Questões de concursos sobre "Sinalização de trânsito" | Legislação de Trânsito - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Sinalização de trânsito que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q192695 - FCC Engenheiro civil 2017

A resolução do Contran no
600/2016 estabelece os padrões e critérios para a instalação de ondulação transversal, também
conhecida como lombada física, em vias públicas. Em rodovia, somente em travessia de trecho urbanizado, via urbana coletora
e em via urbana local pode ser instalada a ondulação transversal TIPO A (largura igual à da pista, comprimento: 3,70 m, e altura:
0,08 m ≤ h ≤ 0,10 m), onde ocorre a necessidade de limitar a velocidade máxima, em km/h, para
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Q192697 - FCC Engenheiro civil 2017

As placas de pré-sinalização informam antecipadamente ao condutor as opções de destino com saídas à frente e ordenam o uso
de faixas de trânsito. Nas vias arteriais e coletoras, a placa de pré-sinalização deve ser implantada, antes da saída, a uma distância,
em metros, mínima de
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Q192698 - FCC Engenheiro civil 2017

De acordo com a resolução do Contran no 396/2011, quando em determinado trecho da via houver instalado medidor de velocidade
do tipo fixo, os equipamentos dos tipos estático, portátil e móvel somente poderão ser utilizados a uma distância mínima
daquele equipamento de X m em vias urbanas e trechos de vias rurais com características de via urbana, e Y m em vias rurais e
vias de trânsito rápido. Os valores de X e Y são, respectivamente,
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Q192699 - FCC Engenheiro civil 2017

Nas vias rurais e urbanas de trânsito rápido, a não ser que o espaço existente seja muito limitado, para permitir a leitura de todos
os sinais, em função do tempo necessário para a percepção e reação dos condutores, especialmente quando são desenvolvidas
velocidades elevadas, a resolução do Contran no 243/2007 recomenda manter uma distância mínima entre placas de
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Q192701 - FCC Engenheiro civil 2017

Conforme a Resolução do Contran no 180/2005, a sinalização vertical R-1 “Parada obrigatória” determina o fluxo de veículos que
devem parar em uma interseção. Em vias rurais, as distâncias mínima e máxima que essa placa deve ser colocada do
prolongamento do meio-fio ou do bordo da pista transversal é, em metros, de
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Q192704 - FGV Engenheiro civil 2018

Os sinais de advertência, em um projeto de sinalização rodoviária, são utilizados sempre que se julgar necessário chamar a atenção dos usuários para situações potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes, na via ou em suas adjacências, indicando a natureza das situações à frente, sejam permanentes ou eventuais.


Assinale a opção que apresenta um sinal de advertência. 

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Q192735 - FCC Engenheiro civil 2017

A sinalização vertical de advertência em vias de circulação de veículos tem por finalidade alertar aos usuários as condições
potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela. Em vias rurais, as placas suspensas,
devem ter altura livre mínima, em metros, de  
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Q192747 - UECE-CEV Engenheiro civil 2016

A sinalização horizontal tem a finalidade de transmitir e orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, compreendendo as proibições, restrições e informações que lhes permitam adotar comportamento adequado, de forma a aumentar a segurança e ordenar os fluxos de tráfego. Sobre os padrões de formas e cores da sinalização horizontal, pode-se afirmar corretamente que
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Q192748 - UECE-CEV Engenheiro civil 2016

A sinalização vertical é um subsistema da sinalização viária que se utiliza de sinais apostos sobre placas fixadas na posição vertical, ao lado ou suspensas sobre a pista, transmitindo mensagens de caráter permanente ou, eventualmente, variável, mediante símbolos e/ou legendas preestabelecidas e legalmente instituídas. Nessa concepção, assinale a opção correspondente à sinalização vertical cujo significado está INCORRETO.
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Q192749 - UECE-CEV Engenheiro civil 2016

No que concerne à sinalização, como critério de locação, as placas verticais de advertência devem ser colocadas antes do ponto onde ocorrem o perigo ou situação inesperada, a uma distância que permita tempo suficiente de percepção, reação e manobra do condutor. Essa distância é determinada pela velocidade de aproximação do veículo em função do local com potencial de risco ou situação inesperada. Para uma distância mínima de visibilidade do sinal igual a 105 m, a velocidade correta de aproximação, em km/h, é
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