Q193448 - IPAD Guarda Municipal 2014
Quanto ao uso de equipamentos eletrônicos na fiscalização de trânsito, assinale a altenativa incorreta:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Engenharia de tráfego que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Quanto ao uso de equipamentos eletrônicos na fiscalização de trânsito, assinale a altenativa incorreta:
O “Manual do BRT: guia de planejamento" apresenta conceitos e parâmetros de utilização para sistemas de BRT. Acerca deste tema, analise as assertivas a seguir:
I- Até agora, o sistema de BRT de maior capacidade consegue atender aproximadamente 120.000 passageiros por hora por sentido (TransMilênio de Bogotá).
II- Um sistema BRT padrão, sem faixas de ultrapassagem para serviços expressos, proverá um máximo de, aproximadamente, 13.000 passageiros por hora por sentido.
III- A maioria dos sistemas de BRT de alta qualidade atinge velocidades comerciais médias de aproximadamente 85 km por hora.
IV- Conseguir um sistema de alta capacidade e alta velocidade depende de uma gama de características de projeto operacional, incluindo múltiplas posições de parada nas estações, serviços expressos e serviços de poucas paradas, veículos articulados com múltiplas portas, portas largas, pagamento e controle de pagamento externo (fora do ônibus), plataformas de embarque em nível e bons espaços nas estações.
V- Mecanismos que ajudam a descongestionar a área das estações e conduzir a rápidos embarques e desembarques de passageiros certamente trazem grandes dividendos em termos de velocidade e capacidade.
Estão CORRETAS:
Analise as proposições a seguir relacionadas aos sistemas de priorização do transporte público através do BRT.
I- O Bus Rapid Transit (BRT) é um dos mecanismos de custo mais eficiente para as cidades desenvolverem rapidamente um sistema de transporte público que possa se expandir por uma rede complexa, bem como promover um serviço veloz e de excelente qualidade.
II- O Bus Rapid Transit (BRT) é um sistema de transporte de ônibus que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável e com um custo eficiente através da provisão de infraestrutura segregada com prioridade de passagem, operação rápida e frequente e excelência em marketing e serviço ao usuário.
III- O BRT basicamente imita as características de desempenho e conforto dos modernos sistemas de transporte sobre trilhos, mas a uma fração do custo.
IV- Atualmente, o BRT é provavelmente a única opção de transporte disponível para as grandes cidades. O Metrô ferroviário, o veículo leve sobre pneus (VLP), o monotrilho, o trem suburbano e o sistema padrão de ônibus são todos opções que líderes municipais devem desconsiderar, devido aos altos custos de implantação e às dificuldades operacionais em atender à demanda.
Estão CORRETAS:
Acerca da regulamentação do CONTRAN para utilização de sistemas automáticos não metrológicos de fiscalização, nos termos do CTB, assinale a opção correta
As vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em vias urbanas e vias rurais. Assinale a opção que apresenta apenas tipos de vias urbanas.
São vias urbanas, EXCETO:
Aponte nos itens abaixo o que NÃO faz parte das consequências negativas causadospela relação trânsito e meio ambiente:
O CTB fornece e estabelece normas de conduta para a Engenharia de Tráfego e todas as infrações e penalidades para os motoristas.
O Anexo I do CTB contém os conceitos e as definições dos termos utilizados no trânsito em geral. Relacione os conceitos a seguir às suas definições.
I - Interseção
II - Bordo da pista
III - Canteiro central
P - Obstáculo físico construído como separador de duas pistas de rolamento, eventualmente substituído por marcas viárias.
Q - Todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações.
R - Margem, podendo ser demarcada por linhas longitudinais que delineiam a parte da via destinada à circulação de veículos.
S - Acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.
As associações corretas são:
Quanto à fiscalização de velocidade, considere as afirmativas abaixo.
I. Um automóvel tracionando outro veículo é considerado “veículo pesado” para fins de fiscalização de velocidade.
II. Motocicletas correspondem a “veículo leve” para fins de fiscalização de velocidade.
III. Utilitário com peso bruto total – PBT inferior ou igual a 4.500 kg é considerado “veículo leve” para fins de fiscalização de velocidade.
Está correto o que se afirma em