Questões de concursos sobre "Traumatologia Forense" | Medicina Legal - página 50

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Traumatologia Forense que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q186003 - VUNESP Auxiliar de Necrópsia 2014

Dentre as características a seguir, aquela que é encontrada exclusivamente nos orifícios de entrada em lesões por projéteis de arma de fogo é:
Ver Comentários

Q186007 - FUNIVERSA Auxiliar de Autopsia 2010

     As queimaduras são lesões desencadeadas por agentes físicos, nas superfícies corporais. Dependendo da causa, podem ser classificadas em térmicas, elétricas e químicas. As que ocorrem mais frequentemente são as térmicas, sendo causadas pela exposição ao calor.
     De acordo com o grau de profundidade da lesão, as queimaduras podem ser classificadas como:
• queimadura de primeiro grau: a lesão atinge apenas a camada mais superficial da pele, apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço e calor local. A dor é importante. Pode ocorrer em pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado e sem proteção. Quando atinge grande parte do corpo, é considerada grave.
• queimadura de segundo grau: a lesão atinge as camadas mais profundas da pele. A característica desse tipo de queimadura é a presença de bolhas. O inchaço é importante, e a dor é bastante intensa. Como ocorre perda da camada superficial da pele, que protege contra a perda excessiva de água, nesse tipo de queimadura pode ocorrer perda intensa de água e sais minerais, levando a um quadro de desidratação grave. Esse tipo de queimadura pode ser causada pela exposição a vapores, líquidos e sólidos escaldantes.
• queimadura de terceiro grau: nesse tipo de queimadura, ocorre lesão de toda a pele, atingindo os tecidos mais profundos, como os músculos. Curiosamente, esse tipo pode não ser doloroso, já que as terminações nervosas que geram a dor são destruídas junto com a pele. A cicatrização geralmente é desorganizada, gerando cicatrizes inestéticas. Comumente, esse tipo de queimadura requer a realização de cirurgias, com enxerto de pele retirado de outras regiões do corpo.
                                                                    Internet: < http://boasaude.uol.com.br > (com adaptações).
Com o auxílio do texto, assinale a alternativa correta quanto a queimaduras.
Ver Comentários

Q186036 - FUNIVERSA Auxiliar de Autopsia 2010

      As queimaduras são lesões desencadeadas por agentes físicos, nas superfícies corporais. Dependendo da causa, podem ser classificadas em térmicas, elétricas e químicas. As que ocorrem mais frequentemente são as térmicas, sendo causadas pela exposição ao calor. 

       De acordo com o grau de profundidade da lesão, as queimaduras podem ser classificadas como:
•   queimadura de primeiro grau: a lesão atinge apenas a camada mais superficial da pele, apresentando vermelhidão local, ardência, inchaço e calor local. A dor é importante. Pode ocorrer em pessoas que se expõem ao sol por tempo prolongado e sem proteção. Quando atinge grande parte do corpo, é considerada grave.
•   queimadura de segundo grau: a lesão atinge as camadas mais profundas da pele. A característica desse tipo de queimadura é a presença de bolhas. O inchaço é importante, e a dor é bastante intensa. Como ocorre perda da camada superficial da pele, que protege contra a perda excessiva de água, nesse tipo de queimadura pode ocorrer perda intensa de água e sais minerais, levando a um quadro de desidratação grave. Esse tipo de queimadura pode ser causada pela exposição a vapores, líquidos e sólidos escaldantes.
•    queimadura de terceiro grau: nesse tipo de queimadura, ocorre lesão de toda a pele, atingindo os tecidos mais profundos, como os músculos. Curiosamente, esse tipo pode não ser doloroso, já que as terminações nervosas que geram a dor são destruídas junto com a pele. A cicatrização geralmente é desorganizada, gerando cicatrizes inestéticas. Comumente, esse tipo de queimadura requer a realização de cirurgias, com enxerto de pele retirado de outras regiões do corpo.
Internet: http://boasaude.uol.com.br (com adaptações).


Com o auxílio do texto, assinale a alternativa correta quanto a queimaduras.
Ver Comentários

Q186040 - FUNIVERSA Auxiliar de Autopsia 2010

Com relação à traumatologia forense, assinale a alternativa correta.
Ver Comentários

Q186084 - FUNIVERSA Auxiliar de Autopsia 2010

Entre as modalidades de exames de corpo de delito, quais são as realizadas por peritos médicos-legistas?
Ver Comentários

Q186086 - FUNIVERSA Auxiliar de Autopsia 2010

Quais são as classes de peritos oficiais incluídas nas modalidades de exames de corpo de delito?
Ver Comentários

Q186088 - FUNIVERSA Auxiliar de Autopsia 2010

Entre as perícias descritas no Código de Processo Penal vigente, as que estudam munições e efeitos dos tiros por elas produzidos, adulterações nos agregados, remoções de partes, transplantes de chassi, e as que compreendem melhoramento de imagem e identificação de voz, são, respectivamente,
Ver Comentários

Q186090 - FUNIVERSA Auxiliar de Autopsia 2010

Em relação à classificação dos locais de crime quanto à preservação, se os peritos criminais, ao chegarem ao local, encontrarem os vestígios da mesma forma que foram deixados depois da consumação da ação delituosa, ou seja, sem sofrer nenhuma alteração, é correto afirmar que se trata de um local
Ver Comentários

Q186093 - FUNIVERSA Auxiliar de Autopsia 2010

São exemplos de coleta e acondicionamento de material para contraprova
Ver Comentários

Q186095 - FUNIVERSA Auxiliar de Autopsia 2010

A prova pericial é uma prova técnica, uma vez que pretende atestar a existência de fatos cuja certeza, segundo a lei, somente seria possível a partir de conhecimentos específicos. Acerca da prova pericial, é correto afirmar que
Ver Comentários