Q199453 - CONSULPAM Jornalista 2018
Qual destes critérios não deve nortear a produção de conteúdos digitais para a Internet?
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tecnologia e Comunicação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Qual destes critérios não deve nortear a produção de conteúdos digitais para a Internet?
Considere que o Conselho Regional de Medicina tenha publicado um importante parecer que modifica um determinado procedimento consolidado havia muitos anos. Decidiu-se realizar uma campanha de esclarecimento dos profissionais usando todos os canais disponíveis, incluindo as seguintes ações:
I. Produzir um vídeo curto, de dois a três minutos, para redes como Twitter, Facebook e Youtube, divulgando também um link para informações mais detalhadas no website da autarquia, incluindo o atalho para o próprio parecer. II. Publicar uma postagem com o parecer dividido em diversos arquivos, em formato de imagem, para gerar viralização no Twitter e no Facebook. III. Criar um blogue, que posteriormente pode ser usado em outras campanhas similares, com textos didáticos e que esclareçam as mudanças, apresentando também o link para o parecer. IV. Postar as principais mudanças em séries de tweets, contando com o compartilhamento para potencializar o alcance. V. Criar memes que chamem a atenção para clicar em links de textos explicativos postados anteriormente no site ou blogue do Conselho, incluindo atalho para o parecer.
É válido, nas redes sociais, APENAS o que se afirma em
O recurso recomendado para tornar acessível a comunicação destinada a pessoas com deficiência visual é
Os arquivos digitais de áudio e vídeo podem ser apresentados em vários formatos, sendo possível a compressão, armazenamento e distribuição. Para o processo de compressão, os arquivos de áudio e vídeo são
O processo de produção de um documento digital – de texto, sons e imagem
São elementos essenciais para a inclusão digital:
I. Acesso a tecnologias de desempenho adequado ao fluxo de dados necessário para ter uma navegação eficaz.
II. Disponibilidade de serviços eficientes de acesso, bem como a capacidade de contratá-los.
III. Capacidade de uso fluente das tecnologias e linguagens necessárias para troca de informações na rede.
IV. Computadores com drives de multimídia.
Está correto o que se afirma APENAS em
No livro Sociedade em Rede (v. 1, Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016, p. 465), Manuel Castells afirma que:
A economia global/informacional é organizada em torno de centros de controle e comando capazes de coordenar, inovar e gerenciar as atividades interligadas das redes de empresas. Serviços avançados, inclusive finanças, seguros, bens imobiliários, consultorias, serviços de assessoria jurídica, propaganda, projetos, marketing, relações públicas, segurança, coleta de informações e gerenciamento de sistemas de informação, bem como P&D [pesquisa e desenvolvimento] e inovação científica, estão no cerne de todos os processos econômicos, seja na indústria, agricultura, energia, seja em serviços de diferentes tipos. Todos podem ser reduzidos à geração de conhecimento e a fluxos de informação. Portanto, os sistemas avançados de telecomunicações poderiam possibilitar sua localização dispersa pelo globo. Mais de uma década de estudos sobre o assunto, no entanto, estabeleceu um modelo espacial diferente, caracterizado pela dispersão e concentração simultânea dos serviços avançados.
A tendência da dinâmica da estrutura de produção e circulação de informações descrita por Castells implica
Sobre a interação na TV,
À transmissão de informações como texto, imagem, som, vídeo e animação, permitindo ao usuário da Internet acessá-las da maneira como bem entender, dá-se o nome de
O responsável pelo relacionamento com leitores de um veículo jornalístico em uma famosa rede social recebeu uma mensagem
direta de um leitor com denúncias de mau uso de recursos por um órgão público, com o link para documentos no site dessa
entidade. A publicação da denúncia