Questões de concursos sobre "Matriz BCG" | Marketing - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Matriz BCG que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q152635 - FCC Analista - Administrador 2016

A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana
Boston Consulting Group em 1970. Esta matriz é uma das formas mais usuais de representação do posicionamento de produtos
ou unidades estratégicas de negócio da empresa em relação a variáveis externas e internas. Os produtos devem ser
posicionados na matriz e classificados de acordo com cada quadrante. De acordo com referida classificação, um produto
enquadrado como “vaca leiteira” assim o é porque 
Ver Comentários

Q152636 - MGA Administrador 2015

Analise a figura abaixo:  



A figura refere-se a uma ferramenta de análise de portfólio de produtos ou serviços, proporcionando clareza em seu ciclo de venda. A ferramenta refere-se:  
Ver Comentários

Q152637 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Administrador 2016

    Desde outubro de 2015, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) começou a eliminar onze linhas de ônibus que circulam pela zona Sul do Rio de Janeiro. A proposta é reduzir em 35% as linhas de ônibus do município, a fim de tornar o sistema de transporte público mais eficiente.

A figura da ferramenta utilizada que representa uma linha de ônibus que será eliminada é: 

Ver Comentários

Q152638 - Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ Administrador 2016

     Desde outubro de 2015, a Secretaria Municipal de Transportes
(SMTR) começou a eliminar onze linhas de ônibus que circulam
pela zona Sul do Rio de Janeiro. A proposta é reduzir em 35% as
linhas de ônibus do município, a fim de tornar o sistema de transporte
público mais eficiente. 

Para concluir quais linhas seriam eliminadas, foi utilizada uma ferramenta de gestão que analisa o número atual passageiros com a perspectiva de aumento na demanda nas linhas. A ferramenta que combina essas duas variáveis é: 

Ver Comentários

Q152651 - FEPESE Analista do Ministério Público 2014

Analise as afrmativas abaixo:

1. A Matriz BCG é uma análise gráfca desenvolvida por Bruce Henderson com o objetivo de suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio, fundamentando-se no conceito de ciclo de vida do produto.
2. Entre os métodos utilizados para a tomada de decisão podem ser citados: Simulação de Monte Carlo e Árvore de Decisão.
3. O Modelo do Managerial Grid foi desenvolvido por Robert Blake e Jane Mouton, e consiste em um sistema de informações aplicado para o gerenciamento de informações.

Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas.
Ver Comentários

Q152659 - FCC Analista de Marketing 2013

Existem diversas ferramentas para análise do plano de portfólio de negócios de uma organização. Uma das mais populares é a Matriz BCG, proposta pelo Boston Consulting Group. Em relação a esta ferramenta de análise estratégica, 
Ver Comentários

Q152665 - FCC Administrador 2012

A abordagem do Boston Consulting Group - BCG no planejamento “de cima para baixo” está configurada em sua matriz de crescimento para determinar os investimentos nos empreendimentos de uma organização. Se há produtos ou serviços com baixo crescimento e posição de mercado, absorvem caixa e recursos. São pesos que devem ser afastados ou cortados. Na matriz de crescimento e participação BCG entende-se que são: 


Ver Comentários

Q152666 - FCC Analista de Controle 2011

Considere a matriz de crescimento - participação, do BCG, constante da figura abaixo. Entende-se que existe uma sequência desejável entre os quadrantes. 



Considerando Henderson, Mintsberg e outros, a sequência de crescimento seguro é
Ver Comentários

Q152683 - CESGRANRIO Administrador 2011

O conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu ampliar os investimentos em uma unidade estratégica de negócios, cuja participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas. Essa decisão deveu-se ao fato de a unidade ser lucrativa, porém consumir um investimento razoável para competir com muitos concorrentes que são atraídos para um mercado que cresce rápido. Segundo a matriz BCG, essa unidade é classificada pela expressão
Ver Comentários