Q176137 - CESGRANRIO Técnico de Manutenção Júnior - Mecânica 2011
As roscas empregadas nos parafusos e porcas apresentam filetes cuja geometria depende do emprego desse elemento de fixação. As três geometrias mostradas nas figuras I, II e III apresentam, respectivamente, filetes de forma
Q176215 - CESGRANRIO Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior 2012
A figura apresenta o desenho de uma roda dentada. Na execução do desenho técnico, foram aplicadas normas que fornecem informações sobre tolerâncias geométricas, tolerâncias dimensionais e estado de superfície.
Com base nessas normas, considere as afirmações a seguir.
I - Todas as superfícies dos dentes da roda devem ter rugosidade Ra de 1,6 mm, segundo a NBR 8404:1984.
II - O batimento radial do diâmetro externo da roda não deve ser maior que 0,045 mm em qualquer plano, durante uma rotação completa em torno da linha de centro de A, de acordo com a NBR 6409:1997.
III - A dimensão máxima do furo do cubo da roda dentada deve ser igual a 14,000 mm, segundo a NBR 6158:1995.
IV - A face oposta deve manter 0,05 mm de paralelismo, em relação à superfície de referência B, como tolerância de orientação, de acordo com a NBR 6409:1997.
São corretas as afirmações
Q176219 - CESGRANRIO Técnico de Inspeção de Equipamentos e Instalações Júnior 2012
A NBR 10067:1995 estabelece a posição relativa das vistas no primeiro e no terceiro diedros. O flange mostrado na figura está representado nas vistas (1) e (2) que, segundo essa norma, são denominadas
Q176224 - CESGRANRIO Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Eletrônica 2012
As plantas de tubulação são desenhos feitos em escala e devem conter diversas representações. A esse respeito, considere as afirmações abaixo. I - As plantas de tubulação devem conter todas as construções existentes na área representada, quaisquer que sejam a natureza ou a finalidade.
II - As plantas de tubulação devem conter os principais suportes de tubulação, contendo a numeração, indicação do tipo e cotas de posição e elevação.
III - As plantas de tubulação devem conter todos os vasos, equipamentos e máquinas ligadas à rede de tubulações.
IV - As plantas de tubulação devem conter plataformas, passarelas e escadas de acesso, contendo a posição e elevação cotadas, sendo conveniente indicar o sentido sobe/desce de escadas e rampas. É correto o que se afirma em
Q176225 - CESGRANRIO Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Eletrônica 2012
A ilustração corresponde ao desenho isométrico de um(a)
A peça fundida, abaixo representada, contém furos.
Para atendimento das tolerâncias exigidas, a sequência de processos de usinagem a ser adotada é:
Q176383 - CESGRANRIO Técnico de Manutenção Júnior - Mecânica 2014
A Figura acima representa parte de uma alavanca de comando com batente de fim de curso em vista isométrica, no primeiro diedro.
A vista frontal e a vista lateral esquerda, no primeiro diedro, são representadas em:
Q176402 - CESGRANRIO Técnico de Manutenção Júnior - Mecânica 2014
A Figura acima representa a vista frontal de um eixo cilíndrico no primeiro diedro. O eixo tem um rasgo de chaveta em cada extremidade, quatro furos cegos com rebaixo, iguais, na região de maior diâmetro, espaçados de 90° e quatro rasgos de chaveta na seção do segundo maior diâmetro, também iguais e espaçados de 90°. As seções P-P, Q-Q, R-R e S-S, obtidas a partir de cortes da vista apresentada, estão respectivamente representadas em:
Q176405 - CESGRANRIO Técnico de Manutenção Júnior - Mecânica 2014
Nas representações em desenho técnico da posição do plano de corte e da posição limite de peças móveis, são usadas, respectivamente, linhas do tipo.
Q176409 - CESGRANRIO Técnico de Manutenção Júnior - Mecânica 2014
Deseja-se desenhar, no primeiro diedro, todas as vistas projetadas da peça acima, representada em vista isométrica também no primeiro diedro.
Uma vez determinada a posição da vista frontal, todas as demais vistas têm suas posições relativas definidas, sendo que a vista posterior é desenhada.