I. É o planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. Sua função é orientar a indústria para que
ela possa produzir mercadorias para as quais exista uma demanda real ou potencial.
II. No Brasil, popularizou-se o termo merchandising para designar o espaço vendido em novelas, filmes e outros programas
para empresas que queiram veicular seus produtos.
III. O merchandising social acontece quando um produto da indústria cultural, como a novela, promove uma atividade social,
como adoção, vacinação ou doações.
Entre as várias estratégias adotadas dentro do planejamento de marketing há o merchandising, que visa à
Q152721 - FUNIVERSA Comunicação Social (Bacharelado) 2010
Termo que designa, em mídia, a veiculação de menções ou aparições de um produto, serviço ou marca, de forma não ostensiva e aparentemente casual, em programa de televisão ou rádio, filme cinematográfico, espetáculo teatral etc.
Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Barbosa. Dicionário de Comunicação. São Paulo: Ática, 1987.
São unidades avançadas de promoção, marketing e
apoio à comercialização de produtos, serviços e destinos
turísticos brasileiros no mercado internacional. Têm como
principal atribuição promover e divulgar o turismo brasileiro
nos mercados-alvo, oferecendo alternativas que contribuam
para a consolidação da imagem do País como um destino
turístico atraente e competitivo. A primeira unidade foi
inaugurada em janeiro de 2004 em Portugal. A experiência
brasileira é inovadora no modelo de promoção turística
internacional de países.
Internet: (com adaptações).
As unidades avançadas de que trata o texto são os(as)