Questões de concursos sobre "Balística" | Medicina Legal - página 6

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Balística que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q185414 - UEG Delegado de Polícia 2012

Quando o projétil de arma de fogo é transfixante observa-se, no corpo humano, um segundo orifício, ou seja, o orifício de saída, cuja lesão apresenta a seguinte característica: 
Ver Comentários

Q185633 - CEPERJ Delegado de Polícia 2009

Diante das duas afirmações: 1ª) A flecha com ponta metálica e haste de madeira tende a ter maior estabilidade em atingir o alvo do que um projétil de arma de fogo não-raiada e 2ª) O centro de pressão próximo à ponta e ao centro de massa junto à base favorecem maior estabilidade do projétil na trajetória, responda:
Ver Comentários

Q185635 - CEPERJ Delegado de Polícia 2009

Com relação às granadas, artefatos bélicos de arremesso, que atualmente vêm sendo utilizadas pelos traficantes cariocas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ao lado de cada uma das afirmativas abaixo e determine qual a sequência correta.

( ) Possuem trajetória retilínea, sua forma pode ser esférica, cilíndrica ou oval, são munidas de espoleta e dotadas de carga interior variável segundo sua aplicação.

( ) Podem ser lançadas com a mão ou com o auxílio de uma arma de fogo e detonam por tempo ou percussão.

( ) As ofensivas atuam basicamente pelo estilhaçamento ou fragmentação do invólucro.


( ) As defensivas agem principalmente pela onda explosiva, resultante da detonação da carga de arrebentamento.

( ) As especiais contêm um agente químico que produz um efeito tóxico ou irritante, cortinas de fumaça, ações incendiárias e luminosas ou qualquer combinação das mesmas.

( ) Seus efeitos lesivos mecânicos dependem da sua carga e mecanismo de ação.
Ver Comentários

Q185658 - FDRH Perito Químico Forense - Química 2008

No estudo de um cadáver, vítima de homicídio por disparos de arma de fogo, o encontro, no entorno (orla) dos orifícios, do denominado anel de Fish, sem outros achados adicionais, caracteriza que 

Ver Comentários

Q185725 - MPE-PB Promotor de Justiça 2010

A respeito das lesões produzidas por projétil de arma de fogo, considere as proposições abaixo e, em seguida, indique a alternativa que contenha o julgamento devido sobre elas: 

I - A apresentação de aréola equimótica no ferimento de entrada afasta a possibilidade de ter sido o tiro deflagrado a curta distância.

II - A orla de escoriação ou de contusão é um dos sinais comprovadores de ferimento de entrada nos tiros dados a qualquer distância.

III - O ferimento de saída terá forma irregular, bordas reviradas para fora, maior sangramento e halo de enxugo, não apresentando orla de escoriação e nem elementos químicos resultantes da decomposição da pólvora.
Ver Comentários

Q185857 - INSTITUTO AOCP Técnico de Necrópsia 2015

Uma característica presente nos ferimentos
causados por arma de fogo, quando o tiro é
encostado, é conhecido como
Ver Comentários

Q185906 - FDRH Auxiliar de Perícia Médico-legal 2008

O que caracteriza um orifício de saída de um projetil de arma de fogo?
Ver Comentários

Q185919 - FUMARC Investigador de Polícia 2014

Considerando as lesões produzidas por projéteis de arma de fogo, não é raro encontrar eventos em que um único projétil é capaz de transfxar várias partes do corpo, determinando vários orifícios de entrada e saída. Essa condição é denominada trajeto em
Ver Comentários

Q185927 - CESGRANRIO Inspetor de Segurança 2011

Quando um corpo é atingido por um tiro, ao penetrar no corpo, o projétil provocará duas cavidades. Uma delas será responsável pela compressão dos tecidos por onde passar, interrompendo os impulsos nervosos emitidos pelo cérebro e fazendo com que esse corpo caia. Tal cavidade e efeito são denominados, respectivamente,
Ver Comentários

Q186003 - VUNESP Auxiliar de Necrópsia 2014

Dentre as características a seguir, aquela que é encontrada exclusivamente nos orifícios de entrada em lesões por projéteis de arma de fogo é:
Ver Comentários