Q177530 - IDECAN Engenheiro de segurança do trabalho 2016
As combustões podem ser classificadas, conforme a sua velocidade, em completa, incompleta e explosão. De acordo
com as formas de combustão, assinale a alternativa INCORRETA.
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Motor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
As combustões podem ser classificadas, conforme a sua velocidade, em completa, incompleta e explosão. De acordo
com as formas de combustão, assinale a alternativa INCORRETA.
Com relação ao uso de diferentes combustíveis em motores do ciclo Diesel ou Otto, assinale a opção correta.
A Figura abaixo apresenta três faixas (I, II e III) de concentração de um gás de hidrocarbonetos no ar.
Essas faixas são delimitadas pelo Limite Inferior de Inflamabilidade (LII) e pelo Limite Superior de Inflamabilidade (LSI) desse gás.
Analisando-se a Figura, verifica-se que os valores de concentração desse gás no ar são insuficientes para manter e propagar a sua combustão na(s) faixa(s)
Considere as afirmativas a seguir e indique a alternativa correta:
Considere a gravura a seguir:
Num sistema de refrigeração do motor, conforme o apresentado acima, o componente identificado pela letra “A", que tem por função refrigerar a água aquecida proveniente do motor, é denominado:
O sistema de acionamento de uma máquina é constituído de um motor elétrico, dois eixos flexíveis e dois pares de engrenagens, como esquematizado na figura acima. Se a máquina exige um torque de acionamento T = 1,5 kN.m, e os dois pares de engrenagens apresentam uma relação de velocidades de 1:5, os torques a serem utilizados no dimensionamento dos eixos 1 e 2, em N.m, são, respectivamente,
Os veículos automotivos de linha leve, como os populares de motor 1.0, funcionam alimentados por gasolina, álcool ou a mistura de ambos. Quanto aos componentes do sistema de alimentação de combustível, assinale a alternativa correta.
Com relação aos motores automotivos de combustão interna, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às sentenças a seguir e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
( ) O ciclo de um motor de combustão interna possui dois ou quatro estágios (ou ciclos).
( ) São partes fixas do motor: bloco, cárter e cabeçote.
( ) Os motores de combustão interna são assim chamados por transformarem energia térmica gerada pela queima do combustível em energia mecânica.
( ) Existem dois tipos de anéis: de vedação, na parte de cima do pistão, e de lubrificação (ou raspagem), na parte de baixo do pistão.
( ) A biela é a parte do motor que liga o pistão ao virabrequim.
( ) Um motor de combustão interna de quatro tempos é assim definido pelo fato de o seu ciclo de funcionamento ser realizado em quatro fases: admissão, compressão, explosão ou combustão e escape.
Os motores com ignição por centelha (Ciclo Otto: gasolina, álcool ou gás) apresentam, como resultado da combustão, uma série de gases que, analisados, resultam em uma verificação importante do funcionamento do motor. A maioria desses gases é poluente, por isso são controlados pela legislação sobre emissões, através do Programa Nacional de Controle de Emissões Veiculares – PROCONVE.
Monóxido de Carbono, tóxico mesmo em pequenas quantias, pois se combina com a hemoglobina do sangue e pode causar asfixias e desmaios. Combustível não queimado (hidrocarbonetos). Apesar de não ser tóxica, sua grande concentração, na atmosfera, provoca reações químicas que irritam as mucosas e são nocivas às plantas. O Nitrogênio é um gás inerte, que, em teoria, deveria passar inalterado na combustão, mas, devido às enormes pressões e temperaturas da câmara de combustão, acaba reagindo com o oxigênio, formando óxidos nítricos (NOx). Assim é importante que a temperatura do motor seja controlada, pois, quanto mais quente o motor, maiores quantidades de NOx são produzidas. Esse poluente causa, em grandes quantias, irritação nos olhos e nas mucosas, além de ressecamento de plantas com posterior morte. A solução encontrada na engenharia é
O sensor sonda lambda produz tensão somente depois de atingida a temperatura operacional superior a 300ºC. Quando o sensor está frio, será medida a voltagem de referência que indica circuito aberto. Para facilitar a análise da combustão e a qualidade das emissões no escape, em função do tipo de mistura, é definido um número denominado Fator Lambda. Os valores para o fator lambda são