Questões de concursos sobre "Função de 2º Grau ou Função Quadrática e Inequações" | Matemática - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Função de 2º Grau ou Função Quadrática e Inequações que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q153114 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

                             ATENÇÃO!


• Para responder à questão, as funções reais de variável real consideradas são: 

                    


• Os domínios e os conjuntos imagem (ou conjunto de valores) destas funções são identificados por: Dom(f), Im(f), Dom(g) e Im(g) respectivamente.

• R representa o conjunto dos números reais.


O número total de pontos críticos (de máximo local, de mínimo local ou ponto de inflexão) das funções f e g é
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Q153118 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

                             ATENÇÃO!


• Para responder à questão, as funções reais de variável real consideradas são: 

                    


• Os domínios e os conjuntos imagem (ou conjunto de valores) destas funções são identificados por: Dom(f), Im(f), Dom(g) e Im(g) respectivamente.

• R representa o conjunto dos números reais.


A função g : R – { p} →R – { q} é invertível. Sua inversa g-1: R – { q} → R – { p} tem a forma com a, b e c constantes. Nestas condições a soma a + b + c é igual a 

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Q153133 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

O coeficiente de x6 no desenvolvimento de
( x2 + 2x -1)4 é igual a
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Q153143 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

A circunferência não é a única curva plana localizada na superfície de um cone. Há outras três que foram apresentadas no primeiro trabalho significativo produzido por Apolônio (262-192 a.C.), as quais ele denominou de parábola, hipérbole e elipse (curvas ou seções cônicas). Muitos séculos após, com o surgimento da Geometria Analítica, foi estabelecida toda a base para a representação das curvas cônicas por equações quadráticas. Verificando as equações seguintes:

x2 – 4x + 2y = 0; x2 + y2 - x – y + 1 = 0;

16x2 + 9y2 – 144 = 0; 4x2 + y2 - 8x - 2y + 1 = 0;

4x2 – y2 – 8x + 2y + 7 =0 e x2 + xy + y – 1 = 0.


Identificando as curvas por elas representadas verifica-se que temos n curvas cônicas (elipse, hipérbole, parábola, circunferência). Assim, pode-se afirmar corretamente que 

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Q153175 - IF-RS Professor - Matemática 2018

Sejam as funções ƒ: R → R e g: R → R, tais que f é uma função quadrática e g uma função afim e ƒ(-3) = ƒ(2) = 0 , ƒ(0) = 6, g(-2) = 4 e g(2) = 0 conforme a figura. Calcule a área da região sombreada. 


                       

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Q153221 - VUNESP Analista de Desenvolvimento Urbano - Estatística 2014

Considere o gráfico da função definida por ƒ(x) = x2
– 3x.
A área da região entre os pontos (x, y) de f com y ≤ 0 e o eixo
das abscissas (y = 0) é
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Q153222 - VUNESP Analista de Desenvolvimento Urbano - Estatística 2014

Seja ƒ(x, y) = x + y e S a região definida por 0 ≤ x ≤ 5 e
0 ≤ y ≤ 3. O volume do sólido sob o gráfico da função f e
acima da região S é
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Q153223 - VUNESP Analista de Desenvolvimento Urbano - Estatística 2014

Considere a função definida por ƒ(x, y) = x2 + y2 – 2x.


Com relação aos pontos críticos, de mínimo e de máximo, pode-se afirmar que a alternativa correta é

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Q153229 - VUNESP Analista de Desenvolvimento Urbano - Estatística 2014

Considere o esboço do gráfico da função real de uma variável real x da figura.


                 


Essa função f é definida por f (x) igual a 

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Q153395 - Colégio Pedro II Professor - Matemática 2018

Considere a representação gráfica das funções ƒ(x) = x2 − 4x e g(x) = 2xx2 no mesmo sistema cartesiano ortogonal.


A medida da área do plano delimitada pelas funções ƒ e g é um número 

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