Um estudo sobre a Opinião Pública afirma, em 1922, que
conhecer os efeitos da mídia na sociedade é uma maneira de
proteger a democracia.
Sobre o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
O documento normativo para os profissionais da Rede
Globo (Princípios Editoriais das Organizações Globo),
lançado em agosto de 2011, esclarece que o mais importante
princípio a ser seguido pelos jornalistas da empresa
é a isenção, porque, conforme os autores da obra,
a informação não isenta é enviesada, viciada e perde a
qualidade. Comparando a defesa do jornalismo imparcial
e objetivo contida no princípio da isenção com as teorias
que procuram explicar o fenômeno comunicacional,
depreende-se que as orientações do documento estão
contidas na Teoria
Para que obtenham êxito na comunicação com seus leitores,
os jornalistas precisam dominar um conjunto de elementos
linguísticos conhecidos pelo seu público leitor. Esses elementos
são formados de fonemas, palavras, construções,
dialetos etc. Isto é, o jornalista precisa conhecer
Cremilda Medina é autora do livro: “Notícia: um produto à
venda”. O título da obra indica que a autora defende que
o Jornalismo deva ser entendido de acordo com a Teoria
A partir do momento em que a notícia se vê circunscrita a uma
lógica de produção em moldes industriais, a busca pela superação
das metas de circulação anteriormente traçadas passa a dar o
tom nas redações. Fake news, retórica sensacionalista e
agendamento do noticiário são empregados. Contudo, existem
protocolos implícitos tanto de natureza deontológica quanto
ética relacionados à atuação do profissional de imprensa.
Com relação ao jornal-empresa, é correto afirmar que:
Na tentativa de explicar por que as notícias são como elas são, foi elaborada no século XIX uma teoria inspirada no pensamento
positivista a partir dos postulados de que I. as notícias são determinadas pela realidade e II. o jornalista é um comunicador
desinteressado, sem interesses específicos que o desviam da sua missão de informar. Trata-se da teoria
O proprietário de um dos mais importantes jornais do Brasil, ao ser inquirido de como o seu veículo lidava com a responsabilidade
social da imprensa, afirmou que a relação jornalismo/responsabilidade social é uma questão de mero cunho acadêmico.
Ele entendia o jornal como um negócio, considerando que há um custo que precisa ser coberto. E enumerou as despesas com
estrutura, folha de pagamento, compra de insumos, carreiras, cargos etc, atribuindo muita importância à área comercial para cobrir
as despesas. Para esse proprietário, a atividade jornalística só pode ser entendida no contexto da Teoria