Questões de concursos sobre "Marketing Organizacional" | Marketing - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Marketing Organizacional que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q152576 - FCC Publicitário 2018

Sobre Merchandising, considere:


I. É o planejamento promocional do produto antes de ser lançado no mercado. Sua função é orientar a indústria para que ela possa produzir mercadorias para as quais exista uma demanda real ou potencial.

II. No Brasil, popularizou-se o termo merchandising para designar o espaço vendido em novelas, filmes e outros programas para empresas que queiram veicular seus produtos.

III. O merchandising social acontece quando um produto da indústria cultural, como a novela, promove uma atividade social, como adoção, vacinação ou doações.


Está correto o que se afirma em 

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Q152577 - FGV Técnico de Nível Superior - Jornalismo 2014

Sobre as ações que devem ser tomadas em relação à mídia após a
empresa assessorada ter ultrapassado momentos de crise, avalie
as afirmativas a seguir

I. Os veículos de comunicação que não mantiveram uma boa relação com a empresa durante os momentos de crise, devem ser retirados do mailing list. II. As ações de divulgação devem buscar fortalecer a credibilidade da empresa para que, aos poucos, a memória dos dados negativos seja substituída por uma percepção positiva por parte do público. III. Devem ser implantados programas que promovam a sustentação da imagem da empresa e a preparem para enfrentar quaisquer circunstâncias adversas e novas crises.
Assinale:
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Q152581 - FCC Publicitário 2018

A marca, de uma instituição ou empresa, também é denominada como 
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Q152585 - FCC Publicitário 2018

Será realizada uma campanha de marketing institucional para uma organização não governamental voltada à preservação do meio ambiente. Durante a execução da campanha, estão previstos os seguintes objetivos:


I. Demonstrar aos apoiadores da organização que suas contribuições para as metas, principalmente quando envolvem doações financeiras, estão sendo utilizadas de forma correta e ética.

II. Alertar o seu público sobre a existência da instituição, suas metas na sociedade, serviços prestados e a necessidade de contribuição (inclusive financeira, se for o caso).

III. Influenciar pessoas e entidades na sociedade a aceitar as metas da organização também como suas, merecedoras de auxílio do público (inclusive financeiro, quando for o caso), coletando apoios.


A ordem correta para realização desses objetivos é 

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Q152586 - FCC Relações Públicas 2018

É praticamente impossível falar sobre comunicação interna sem falar em endomarketing. Os dois conceitos andam praticamente juntos, ‘unha e carne’. Porém, é fundamental esclarecer uma pequena confusão: muitas pessoas e ‘organizações’ confundem esses itens, dizendo que endomarketing é comunicação interna. Quase certo. A comunicação na verdade faz parte do endomarketing. Ou seja, a comunicação é uma ferramenta do endomarketing.


(TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas)
Tavares acrescenta que, dentro da filosofia do endomarketing, para o seu melhor desempenho há dois enfoques básicos, que são
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Q152587 - FGV Analista de Comunicação 2018

A fonte de informações inicial para a elaboração de uma
estratégia de gestão da marca e posicionamento de um banco é:
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Q152588 - FGV Analista de Comunicação 2018

Um banco público solidamente estabelecido há mais de meio século em um mercado regional vê a entrada de dois novos concorrentes, que empregam campanhas agressivas para a captação de clientes.


Para mensurar o seu posicionamento de mercado diante dos clientes, após essas campanhas da concorrência, o banco público deve fazer uma pesquisa para avaliar o(a): 

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Q152591 - FGV Analista de Comunicação 2018

A agência de um banco está situada em uma comunidade carente. A área de comunicação mantém um contato regular com a comunidade, realizando diversas ações institucionais, com viés social.


O objetivo principal dessa atividade junto a esse público é obter: 

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Q152593 - FGV Analista de Comunicação 2018

Uma empresa de capital aberto tem como um de seus públicos mais relevantes os acionistas e investidores.


O assessor de comunicação, ao elaborar um planejamento para se relacionar com esse público, deve buscar informações específicas com o setor de:

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Q152602 - FCC Analista - Comunicação Social 2017

O Planejamento da Comunicação Integrada elaborado com base na análise SWOT cruzada resulta em quatro comportamentos
estratégicos, essenciais para o bom desempenho da instituição. As estratégias advindas dessa análise são as seguintes: 
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