um espessamento da pele vulvar nos grandes lábios, faze externa dos pequenos lábios e área do clitóris; ( ) Esta se apresenta com edema de um ou ambos os lábios provocado por sangramento intersticial, mais frequentemente devido a trauma fechado; ( ) Como conduta e tratamento para esta alteração, as medidas específicas são dirigidas para a interrupção do ciclo prurido – escoriação – hiperemia, prurido. Esteroides tópicos, calmantes perineais e agentes antipruriginosos são os mais efetivos. Caso não ocorra uma melhora significativa em 3 meses, a realização de uma biópsia está indicada; ( ) Esta se apresenta como síndrome incomum de intensa sensibilidade da pele do introito vaginal posterior e vestíbulo vulvar. A ordem CORRETA de cima para baixo de acordo com o enunciado está na alternativa: