Questões de concursos sobre "Parnasianismo" | Literatura - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Parnasianismo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q214246 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

A geração de 1930 vive um período de tensão e de crise e busca uma estabilização das conquistas modernas. Analise as afirmações sobre os poetas brasileiros dessa geração e sua produção.


I. Carlos Drummond de Andrade: as diferentes fases de sua poesia refletem a evolução de seu pensamento. Era também contista e cronista.

II. Jorge de Lima: sua poesia evoluiu de realista para uma poesia religiosa, mística, e então surrealista.

III. Vinicius de Morais: sua poesia evoluiu de católica para uma poesia erótica onde a presença da mulher é constante.

IV. Cecília Meireles: vem do Parnasianismo e filia-se ao Modernismo de segunda fase, quer pelo espiritualismo, quer pela forma, quer pela harmonia de seus versos.


É correto apenas o que se afirma em

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Q214250 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

No que concerne ao Parnasianismo, é correto afirmar que
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Q214252 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

Considerando o Parnasianismo da segunda metade do século XIX e o Simbolismo do fim do século XIX e início do século XX no Brasil, atente para os itens listados a seguir e escreva, nos parênteses, 1 para as características do Parnasianismo e 2 para as características do Simbolismo.


( ) Volta ao Romantismo.

( ) Volta à cultura clássica.

( ) Exterioridade: culto à natureza.

( ) Interioridade: culto do sonho, da fantasia, da imaginação.

( ) Poema endereçado à emoção.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

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Q214274 - IDECAN Professor - Língua Portuguesa 2015



Quanto ao aspecto formal, é possível afirmar‐se, em relação ao poema “Rio abaixo”, que
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Q214275 - IDECAN Professor - Língua Portuguesa 2015



Em relação ao poema “Rio abaixo”, é possível afirmar que
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Q214288 - CESPE Professor Pleno I 2013

Vaso Chinês Alberto de Oliveira 
Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado.
Fino artista chinês, enamorado, Nele pusera o coração doentio Em rubras flores de um sutil lavrado, Na tinta ardente de um calor sombrio.
Mas, talvez por contraste à desventura, Quem o sabe?... de um velho mandarim Também lá estava a singular figura;
Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a Sentia um não sei quê com aquele chim De olhos cortados à feição de amêndoa.
Com base na leitura do poema acima, assinale a opção correta no que diz respeito à estrutura, ao tema e aos aspectos da produção poética parnasiana no Brasil.
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Q214297 - NUCEPE Professor - Língua Portuguesa 2018

Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando o poeta à respectiva Escola Literária. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência CORRETA:


(1) Gonçalves Dias

(2) João Cabral de Melo Neto

(3) Olavo Bilac

(4) Cláudio Manuel da Costa

(5) Cruz e Sousa


( ) Arcadismo

( ) Romantismo

( ) Parnasianismo

( ) Simbolismo

( ) Modernismo

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Q214298 - NUCEPE Professor - Língua Portuguesa 2018

Considere as afirmativas sobre as características das Escolas Literárias e assinale a alternativa CORRETA.


I – Sugestão e musicalidade são características do Simbolismo.

II – Objetividade e culto à forma são características do Romantismo.

III – Subjetividade e sentimentalismo exacerbados constituem as principais características do Parnasianismo.

IV – Bucolismo e imitação dos clássicos são características do Arcadismo.

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Q214303 - FUNCERN Professor - Língua Portuguesa 2017

Considere os excertos de poemas da literatura brasileira:


(I)

Lembro-me bem. A ponte era comprida,

E a minha sombra enorme enchia a ponte,

Como uma pele de rinoceronte

Estendida por toda a minha vida!


(II)

Se se pudesse o espírito que chora

Ver através da máscara da face,

Quanta gente, talvez, que inveja agora

Nos causa, então piedade nos causasse!


(III)

O Eden alli vai n’aquella errante

Ilhinha verde – portos venturosos

Cantando à tona d’água, os tão mimosos

Simplices corações, o amado, o amante.


(IV)

Existe um povo que a bandeira empresta

Para cobrir tanta infâmia e cobardia!...

E deixa-a transformar-se nesta festa

Em manto impuro de bacante fria!...


Em relação aos excertos, é correto afirmar:

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Q214320 - IFB Professor - Letras 2017

I) Alberto de Oliveira
II) Raimundo Correia
III) Olavo Bilac
IV) Francisca Júlia
V) Artur Azevedo

( ) Estreou com o livro Mármores. Atravessou a fronteira que separava o Parnasianismo do Simbolismo. Em sua obra Esfinges, já aparecem exemplos dessa nova postura espiritual e artística.
( ) Iniciou o curso de Medicina no Rio de Janeiro e de Direito em São Paulo, mas não terminou nenhum deles. No poema “Profissão de fé” faz um juramento de que morrerá “em prol do Estilo”. “Ora (direis) ouvir estrelas” e “Nel mezzo del camin” são exemplos de seus famosos sonetos.
( ) Era também jornalista e comediógrafo. Soube dar tom humorístico à sua produção poética parodiando resquícios ultrarromânticos espalhados na poesia e no teatro de seu tempo.
( ) Fez Humanidades no Colégio Pedro II e Direito em São Paulo. Estreou com “Primeiros Sonhos”, coleção de versos de adolescente com características de resquícios românticos. Com a obra Sinfonias já temos o sonetista de “As pombas”, “Mal secreto” e “Anoitecer”.
( ) Seguindo o princípio da arte pela arte, segundo o qual desfazia-se de qualquer compromisso com os níveis da existência que não fossem relacionados ao fazer mimético, acaba especializando-se em uma arte sobre a arte, que se concentra na reprodução de objetos de decoração, como em “Vaso Chinês” e “Vaso Grego”.

De acordo com Bosi (2013, p. 233), “é na convergência de ideias antirromânticos, como a objetividade no trato dos temas e do culto da forma, que se situa a poética do Parnasianismo”. Acerca dos autores parnasianos, estabeleça a correspondência correta, de cima para baixo, entre a primeira lista e as informações da segunda.
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