Q190935 - VUNESP Médico psiquiatra 2011
O medicamento menos indicado para o tratamento do comportamento agressivo e/ou violento encontrado em pacientes com transtorno de personalidade é
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Outros Distúrbios Psiquiátricos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
O medicamento menos indicado para o tratamento do comportamento agressivo e/ou violento encontrado em pacientes com transtorno de personalidade é
Assinale a alternativa que contém uma causa potencialmente reversível de demência:
Marque a correlação correta entre as demências e suas características clínicas.
Analise as afirmativas a seguir sobre o transtorno de personalidade antissocial (TPAS):
I. A prevalência de TPAS na população geral é de 3% em homens e 1% em mulheres. Na população carcerária, a prevalência chega a cerca de 75%.
II. Considerando-se todos os transtornos psiquiátricos, o maior risco para expressão de violência ocorre na combinação dos diagnósticos de abuso de álcool/drogas e TPAS.
III. São características do TPAS: indiferença pelos sentimentos alheios, desrespeito por normas sociais, impulsividade e incapacidade de sentir culpa.
IV. Fatores genéticos, disfunções do córtex pré-frontal e pais violentos e negligentes podem contribuir para o desenvolvimento de comportamento antissocial.
Está correto o contido em
Utilize o quadro clínico para responder às questões de números 02 e 03.
A conduta terapêutica inicial mais adequada é
Numa prova oral, quatro acadêmicos de Medicina fizeram as seguintes afirmações sobre a doença de Alzheimer:
I. Histórico familiar de quadros demenciais é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
II. Nos pacientes com Alzheimer e depressão preferir os antidepressivos tricíclicos, já que não exacerbam a confusão mental.
III. Surtos psicóticos nas fases iniciais de demência sugerem o diagnóstico de Alzheimer.
IV. Perda da independência para atividades cotidianas é forte preditor da doença de Alzheimer.
É correto o que consta APENAS em
O diagnóstico do transtorno depressivo maior é definido pela Associação Americana de Psiquiatria por meio de critérios estabelecidos pelo DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, 4th Ed). Dentre os sintomas que podem estar presentes para o diagnóstico, constam: humor deprimido, perda do interesse ou prazer nas atividades, perda ou ganho ponderal, insônia ou hipersonia, agitação ou atraso psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimentos de culpa excessiva ou inapropriada, diminuição da capacidade de concentração e pensamentos recorrentes de morte. Os dois critérios maiores para este diagnóstico, cuja presença de pelo menos um é obrigatória, são:
Quando um indivíduo sofre ruptura das defesas psicológicas socialmente estruturadas que lhe permitiam a convivência com a penosidade e os perigos de seu trabalho, sintomas como ansiedade, mal-estar e persistência de alterações podem protelar seu retorno à atividade laboral. Segundo Dejours (1987), o diagnóstico desse quadro é
Dentre os mecanismos psicológicos de defesa, frente a um risco evidente, o mais adotado é o de