Questões de concursos sobre "Teoria da Imagem" | Jornalismo - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teoria da Imagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q199473 - FCC Analista de Comunicação 2016

As experiências vividas pelas pessoas influenciam fortemente suas reações às cores, e a cada faixa etária essa experiência
acumulada cria algumas tendências. Pessoas de idade mais avançada, por exemplo, tendem a preferir tons frios, de base azul.
Uma possível explicação para isso é a associação com experiências passadas e imagens que transmitem sensações de
distância, imensidão, como o mar e o céu, comuns no sentimento de nostalgia e saudades.
 (COLLARO, Antonio Celso. Produção gráfica: arte e técnica na direção de arte. São Paulo: Pearson)

Assim sendo, os jovens apresentam uma tendência a preferir as cores mais quentes, que vibram muito mais, além de provocarem no cérebro
Ver Comentários

Q199482 - Gestão Concurso Comunicação Social 2018

Complete corretamente as lacunas do texto.


Os meios jornalísticos integram ______________________ de determinadas ocorrências, ideias e temáticas, num sistema racionalizado e organizado, que globalmente fornece um __________________________ explicativo do mundo.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Ver Comentários

Q199532 - FCC Produtor de Multimídia 2018

Sobre a distribuição dos componentes dentro de uma peça de comunicação, considere as assertivas abaixo:


I. Para atrair a atenção do leitor para todas as partes da peça, a solução é utilizar recursos como imagens, fotos, desenhos, cores e quadros com letras grandes nos cantos sem atração


PORQUE


II. na civilização ocidental, a vista do leitor foi educada para seguir uma diagonal do alto à direita até a parte de baixo à esquerda. A primeira região que o nosso hábito de leitura nos leva a olhar, o alto à direita, é chamada de área óptica primária.


É correto afirmar que  

Ver Comentários

Q199571 - FCC Jornalista 2018

O livro publicado em 1967, que busca explicar a sociedade a partir da relação entre pessoas, mediatizada por imagens, se tornou
importante referência para os movimentos estudantis e sindicais que realizaram o chamado “maio de 1968”. Trata-se do livro 
Ver Comentários

Q199607 - IDECAN Jornalista 2018

O que é a realidade hoje, diante do fato de que o mesmo real pode ser material, visto a olho nu, e, ao mesmo tempo
virtual, visto por óculos digitais, por olhos fixados na tela cada vez maior da TV, ou no monitor do computador ou, ainda,
na tela menor dos celulares. Os avanços tecnológicos recentes estão multiplicando a maneira de ver. Há capacetes ou
óculos especiais para a realidade virtual. E, mais do que isto, uma terceira possibilidade de ver as coisas, quando se amplia
a visão material (a realidade expandida) ou quando se amplia o campo de visão na realidade virtual. No entanto, a visão
nua do olho humano ainda atinge um campo maior e, por isso, sem tonturas ou perda momentânea da noção de espaço,
sobrepondo-se por isto à visão possibilitada pelos novos equipamentos tecnológicos. Qual a principal razão desta efetiva
vantagem do olho humano?
Ver Comentários

Q199684 - FGV Analista Legislativo - Jornalismo 2018

A classificação dos gêneros jornalísticos pode contemplar a
imagem e, nessa medida, charge e caricatura são enquadradas no
gênero
Ver Comentários

Q199700 - FGV Analista Legislativo - Jornalismo 2018

Para Jean Baudrillard, os meios de comunicação são apenas uma
parte do processo de transformação da realidade em um signo do
próprio real.

Assinale a opção que apresenta a denominação que ele dá a essa parte do processo.
Ver Comentários

Q199706 - FGV Analista Legislativo - Jornalismo 2018

Um estudo sobre a Opinião Pública afirma, em 1922, que
conhecer os efeitos da mídia na sociedade é uma maneira de
proteger a democracia.
 
Sobre o trecho acima, assinale a afirmativa correta.
Ver Comentários

Q199727 - FGV Técnico de Nível Superior - Jornalismo 2014

A teoria que postula que os indivíduos são seres influenciados,
totalmente passivos, expostos aos estímulos vindos dos meios de
comunicação e que sob essa perspectiva, “cada elemento do
público é pessoal e diretamente ‘atingido’ pela mensagem
(Wright, 1975,97) e os meios são onipotentes, causa única e
suficiente para os efeitos verificados” é a
Ver Comentários

Q199778 - FUNRIO Jornalista 2018

                           As fake news nas eleições


O fenômeno não é novo. Muito menos exclusivo do Brasil. Ao contrário. As chamadas fake news, ou notícias falsas, que inundaram as mídias digitais já polarizaram as eleições tanto aqui como nos EUA, onde Donald Trump surfou a onda e saiu vencedor movido a uma bateria de desinformações que favoreceram a sua candidatura.


Considerando o fragmento do artigo de Carlos José Marques, avalie estas informações.


I. A história da imprensa aponta que jornais sensacionalistas, por vezes, disseminaram notícias falsas ao longo do tempo, como o emblemático caso do bebê-diabo, veiculado pelo jornal Notícias Populares.

II. Além do volume de informações, nas redes sociais, os layouts dissimulados contribuem para o rápido compartilhamento de notícias falsas.

III. As fake news podem ser pensadas no contexto da pós-verdade, eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford em 2016.

IV. As redes sociais têm pouca relevância na circulação das fake news no cenário político, visto que o meio impresso é o principal responsável pela disseminação desse tipo de notícia.


Logo, é plenamente CORRETA a sequência apresentada na seguinte alternativa: 

Ver Comentários